boa noite gujeiros e gujeiras 
na empresa em que trabalho, estamos começando um novo sistema (ainda estamos no levantamento de requisitos/especificação) e como estou encarregado de definir as ferramentas e a arquitetura, procuro o melhor meio para fazer uma integração/comunicação.
o sistema irá controla a emissão de cupons fiscais, e os produtos e os lançamentos que o cliente fizer no sistema devem ser replicados no nosso servidor, para manter o estoque da contabilidade sempre igual ao estoque do cliente.
acredito que o sistema do cliente irá ser feito com RCP (Rich Client Platform, desktop, só pra deixar claro :)), seguindo o padrão dos outros projetos da empresa.
qual é a melhor maneira de sincronizar esse dados?
eu acredito que um serviço de mensagens (hornetq do lado servidor, e um mensageiro do lado do cliente que eu não faço idéia de como fazer) seja a saída mais concreta. um webservice está fora de cogitação, pois os dados devem ser enviados, mesmo que o cliente esteja offline, assim que ele ficar online, essa fila deve ser consumida.
alguem tem uma idéia melhor, ou se a minha idéia se encaixa bem no cenário, como fazer essa parte do cliente enviar as mensagens?
qualquer idéia é bem vinda