Escritores (Autores) de TI brasileiros, quem você respeita?

Pessoal, um tópico para debater sobre autores brasileiros em questões de autoria de livros/artigos para revistas, etc.
-> Você já leu um livro de autor brasileiro que se tratava de TI? Qual? Criticas?
-> Você se interessaria por escrever livros ?

Eu sepre gosto de ler os artigos do Osvaldo Pinali na Java Magazine. Quanto a livros, náo me vem nenhum na mente agora.

Não diria que respeito o autor(nem conheço ele), mas o Maurício “Maujor” Samy Silva fez um trabalho fenomenal em seu livro “Construindo sites com CSS e (X)HTML”. Digno de ser considerado referência brasileira no assunto.

Não cito outros autores brasileiros simplesmente por que não conheço muitos, mas se fossemos incluir blogs na lista, o Phillip Calçado é certamente um cara que acompanho e viso aprender com seus artigos.

Oi,

o Edson Gonçalves parace ser um bom autor tbm, gostei dos seus trabalhos referentes ao Netbeans.

Aurélio Jargas, mais conhecido por Verde.

Aurelio_Jargas++;

Esse cara é fora de série!

Nao sabia que alguem prestava atencao nos autores dos livros de TI hahahaha

Geralmente quando eu compro livros eu compro importados da editora O’reilly, que SEMPRE publica coisas boas. Mas sinceramente nunca nem olhei o nome do autor.

//Daniel

Esse tópico me fez lembrar daquelas traduções toscas que o Ramalho fazia dos manuais e artigos do Clipper …

Meu deus, tô ficando véeeeiioo.

Gosto muito do Cézar Taurion. Fora ele não lembro de muitos (sem contar autores mais “técnicos”).

99% dos livros que compro (e nem sempre leio) são da manning, wiley, wrox ou o’reilly - fica difícil avaliar autores nacionais assim. Só vejo brazucas nas revistas Java Magazine e Developers (alguns outros gatos pingados).

Woody

Nao conheço nenhum autor brasileiro o.O

edson gonçalves

Osmar Silva Aprendi php com o livro dele há uns 4 anos atras… ±

Acho importante conhecer o nome dos autores.
É como conhecer nome de atores de filme. As vzs vc assiste um filme sem saber a história nem as críticas relacionadas a ele, apenas pelo fato do ator que participou sempre fazer filmes bons (Tom Hanks por ex. (tirando algumas exceções) ).
Quando eu vejo um livro do Martin Fowler (por ex.) ou até mesmo algumas séries que ele assina. Eu compro de olho fechado.

[quote] Esse tópico me fez lembrar daquelas traduções toscas que o Ramalho fazia dos manuais e artigos do Clipper …

Meu deus, tô ficando véeeeiioo. [/quote]Puts…faz tempo e a gente achava o “máximo”.Acho foram os únicos livros que fiz questão de jogar fora para não contaminar mais ninguém. :stuck_out_tongue:

Tirando algumas pessoas desse fórum que eu admiro muito os artigos, eu gosto dos artigos do Morimoto, na área de hardware o seu trabalho é fantástico.

Os artigos do Cezar Taurion da IBM são bem interessantes também.

Gabriel Torres ?? A Biblia do hardware dele me ajudou muito no curso de Ciência da Computação…

Bem comprei o Livro Dominando Netbeans e o autor é muito bom, nessa área de escrever livros e estou ultilizando esse livro para
terminar um projeto.
Edson Gonsalves, ele tem ótimos livros na área de programação.
Ele também escreve no site linhadecodigo.