Esquecimento

5 respostas
D

Boa noite, senhores

Estou estudando bastante java, pois quero logo virar desenvolvedor  java junior, acredito que  estou praticamente preparado para esse cargo e continuou estudando cade vez mais, porém o meu problema é que eu  esqueço coisas simples, quando fico um tempo sem mecher em certas funcionabilidades. Tipo seu eu ficar sem mecher com um swing por  tempo  eu esquenço os nomes das interfaces que implenta eventos do teclado e por ai vai.

Então queria que o pessoal que passou por essa fase de desenvolvedor junior, se tambem teve esses problemas de saber qual a classe tem que usar mais esqueçe como se usa ela ou as vezes esqueçe qual classe pode implementar tal funcionalibilidade. Eu sei que tem a api e com ela e o google eu resolvo os meus problemas em casa, mais nunca vejo nenhum desenvolvedor olhando a api do java onde eu trabalho.
Trabalho com suporte de sistema em java e banco relacional oracle atualmente.

Essa é minha grande preocupação só queria saber, a opinião de quem passou por essa fase, para eu poder me preparar melhor para o mercado.
Por que não aguento mais trabalhar com suporte.

agradeço a quem perdeu tempo lendo o texto e principalmente quem opinou o mesmo.
Se alguém achou ridiculo o texto peço desculpe, por ter perdido tempo.
abraço.

5 Respostas

T

dead_fly_:
mas nunca vejo nenhum desenvolvedor olhando a API do Java onde eu trabalho.

Então é porque eles trabalham errado (ou talvez não saibam inglês), e talvez estejam fazendo coisas erradas.

Eu sempre, sempre, sempre estou com a API do Java aberta no meu browser (tanto a API do JavaSE quanto a do JavaEE).

Eu não forço a memória; embora eu saiba que determinadas classes devem ser usadas, eu nunca, nunca, nunca tento decorar quantos parâmetros tem o método “matcher” da classe java.util.regex.Pattern, por exemplo. Sempre consulto a API, até porque sempre tem alguma coisa nova para descobrir naquelas dezenas de milhares de páginas da documentação.

davidbuzatto

thingol:
dead_fly_:
mas nunca vejo nenhum desenvolvedor olhando a API do Java onde eu trabalho.

Então é porque eles trabalham errado (ou talvez não saibam inglês), e talvez estejam fazendo coisas erradas.

Eu sempre, sempre, sempre estou com a API do Java aberta no meu browser (tanto a API do JavaSE quanto a do JavaEE).

Eu não forço a memória; embora eu saiba que determinadas classes devem ser usadas, eu nunca, nunca, nunca tento decorar quantos parâmetros tem o método “matcher” da classe java.util.regex.Pattern, por exemplo. Sempre consulto a API, até porque sempre tem alguma coisa nova para descobrir naquelas dezenas de milhares de páginas da documentação.

Eu também. Sempre tenho a API do JavaSE a mãos.
Muita coisa (muita mesmo!) pode ser resolvida por lá.

T

Vou dar um exemplo um pouco polêmico (que talvez você aprove ou não - não sei sua religião nem se você é ateu ou não.)

A Bíblia é um livro que tem apenas um pouco mais de 1000 páginas, mas dificilmente você vai encontrar pessoas que a decorem inteiramente (mesmo o Papa não sabe a Bíblia de cor, e olhe que ela é seu instrumento de trabalho).

Se um livro de um pouco mais de 1000 páginas não deve ser decorado, mas estudado e consultado, imagine a API do Java, que tem umas 10000 páginas (eu sei mais ou menos qual é o tamanho dela, porque já estive envolvido na tradução dela para o português, mas infelizmente não continuei o trabalho). Consulte sempre a API, já que quanto mais você consultá-la, mais irá descobrir que existem coisas que estão prontas e você pode simplesmente usar, em vez de re-escrever.

C

Na boa, então eles consultam o Google escondidos :twisted: , não tem outra explicação…

Recomendo ter sempre a documentação da API à mão, pois mesmo esquecendo detalhes você sempre saberá onde procurar o que precisa.

Abs,

ViniGodoy

A medida que você trabalhar com a linguagem, você vai decorar a parte principal da API.

Além disso, você pode não ver eles olhando a API pq a IDE já traz para eles o Javadoc, já completa parâmetros dos métodos, sem a necessidade de um browser. Repare se eles não estão olhando para a descrição geralmente na parte inferior da IDE…

Agora, é normal que você esqueça o que você não usa com frequencia. Eu mesmo projetei uma camada de acesso a um servidor usando Selectors e java.nio. Passou alguns anos sem precisar de modificação. Há alguns meses, tive que mexer no código de novo. Dei graças a Deus por priorizar legibilidade, e tive que revisar praticamente tudo sobre selectors.

Por isso, um passo importante para você que quer ser júnior (e para quem quer ser senior também) é aprender a escrever código direito. Não decorar a API. Aqui vão algumas dicas:

• Priorize legibilidade: Não se preocupe com performance, uso de memória, etc, até que isso seja realmente um problema;
  • Conheça estruturas de dados: Que no Java, são implementadas na collections framework. Mas é bom saber no que é melhor usar um ArrayList do que um TreeSet, ou que impacto tem um quick sort, sobre uma estrutura já ordenada, como um TreeSet;
  • Entenda o que está fazendo: Copy & paste desmiolado é extremamente prejudicial. Jamais copie o código de seus colegas ou da internet sem entende-lo. Jamais mude parâmetros sem entender exatamente o que você está mexendo. E se uma função matemática não está dando o resultado correto num determinado intervalo, o “if” dificilmente será usado para resolver esse problema.
  • Estude, estude, estude: Fuja de mitos, como os que falam por aí sobre performance. Procure estudar o assunto em material especializado. E pare de ser adepto do “acho que”. Tenha certeza, teste, meça;
  • Saiba lidar com trade-offs: Nenhuma linguagem é perfeita. Nenhuma técnica de programação é perfeita. Nenhuma biblioteca externa é perfeita. Aprenda qual é a vantagem e a desvantagem de cada uma delas, tanto do ponto de vista de software, quanto administrativo. Um exemplo do segundo caso é o desenvolvedor que escolhe uma API promissora, mas cujo suporte técnico ou a comunidade estão desaquescidos. Por mais interessante que seja a tecnologia, se ela for abandonada, ela não só ficará obsoleta rapidamente como também você terá um pepino nas mãos. Já vi muita gente recomendado APIs aqui no GUJ que mal sequer tinham uma página decente, e que eram literalmente tocadas por uma pessoa só.

Note que nenhuma dessas dicas é obrigatoriamente o java.

Criado 26 de janeiro de 2009
Ultima resposta 27 de jan. de 2009
Respostas 5
Participantes 5