boa noite pessoal.
sou estudante de ciências da computação, desejo fazer estágio e fui aprovado no processo seletivo de algumas empresas. atualmente vivo um dilema que tem me tirado o sono, literalmente; tendo de escolher entre 2 delas.
uma das empresas para a qual fui aprovado é a conhecida Accenture. Iniciaria o estágio num projeto para uma operadora de celular. Li esse tópico inteiro e sei o quanto ela é “amada” por alguns de vcs.
a outra empresa é uma pequena empresa desenvolvedora de softwares para otimização de logística e planejamento de produção, com foco em soluções para gestão da cadeia de suprimentos, gestão da demanda, logística de transportes, planejamento e sequenciamento de produção. apesar de pequena, a empresa vêm crescido bastante desde que foi fundada há 5 anos e possui uma carteira de clientes composta de empresas grandes.
os benefícios de ambas são semelhantes - mas, como era de se esperar, os da Accenture são um pouco mais atrativos, principalmente no que diz respeito aos treinamentos e subsídios para cursos de idiomas…
Gostaria que vcs, principalmente aqueles que passaram por uma fase tão comum como a que eu passo agora, respondessem algumas das minhas dúvidas.
-
se optar por um estágio na empresa pequena, meu currículo não ficará prejudicado quando porventura sair dela e procurar outro emprego, pelo fato de eu nunca ter estagiado em uma empresa grande?
-
minhas oportunidades de subir na carreira não estariam drasticamente limitadas numa empresa pequena?
-
encaro o estágio como uma oportunidade de aprendizado. na empresa pequena, deram-me a garantia de que eu teria um mentor e possibilidade de aprendizado tanto da lógica de negócio de empresas (supply chain, cadeia de valor, processos de negócio, logística etc etc) quanto de tecnologias (Java, JBoss, TomCat, J2EE, frameworks etc). como o próprio diretor definiu, não seria um mero “apertador de parafusos”, dominando apenas e somente a tecnologia.
Já na Accenture, uma vez contratado, eu passaria por um treinamento antes de iniciar o estágio.
a presença de um treinamento “formal” na Accenture seria mais válido que o da pequena empresa? Colocando de outra forma: o treinamento na Accenture é tão bom quanto é propagandeado?
estou fortemente inclinado a escolher a empresa pequena, pela boa impressão que me passaram…e também pela má fama da Accenture, que li de vcs e ouvi de outros colegas de curso. mas ainda restam essas e outras dúvidas…
desde já, obrigado!!!