Espaço canonico para espaço de tela

Olá gujNautas,

estou com duvida com relação a transformações com matrizes em C/C++, pois estou trabalhando para sair do espaço canônico para o espaço de tela, fiz a multiplicação de matrizes por matrizes e por vetores, [code]//MULTIPLICA_MATRIZ*************************************************
multiplica_matrix(float matrix_1[4][4], float matrix_2[4][4], float matrix_R[4][4]){
float matrix_aux = 0;// matriz auxiliar que pega a multiplicação e atribui à matriz resultado <matrix_R>

 for (int l = 0; l < 4; l++)  //zerando a matriz resultado
    	for (int c = 0; c < 4; c++)  
        		matrix_R[i][j] = 0;  

 for(int l = 0; l < 4; l++)  //agora a multiplicação das duas
    for(int c = 0; c < 4; c++)   
        for(int k = 0; k < 4; k++)  
            matrix_aux += matrix_1[l][k]*matrix_2[k][c];  

     }         
     matrix_R[l][c] = matrix_aux;

}

//MULTIPLICA_MATRIZ_X_VETOR*****************************************

multiplica_vetor(float matrix[4][4], float vetor[4], float vetor_aux[4]){
float vetor_aux = 0;//vetor auxiliar que pega a multiplicação e atribui ao vetor resultado

for(int l = 0; l < 4; l++){  

    	for(int c = 0; c < 4; c++){

                vetor_aux += matrix[l][c]*vetor[c]; 
                
         }
         r[c] = vetor_aux;//r = vetor resultado
  }

}
[/code]

porém ainda preciso das transformações do vetor e das matrizes.

se alguem tiver ideia aceito sugestoes. :wink: