Estado da arte do desenvolvimento web

Quando falo de desenvolvimento web em Java, qual é o estado da arte? O que eu preciso dominar (tecnologias, frameworks,…) para estar sintonizado a este patamar?

Para alguém que só programou desktop até hoje e quer começar a se aventurar pelo desenvolvimento web quais são as dicas? Por onde começo e quais os passos que devo dar para chegr ao estado da arte?

Obrigado…

começe pelo básico:

• HTTP;
  • JSP+Servlets;
  • JDBC;
  • Padrões de Projeto;
  • Algum app server(geralmente Tomcat)

Concordo com o raf4ever. Lembrando que o Tomcat é um servlet container (Implementa servlets e JSP) e http server.

Bons estudos.

Servlets + JSP?

A parte visual ficaria com HTML + CSS?

Não sou muito fã.Vá para JSF + Richfaces/Icefaces… ou então Flex + BlazeDS (é o que eu tenho feito e tenho adquirido experiencias boas, pois não incompatibilidade entre navegadores, o visual fica muito bonito e ele não precisa ficar carregando sempre a página, entre outras vantagens)

Certo…E vocês poderia indicar algum material interessante para que eu possa inicir meus estudos?

Mas Flex é pago, não?

[quote=RafaelViana]Servlets + JSP?

A parte visual ficaria com HTML + CSS?

Não sou muito fã.Vá para JSF + Richfaces/Icefaces… ou então Flex + BlazeDS (é o que eu tenho feito e tenho adquirido experiencias boas, pois não incompatibilidade entre navegadores, o visual fica muito bonito e ele não precisa ficar carregando sempre a página, entre outras vantagens)[/quote]

A questão não é ser fã.
O cara tá iniciando e, ao meu ver, deveria estudar bastante servlets + jsp e padroes antes de ir para um framework MVC, como JSF que voce indicou.

Senão vira mais um utilizador de frameworks sem saber como as coisas acontecem. Concorda?

É apenas minha opinião.

Jokabeludoid acredito que você deva seguir as dicas de raf4ever e de renan_.
Quando ja estiver entendendo bem a parte web direcione seus estudos a alguns frameworks.

Abraço

[quote=m_bruckner]Jokabeludoid acredito que você deva seguir as dicas de raf4ever e de renan_.
Quando ja estiver entendendo bem a parte web direcione seus estudos a alguns frameworks[/quote]
é isso mesmo frameworks são bons e ajudam bastante no desenvolvimento mais se não tiver uma base boa no “Basico” os frameworks acabam atrapalhado.

Jokabeludoido

Flex não é pago.A sua IDE de desenvolvimento que é paga, porém tem licença gratuita para estudantes.

Para os demais

Tá certo.Tenho que concordar com vocês para quem está começando, o ideal é ter uma boa base antes de explorar os frameworks.Tenho usado só frameworks, e me sinto uma pessoa dependente de frameworks :confused: Tenho que mudar isso…