Esquema controle de frequência escolar

3 respostas
D

Olá Pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema para controle de frequência escolar. Cada aluno terá uma carteirinha com um código de barras que será lido e eu devo armazenar num banco de dados a informação de que aquele aluno esteve presente no dia em que passou a carteirinha. Outra funcionalidade do sistema é que deve ser possível contar as faltas que cada aluno já teve durante o mês.

Minha dificuldade está sendo em como projetar o banco de dados. Por exemplo, como eu armazeno as presenças (um tabela para cada sala ou uma geral)? É preciso uma tabela para faltas? Se o aluno faltou no dia anterior ao que passar a carteirinha, como o sistema pode verificar a falta?

Qualquer sugestão é bem vinda. Obrigado.

3 Respostas

Polverini

penso numa tabela que contenha o codigo do aluno(FK) e a data e hora em que ele passou a carterinha desse modo o dia que passar fica marca sendo assim os dias que nao constarem serão as faltas

D

Obrigado Polverini. Concordo que a melhor opção talvez seja mesmo uma tabela mesmo. Mas como eu geraria um relatório de faltas depois? Tipo, como eu comparo os dias que o aluno esteve presente com o calendário do mês e conto as faltas, não contando faltas no dia de domingo, por exemplo?

Sugestões? Obrigado.

tinorberto

olá, pense no problema primeiro, faça a modelagem em cima dele, depois vc olha essa questão das chaves.

De uma olhada no modelo conceitual para banco de dados.

Criado 14 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 14 de fev. de 2011
Respostas 3
Participantes 3