Venho frequentando o fórum a alguns meses e as vezes me espanto com o conhecimento de alguns usuários …
Mas oq vcs fazem pra aprender tudo isso? É uma coisa que demoro anos? Ao inves de folhear revistas vc levam livros JAVA no banheiro ?
Eu sigo que so existe uma maneira de aprender nesse ramo, ir contra seus limites.
Eu, por exemplo, ate final de 2001 sabia nada de java, porem ja tinha um pouco de experiencia em c/c++, 2 anos e meio, e via que java tinha muitas qualidades que me pareceram legais, como portabilidade, tipagem forte e linkagem dinamica, entao resolvi aprender java.
Porem, para aprender java nao me bastaria 1 livro porcaria qualqer, pq isso eu já sabia do c++, oque eu precisava era algo que ia alem dos meu limites, então resolvi escrever um servidor em java para um jogo online bem conhecido, ultima online, foi oque eu fiz, aprendi muito desenvolvendo ele, pena que hoje o projeto esta abandonado…
Essa é minha dica, vc so aprende praticando e com coisas que vc NÃO saiba de antemão como fazer.
PS: o projeto, morto agora, fica em tupi.sf.net
voce esta trabalhando com java?
com certeza, quando voce epgar um emprego em uma empresa legal, que mexe bastante com java e usa mta coisa opensource, voce vai dar um salto.
o guj foi fundado por um pessoal que aprendeu java em 2002, gostou tanto e montou um site. no proprio site, a gente aprendeu muita coisa, e com varios trabalhos na faculdade. mas com certeza, fazer projetos pessoais e empresariais, mexendo neles diariamente, eh o que vai te trazer mais experiencia.
e talvez voce esteja subestimando os brasileiros
naum posso dizer q sei muito… mais pelo menos dou minhas tecladas… eu pelo menos naum tinha experiencia nenhuma em programação… tava no 1 semestre na facul… e entrei num grupo de estudo de java… naum entendia nada… além de naum ter experiencia nenhuma com programação… naum conhecia nenhuma linguagem… aí resolvi estudar pra valer… comprei um livro… akele do deitel… o verde… começei a estudar e fazer alguns “hello worlds” hehehehh… agora alguns meses depois…tou estudando e ralando no J2EE… ou seja… pra aprender java vc só precisa ter um pouco de determinação…
também estou começando com o Java, estudo java para valer a uns 8 meses, fiz certificação de programer, e agora estudando a fundo o J2EE, quero fazer também a certificação de SCWCD, enquanto você estuda para uma prova de certificação também aprende bastante,
e principalmente desenvolvendo alguns projetinhos pessoais para aprender o esquema na “Vida Real” até conseguir um emprego para programar em Java
fiz algunas demonstrações para a empresa onde trabalho para tentar convence-los a utilizar java, um site todo em java e desenvolvendo agora um portal de patterns totalmente em java também, que por falta de tempo ainda não saiu, mas quero ver se esta semana ainda coloco ele no ar
bom, acho que o esquema é por ai, estudar bastante, aumentar bastante o teu nivel HCB (Hora de bunda na cadeira) e desenvolver alguns projetinhos pessoais, ou ajudar em algum open source como faz o CV
ai você vai aprendendo o esquema
<pessoal>
Bom, a primeira vez que eu vi Java na minha vida foi lá pelo ido ano de 1998 (lembram? naquele ano eu tinha 16 anos e o Brasil perdeu para a França, FHC foi reeleito, Mika Hakkinen foi campeão na F1…), quando um amigo veio me mostrar algo que ele considerava “fora do normal”: era um tal de Applet. Achei também algo bem “anormal”, mas bem legal. Então comecei a usar pra valer meu velho modem de 28,800bps e baixei o meu primeiro SDK da Sun (acho que era o 1.1.2) e alguns tutoriais. E fui aprendendo, de “hello world” em “hello world”. Lembro-me até dos meus comentários mais freqüentes no início:
:arrow: "mas o que isso quer dizer?
[i]bla.java:1: class Teste is public, should be declared in a file named Teste.java
public class Teste{
^
1 error[/i]"
:arrow: “cadê meu .exe?” :?
:arrow: “ué? o que foi que eu fiz de errado agora?
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: teste/class”
Sobrevivi a este início e pude acompanhar um pouco do crescimento da “xícara de café”. Porém este “tal” de Java foi crescendo, agregando cada vez mais tecnologias e confundindo um pouco aqueles que pretendem começar com ele com suas várias siglas e nomes: JDBC, RMI, JavaIDL, JavaBeans, AWT, Swing, JNDI, JNI, J2SE, J2EE, J2ME, Jblabla … mas sempre que eu queria aprender alguma destas tecnologias, a história era sempre a mesma: horas lendo sobre o propósito da tecnologia, algum tempo esperando pelo fim do download desta nova tecnologia e um bom tempo criando os “hello worlds” e incrementando-os (“ahhh e se eu colocasse um loop aqui e mudasse aquilo ali?” :roll: ).
Bom, é isso. Eis como foi que aprendi Java: hello worlds. Sugiro que você tente um pouco desta técnica.
</pessoal>
[]s
Acho que ninguem aki nasceu sabendo java… ou aprendeu por osmose… todos aki tiveram suas dificuldades… é normal… ninguem aki é genio(pelo menos até onde eu sei…) eu acho que mesmo ainda teno gente muito boa aki no site… eles ainda naum sabem TUDO… pq ainda há perguntas sem resposta aki no forum… e ainda há coisas que ninguem ainda tentou… entaum ainda há muita coisa pela frente… e o que acho q todos nos temos em comum e que compartinhamos o que sabemos e somos peceverantes… acho que isso é o suficiente para aprender um pouco de Java… bons estudos…e boa sorte…