Essa eu vou ter que perguntar

Olá,
estou pesquisando sobre java, mais especificamente sobre jsp e java na web e tenho notado que todos os foruns em que se fala de jsp x php o pessoal sempre diz que jsp é melhor e que php é uma merda. Mas fica a dúvida, por que os portais desses caras que dizem isso são feitos e rodam cms feitos em php? (falo do javafree e portaljava) Por que nenhum roda em jsp?

Fala Cara… Seja Bem vindo ao PJ
Primeiro php não é uma merda não, só não o considero ideal para sistemas robustos de grande portes, enfim, aplicações corporativas. Mas é uma linguagem boa acessível a todos e fácil, para sites pequenos só uso PHP

Segundo, Vou te dar uma explicação que já foi até comentada em outro topicos aqui no Portal JAva

Para que reiniventar a roda? Tu reparou que todos estes sites que você comentou tem basicamente as mesmas funcionanlidades? Pois bem isso é o PHPNuke Quem faz. Para que ter o trabalho de fazer tudo em JSP se já tem algo pronto e que funciona perfeitim?

no rodapé de todos estes portais tem mais informações:

[quote]Powered by phpBB 2.0.6 © 2001 phpBB Group
phpBB port v2.1 based on Tom Nitzschner’s phpbb2.0.6 upgraded to phpBB 2.0.4 standalone was developed and tested by:
ArtificialIntel, ChatServ, mikem, sixonetonoffun and Paul Laudanski (aka Zhen-Xjell).

Version 2.1 by Nuke Cops © 2003 http://www.nukecops.com[/quote]

Concordo!!!

:razz:

resposta aqui:

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=FAQ&myfaq=yes&id_cat=1&categories=Sobre+o+Portal+Java…

E o JNuke, como anda!!? Alguem aqui participa do desenvolvimento dele???

[quote=“diogoacl”]Fala Cara… Seja Bem vindo ao PJ
Primeiro php não é uma merda não, só não o considero ideal para sistemas robustos de grande portes, enfim, aplicações corporativas. Mas é uma linguagem boa acessível a todos e fácil, para sites pequenos só uso PHP

Segundo, Vou te dar uma explicação que já foi até comentada em outro topicos aqui no Portal JAva

Para que reiniventar a roda? Tu reparou que todos estes sites que você comentou tem basicamente as mesmas funcionanlidades? Pois bem isso é o PHPNuke Quem faz. Para que ter o trabalho de fazer tudo em JSP se já tem algo pronto e que funciona perfeitim?

phpBB port v2.1 based on Tom Nitzschner’s phpbb2.0.6 upgraded to phpBB 2.0.4 standalone was developed and tested by:
ArtificialIntel, ChatServ, mikem, sixonetonoffun and Paul Laudanski (aka Zhen-Xjell).

Version 2.1 by Nuke Cops © 2003 http://www.nukecops.com[/quote][/quote]

Certo, sem querer ser implicante, vc poderia me dizer uma aplcação web robusta o suficiente para que não possa ser feita em php e sim em jsp (não vale falar aquelas que usam applet pq dae é covardia)

[quote=“bigodines”][quote=“diogoacl”]Fala Cara… Seja Bem vindo ao PJ

Version 2.1 by Nuke Cops © 2003 http://www.nukecops.com[/quote][/quote]

Certo, sem querer ser implicante, vc poderia me dizer uma aplcação web robusta o suficiente para que não possa ser feita em php e sim em jsp (não vale falar aquelas que usam applet pq dae é covardia)[/quote]
Se vc tem grandes sistema q use varias maquinas remotas da pra usar EJB pra encapsular so o trabalho “bruto” e sendo acessado por jsp, servlet entre outros remotamente. Isso faz com q a atualização seja mais simples, vc pode mudar so a camada de apresentação(jsp…) ou so o negocio(EJB…). Não conheço php por isso nao sei se da pra fazer isso mas pelo q eu li por ae nao da.
:wink:

eu diria q tu pode fazer td isso em php tb, só q ai tu teria um emaranhado de paginas .php, cheias de scripts php… pra tudo, acesso ao banco, lógica de negócio … apresentação… se tu fosse fazer com java, tu teria tua apresentação usando componentes pra apresentação (jsp, taglibs, oq for), o teu negocio usando classes de negocio, como beans e EJB… e na persistencia poderia adotar um framework de mapeamento objeto/relacional ou as tuas proprias classes destinadas só a persistencia, claro q poderia fazer tudo isso em php, mas a diferença é, tu usaria pra tudo, paginas .php… e nao programo em php desde o php4 eheheh, ai nao sei mais como anda ele… :slight_smile:

Olá pessoal!
Como o Matheus falou e confirmando, realmente tudo oq vc faz em JSP vc faz em PHP e fica nesse mesmo esquema…
A diferença crucial é que o PHP é uma Linguagem em desenvolvimento ainda e só agora na sua 5º versão está lancando “suporte total” à orientação à objetos… antes esse serviço era muito ineficiente agora com essa nova versão tende ser uma linguagem à crescer e muito…
Outro problema e não muito agravante é q o PHP ainda depende um pouco de configurações de SO enqnt o Java não tem esse problema já q vc tem uma separação muito maior e mais detalhada do serviço.

[]'s

Aos interessados em foruns em java:
JForum

Na realidade a diferença está na capacidade de processamento. SÓ!

Digo SÓ, pois o MVC é possível fazer no PHP, abstração de banco de dados é possível, etc etc etc…

O que realmente muda é a performance.
Imagine que você tenha um grande volume de dados… 1 Terabyte para ser processado e depois você precisará armazenar em um Dataware house com outros milhares de dados.

Pois é…

No PHP tem como fazer? Bem… até tem… mas ficaria uma carroça!
No Java seria mais rápido (algumas horas talvez e não dias como no PHP)

Pq isso?
Bom… como o PHP não é uma linguagem compilada, cada comando precisa passar pelo interpretador PHP, que irá transformar aquilo em linguagem de máquina e então o SO irá processar.

No Java temos a Virtual Machine, que pega o código em bitcode, faz a tradução para o SO (muito menos dispendiosa que do PHP) e então tudo é processado.

Agora o que muda mesmo é a questão da interface com o usuário.

Porque usar o Java ao inves do PHP?
Para mim hoje se resumiria em 2 itens:

1. Posso desenvolver toda minha aplicação em JSP e rodar num navegador web, mas se precisar migrar minha aplicação para desktop (aplicativos tradicionais), farei sem que precise reprogramar toda minha aplicação. Apenas refaria o que é visto pelo usuário (GUI).
    Consegue imaginar você desenvolvendo um sistema em PHP e depois de algum tempo percebe que você precisa que os dados sejam acessados via PALMTOP?
    O Java possui recursos para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos pequenos (o famoso J2ME) … já o PHP não.

2. Outra questão é o fato do Java conseguir, independentemente do servidor, distribuir o processamento.
    Com isso além de distribuirmos a carga de processamento entre servidores distintos, podemos também utilizar isso contra a pirataria, já que podemos desenvolver aplicações que façam a autenticação da aplicação em um servidor remoto que após a verificação permita que a aplicação continue a ser executada.

Agora…
Ser Orientado a Objeto ou não, ser Java ou não, etc. Pra mim isso é tudo questão tecnica que não pode influênciar no objetivo do sistema.
Tem gente que usa java em tudo pq gosta de java. Eu uso java no que exige java, PHP no que exige PHP, HTML no que exige HTML e excel para o que exige excel.

Eu sou da opinião que as linguagens são os meios para se construir um sistema da forma que o usuário espera e não que as linguagens são os objetivos do desenvolvimento do sistema. Primeiro vem o sistema, depois vem a tecnologia.

aeee, guvilla arrebennntoooooo!!! hauauhhau, lembram o desenho do Bill e Ted? heheahaeh

Olha… trabalhei uns 2 anos com php. Realmente é uma boa linguagem, muito pratica e rapida para pequenos projetos. Mas e a questao de portabilidade onde fica ? Sem contar o fato de ser uma linguagem nova e mesmo na 5º versao deixa muiiiiiiiito a desejar se comparando a java. Hj soh vejo o php como uma linguagem para coisas simples como colocar uma newsletter ou uma enquete no site de algum cliente…