Boa noite… alguem me poderia dar uma pequeno exemplo de um programa que escrevesse uma string (por exemplo “Estatua de Viseu”) num ficheiro qualquer em JAVA? Grato pela atenção…
Escrever uma string em ficheiro
8 Respostas
import java.io.*;
public class TesteEscritaArquivo {
public static void main( String[] args ) {
try {
// cria um FileWriter, associado ao arquivo teste.txt
// a classe FileWriter é usada para escrever em arquivos de texto
FileWriter fw = new FileWriter( new File( "teste.txt" ) );
// escreve o conteúdo...
fw.write( "Estatua de Viseu" );
// fecha o FileWriter, dando um flush automático
fw.close();
} catch ( IOException exc ) {
exc.printStackTrace();
}
}
}
[]´s
Mt Obrigado pela ajuda. Cumprimentos
Disponha.
[]´s
Eu passo a explicar o problema mais em concreto: Tenho uma classe Estradas que tem dois filhos: o que neste caso interessa é EstradaNacional.
public EstradaNacional(float distancia,String nome,Cidade cidadeA, Cidade cidadeB,int estado, ArrayList listPontoInt){
super(nome,distancia,cidadeA,cidadeB);
Como pode reparar o ultimo parametros do construtor é um arrayList que contem uma ou mais strings como elementos:
public PontoInteresse(String nome){
this.nome = nome;
}
o que pretendo é escrever num ficheiro binario toda a informação ( como a distancia, o nome…) e para alem disso todos os elementos do ArrayList.
Para ja tenho o seguinte codigo:
try {
for(int i=0;i<Estradas.size();i++){
write.writeObject(Estradas.get(i));
if(Estradas.get(i) instanceof EstradaNacional){
temp = ((EstradaNacional)Estradas.get(i));
for (int k=0;k<temp.getListPontoInt().size();k++){
//AQUI PRECISO DE ESCREVER NO FICHEIRO, TODOS OS ELEMENTOS DO ARRAYLIST QUE DIZEM RESPEITO Á ESTRADA I
}
}
}
} catch (Exception e) {
System.out.println ("Nao conseguiu escrever em "+nome+". Exception: "+e+"\n");
}
Não sei se estou a exagerar no que pedi. É a primeira vez que peço ajuda num forum. Desculpa abusar da sua boa vontade.
Se suas classes EstradaNacional, Cidade e PontoInteresse implementarem a interface Serializable, basta você gravar o objeto EstradaNacional diretamente no arquivo, usando o writeObject que você já está usando.
Outra coisa, como está começando a postar agora, recomendo que você de uma olhada aqui, assim você vai aprender a usar a tag “code” para postar código fonte nos seus posts.
[]´s
Tinha me esquecido de implementar interface Serializable na classe PontoDeInteresse. Adicionei isso e felizmente ja funciona. Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Cumprimento.

[]´s