Espaçamento entre componentes Free Desing e Absolute ou Null Layout

Olá a todos…

Bom pessoal, talvez seja extremamente simples minha duvida, mas eu nao achei onde alterar essa propriedade, ou melhor, nao achei neim a propriedade…
Quando estou usando o layout Free Desing no NetBeans, ele vai alinhando os componentes, porém ele mantém uma certa distancia entre os componentes, que me parece ser de ± 10 pixels, sei lah, eu gostaria de diminuir essa distancia…
O mesmo acontece com null layout ou absolute layout, quando estou movendo os componentes com o mouse dentro do form, eles nao sao arrastados (pixel a pixel), eles vao pulando um espaçamento maior, que eu acho que deve ser de ± 5 pixels, o que me obriga a posicionar o componente ± ali na tela e alterar as propriedades x e y do mesmo, gostaria de mover os componentes pixel a pixel, como era possível no delphi, apertava-se Ctrl ou Shift, neim lembro mais e o componente ia pros lados pixel por pixel…

Alguem sabe se existe alguma propriedade nesses layouts pra mudar isso ? eu ja procurei e nao achei nd…

desde já grato t+

Cara tenho a mesma dúvida q vc…
Já procurei muito achar alguma opção, mas acho que o Matisse não tem essas opções não.
Tomara que nas próximas melhorias seja implementado algo como isso.

pois eh, ficaria mais pratico montar as telas…

Descobri na cagada aqui no netbeans como alterar o espaçamento ao redor do componente, não é exatamente o que a gnt tah procurando, mais ja da uma ajuda…

Se vc clicar com botao direito sobre o componente e ir em “Espaçamento ao redor do componente”, vc terá uma telinha para trabalhar isso, porém não é para a tela, é só pro componente em questao…