Especificacoes para Framework

Ola Java Masters,

Gostaria de saber se alguem conhece uma boa documentacao para a criacao de frameworks, que explicaita patterns mais utilizados, melhores estrategias, por ai…

valews

Humm… Isto vai depender de que o seu framework irá usar. A dica é use os melhores padrões para aquilo que for fazer.

:okok:

ichi…

Eu também estou com o mesmo problema…

Preciso fazer um framework para um conjunto de problemas. Definí que irei desenvolver pra web, independente de banco, … . Só que estudei, estudei, estudei e ainda não conseguí clarear minhas idéias sobre o que utilizar, e o pior, como fazer.

Alguém aí… Dê uma LUZ!!!

Na verdade sei que a sun disponibiliza uma documentacao sobre a construcao de frameworks, ela fala sobre que preceitos deve ser construido um framework, gostaria de saber se alguem conhece esse documento?

Nunca ouvi falar desse documento. Mas de qualquer forma, já deu um pesquisada para verificar se já não existe um framework que atenda as suas necessidades ? Nem sempre precisamos reinventar a roda …

eu olhei sim… é uma aplicação bem específica para tratar de negócios do setor energético…

Não há nada similar… tanto é que meu orientador viu num congresso que era uma área extremamente carente de atenção…

Tratar de negócios do setor energético? O framework vai te ajudar na arquitetura e vai fornecer serviços para você, mas a regra de negócio quem tem que fazer é você. Atualmente trabalho em um projeto do setor energético. Você utilizara frameworks web (recomendo mentawai), talvez um framework de persitência (recomendo hibernate), etc. Nada específico para o setor elétrico. Isso não existe e nem vai existir. E não precisa criar o seu, use os disponíveis no mercado que são excelentes.

Caro Microfilo,

Agradeço a dica mas acho que vc não me entendeu.

Faço Mestrado na área de Planejamento e Computação Aplicada. Na universidade há vários laboratórios de pesquisa nesta área, cada um focando em uma área diferente. Um deles foca em Energia. Sempre que um dos mestrandos vai fazer uma aplicação tem que desenvolver tudo do zero, pois as aplicação desenvolvidas anteriormente não foram feitas pensando em ser reutilizadas.

Como todas as aplicações são de um mesmo segmento, é comum terem operações que são como se fossem operadores básicos (adição, subtração, etc.), funcionalidades que são comuns a quase todas as aplicações, e por aí vai… Então pra evitar que todos refaçam isso sempre e desperdicem tempo implementando coisas que não são o foco deles, uma das coisas que eu me propus a fazer seria um framework que supra esta necessidade.

Eu ainda não começei oficialmente a fazer o levantamento dos requisitos, ainda estou me atendo a desvendar os mistérios de implementações de frameworks. Por isso, qualquer ajuda é muito bem vinda… Tem vários pontos deste processo que ainda são uma caixa preta pra mim… é igual “cocô de índio” eu sei que existe mas não sei como é, como é feito, onde é feito, etc.

Mais uma vez agradeço.

E se puder me ajudar,

Mas são para isto que os frameworks são desenvolvidos, para evitar repetição de código.

Bem já que você quer reescrever um framework leia Core J2EE Patterns, GOF e PEAA.

Aí meu caro, com algumas boas horas de planejamento e desenvolvimento, você conseguirá criar um. Não esqueça, de deixar o link aqui no PJ para usarmos, ok?

:okok: