Espaços em branco, linhas e caracs. de escape

Olá galera, blza?

Seguinte, eu comecei a estudar java e tenho lido uns livros, ok, mas tem uma coisa que está me deixando com a pulga atrás da orelha, tanto no livro dos Deitel como o livro “Aprendendo Java” (não me recordo o autor) eles deixam bem claro que o compilador ignora espaços em branco e linhas em branco num programa java.

Ok, mas nas IDEs que eu uso (IntelliJ IDEA e KWriter no linux) quando eu tento fazer uma coisa do tipo:

[code]JOptionPane.showMessageDialog( null, "Esse texto terá uma quebra\n

de linha" );[/code]

Não funciona… o IDE sugere que eu faça:

[code]JOptionPane.showMessageDialog( null, “Esse texto terá uma quebra\n” +

“de linha” );[/code]

Bem… esse enter que eu dou para que a string não fique muito grande na tela não deveria ser ignorado pelo compilador? Porque se exige que eu parta as strings e as concatene?

Uma observação, sem o uso do caractere de escape \n as IDEs não encrencam e deixam eu pular para a próxima linha sem problemas, como em:

[code]JOptionPane.showMessageDialog( null, "aqui não tem o escape então

eu posso pular a linha assim" );[/code]

Alguém pode me ajudar a entender esse prob?

Brigadão galera e fuizzz!!

Pq vc nao faz assim:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Texto com quebra\nde linha");

Vai sai:

Texto com quebra
de linha.

Não precisa quebrar a linha no codigo tb, se quiser mais linhas é so usar /n/n/n… :grin:

Opa blza amigo?

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer… eu dou o enter depois do \n para partir a string na tela do IDE para que eu possa visualizar o código com mais facilidade, eu não passo pra próxima linha esperando que se crie outra linha no programa, eu conheço o uso do \n

Porém, quando eu dou esse enter para dividir a string na minha tela o IDE não aceita e sugere que eu concatene o pedaço da linha de cima da string com o pedaço da linha de baixo…

Captou?

Brigadão ae e fuiz!!!

Opa, olhe na sua assinatura, é mais ou menos como o Bart está fazendo no quadro… ele desceu uma linha e teve que concatenar os pedaços da string, mas minha dúvida é, o compilador não deveria “ignorar” essa mudança de linha?

Ah captei :lol: mas como vc disse, é so concatenar com a linha de baixo, qual é o problema?
Enquanto o () nao tiver fechado vc faz:

...MessageDialog("1" +
"2" +
"3" +
...
);

EDITADO: Agora acho q captei mesmo, o compilador ignora essa quebra sim, a saida seria: “123”.