Esse pessoal gosta de insistir numas leis assim

12 respostas
maior_abandonado

"
O Ministério da Justiça (MJ) deve apresentar nas próximas semanas um projeto que, caso aprovado, diminuirá consideravelmente a privacidade do usuário de internet. O texto vai aumentar o rigor na identificação dos internautas, exigindo dos provedores de acesso dados como o número do RG e nome dos pais de quem está atrás do computador durante toda a navegação. O objetivo é coibir a prática de crimes na rede.

A ideia do MJ seria similar a um taxista que, quando parasse para pegar um passageiro, exigisse o nome, o RG e a filiação para começar uma corrida. Segundo o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 84/99, que muda o Código Penal para tipificar condutas relacionadas ao uso de sistema eletrônico ou da internet, o ministério quer a inclusão de pontos que não foram discutidos até hoje pelo Congresso.

"

http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=27582

ta loco…esses caras são insistentes…rs eu até busquei por certas palavras chaves na busca mais cabei não encontrando um outro tópico sobre esse mesmo assunto, apesar de lembrar de ja ter visto… então to criando um novo, e mais um nome pra agente “não votar”…

12 Respostas

M

Bom, estava lendo justamente sobre esse assunto mais cedo.
O que posso dizer, acho que por enquanto não temos motivos para entrar em pânico, claro que esta idéia de registrar todo acesso a internet é furada, mas ela deve ser aprovada antes de mais nada e também ainda nem sabemos o que o texto que o MJ está preparando diz.

Esta semana a Lei Azeredo, se eu não me engano, foi aprovada no senado e está tramitando na câmara. Dei uma lida na redação e do jeito que ela está agora não vejo maiores problemas, tudo normal e justo, o que temos que esperar é o que o MJ está preparando. Não estou aqui defendendo o político ou algum partido, mas não vamos crucificar ninguém até sabermos o que pode acontecer.

Segue o link com o texto da lei que foi aprovada no senado e que está na câmara.
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/13674.pdf

Any thoughts???

[edited] não tinha reparado que haverá a inclusão de mais coisas pelo MJ [/edited]

sf.marcius

Acho q vc deve estar sentindo algo do tipo… (pelo menos essa é a primeira sensação q eu tive :p)

“e agora??? vou estar sendo vigiado enqto eu baixo aquele game maneiro ou aquela música q eu queria nos p2p da vida…”

mas tem q ver que existem outros tipos de crime piores, como pedofilia e golpes pela net…
e pessoas q fazem esse tipo de coisa tem q ser identificáveis mesmo…
mas como tudo aqui no brasil, acho q não vai dar em nada… vai faltar (ja falta!) muuuuita cela de prisão…
qto a pirataria, sempre vai existir, mas se o governo nao enfiasse a faca nos impostos, com certeza seria um problema mais ameno…

[]s

maior_abandonado

nossa num posto mais nada a respeito… é só eu coloca a noticia que eu dei um comentario meio que ironico, aliais ironizando um lado comico da noticia e nem reclamando e ja acham que eu to com medo…rs :lol:

falando serio, a unica coisa de errado que eu faço é baixar mp3 na internet, se prenderem cada um que faz isso não vai ter espaço nem que a prisão em questão seja uma ilha só dedicada a isso… eu não tenho medo… pra ser honesto acho que não vai dar em nada assim como das outras vezes… postei no veiculo de informação que tenho acesso facil e que seja relacionado ao assunto, para varias pessoas mais mesmo como um “incrementem suas listas de não voto nesse cara”… e o fiz por que com tanto problema menos tecnico nesse pais o cara vai mecher justo com o que não conhece (e se conhecesse não iria propor algo impraticavel assim, ao menos tomando como base o que esta escrito na matéria)

B

Só gostaria de saber como vão identificar quem está acessando a internet no momento.

maior_abandonado

ué, na hora que autentica o usuario vai usar os dados cadastrais dele… aomenos é o que eu deduzo (ao menos isso não imagino que seja complicado)

e quanto a outra pessoa usando o computador do dono bom, esse link é de responsabilidade dele, quanto a maquinas zumbi… ai ja não sei muito bem como funciona mais acredito que vai ser igual é hoje…

fabiofalci

Que besteira. Hoje quando tu entra na internet os provedores não sabem quem está navegando?
Eles não tem o teu RG? CPF? Do assinante eles tem, esse cara é o responsável.

B

ué, na hora que autentica o usuario vai usar os dados cadastrais dele… aomenos é o que eu deduzo (ao menos isso não imagino que seja complicado)

e quanto a outra pessoa usando o computador do dono bom, esse link é de responsabilidade dele, quanto a maquinas zumbi… ai ja não sei muito bem como funciona mais acredito que vai ser igual é hoje…

Autenticar onde? Toda vez que abrir o acesso para a internet vc vai cair num proxy para se autenticar?

Autenticar como? Somente uma senha? Muito fácil de roubar. Biometria? Vai encarecer o preço de todos os computadores. Também muito fácil de burlar. Geradores de senha? Vai ficar caro também.

Já dá um bom trabalho numa residência, eu imagino o que acontecerá com empresas com milhares de pessoas.

A partir do momento que o relator testar o primeiro sistema que implemente as mudanças que ele pedir, ele vai desistir da idéia.

Eu imagino ainda mais os problemas que fazer que com o assinante seja o responsável por qualquer coisas. Poucas pessoas neste país(ok, no mundo), sabe como lidar com computadores com segurança. Imagine aqueles que compram equipamento sem-fio e nem sabem o que é WPA.

Sem falar de como falou dos computadores-zumbi. Se infectarem o computador, você será o responsável? A Microsoft será a responsável pelos bug que permitiram isso?

maior_abandonado

vamos por partes:

até onde eu sei, isso ja é feito, ainda que automaticamente pelo roteador ou o programa do provedor instalado, ou algum discador ou o q for, hoje em dia ja é feito isso, na hora que inicia a conexão, seja do modo que for, se fosse o caso acredito que aconteceria isso mesmo… infelizmente

Bruno Laturner:
Autenticar como? Somente uma senha? Muito fácil de roubar. Biometria? Vai encarecer o preço de todos os computadores. Também muito fácil de burlar. Geradores de senha? Vai ficar caro também.

Já dá um bom trabalho numa residência, eu imagino o que acontecerá com empresas com milhares de pessoas.

como falei, em exemplos como em PPPOE isso pode ser feito automaticamente num roteador, uma empresa não vai ter trabalho com isso

quanto a “como”, sim, por senha, não é o metodo mais seguro do mundo, tem muitas e muitas falhas, mais é o modo usado hoje, quanto a ser facil de crackear, o que depende de caso pra caso, o responsavel pelo link teria que responder por ele infelizmente, mesmo não sabendo o que esta fazendo (como os motoristaas barbeiros ao fazer merda na rua, entre tantos outros responsaveis por aquilo que não sabem controlar).

espero eu que ele nem tenha essa chance e que seja vetado, que isso não va adiante, na minha opinião isso é no minimo absurdo, pior ainda que caso essa &%@%#% va pra frente ele não vai se importar de ser um sistema todo complicado e enorme por que não vai ser ele que vai usar, mais não creio que isso va pra frente (e torço também que não)

bom, é o mesmo problema que tanta gente comprando carta por ai… eu vejo tanto isso, pra ser honesto acredito que seja praticamente por todo lugar ao menos aqui na grande são paulo onde conheço, como ja falei, afinal de contas você é responsavel pelo que faz/baixada /escreve na internet, porém isso hoje não é tão monitorado…

bom isso quem vai definir seria de caso pra caso os juizes, tecnicos etc responsaveis por tais coisas, não eu, mais acredito que quando algo de grave acontece, o host que fez o que não devia é analisado, dadno pra saber seele era uma maquina zumbi ou não.

isso não muda o fato de que seria necessario guardar um imenso volume de dados, a privacidade das pessoas estaria perdida, o processo em si seria um tanto falho, hackers de verdade apagariam os proprios logs, resumidamente, se funciona pra ver o que faz quem não faz nada de bom… minha opinião

M

maior_abandonado:

com tanto problema menos tecnico nesse pais o cara vai mecher justo com o que não conhece (e se conhecesse não iria propor algo impraticavel assim, ao menos tomando como base o que esta escrito na matéria)

Chegastes a ler o texto da lei? Por enquanto ninguém escreveu nada sobre autenticar o acesso a internet. Com certeza o MJ vai voltar atrás com essa idéia maluca. O fato é que o tal Azevedo realmente propôs a idéia de autenticar o acesso a internet usando CPF/RG/etc, e o que aconteceu? Nada disso está no texto que foi aprovado no senado. Porque? Provavelmente alguém com noção do que estava por acontecer ‘deu um toque’ nos ‘excelentissimos’ senadores.

Acho que deu para notar que eu sou contra essa história de autenticação, mas quero deixar claro que isso não é o que foi aprovado por enquanto, essa história de autenticação ainda vai ser escrita e (tomara que não) adicionada ao texto original da lei em questão, que por enquanto so aborda os crimes virtuais, o que é muito bom visto que a nossa legislação é totalmente defasada quanto a isso.

Ficando a lei do jeito que está agora, pra mim esta bom.

J

Eu acho que, como todas as Leis, isso será aplicado só ao cidadão de bem, pois o estelionatário, o tarado, o piratão distribuidor e etc, sempre vão dar um “jeitinho” de entrar com os documentos de outro…

Aí vai gerar mais confusão ainda, pois muita gente vai começar a ser investigada, mesmo sem ter nada a ver…

maior_abandonado

juliobrrj:
Eu acho que, como todas as Leis, isso será aplicado só ao cidadão de bem, pois o estelionatário, o tarado, o piratão distribuidor e etc, sempre vão dar um “jeitinho” de entrar com os documentos de outro…

Aí vai gerar mais confusão ainda, pois muita gente vai começar a ser investigada, mesmo sem ter nada a ver…

concordo em genero numero e grau.

quanto a se eu li a lei não li mesmo, como eu tinha falado tomei como base o que li na matéria… mais quanto a autenticação, o que estavamos conversando, eu só disse que é possivel, na obrigação de querer identificar quem esta do outro lado não é nem um pouco bom, porém ainda penso que seja o jeito menos inviavel…

M

juliobrrj:

Minha opinião sobre isso tudo? Pode ate ser que gere mais confusão e que o cidadão de bem seja o alvo principal, mas acho que este não é o caso. Acredito que pro cara que vai lá e baixa suas músicas ou aquele seriado não vai mudar muita coisa, não vai acontecer nada contigo.

O ponto principal disso tudo é criar um instrumento mais rígido de controle e punição para pessoas que roubam senhas e fazem scam de sites de bancos, pedófilos e todos esses tipos de malandragens virtuais. Hoje em dia muitas dessas pessoas são julgadas mas não recebem a pena que mereciam ou recebém uma pena muito mais dura justamente por falta de uma legislação mais específica.

Controle para acessar a internet?! NÃO! Eu sou contra.
Adaptarmos e criarmos leis específicas para toda essa nova modalidade de crimes que se comete utilizando a internet?! SIM!

Criado 25 de março de 2009
Ultima resposta 25 de mar. de 2009
Respostas 12
Participantes 6