Estágio: Accenture ou pequena empresa?

boa noite pessoal.

sou estudante de ciências da computação, desejo fazer estágio e fui aprovado no processo seletivo de algumas empresas. atualmente vivo um dilema que tem me tirado o sono, literalmente; tendo de escolher entre 2 delas.

uma das empresas para a qual fui aprovado é a conhecida Accenture. Iniciaria o estágio num projeto para uma operadora de celular. Li esse tópico inteiro e sei o quanto ela é “amada” por alguns de vcs.

a outra empresa é uma pequena empresa desenvolvedora de softwares para otimização de logística e planejamento de produção, com foco em soluções para gestão da cadeia de suprimentos, gestão da demanda, logística de transportes, planejamento e sequenciamento de produção. apesar de pequena, a empresa vêm crescido bastante desde que foi fundada há 5 anos e possui uma carteira de clientes composta de empresas grandes.

os benefícios de ambas são semelhantes - mas, como era de se esperar, os da Accenture são um pouco mais atrativos, principalmente no que diz respeito aos treinamentos e subsídios para cursos de idiomas…

Gostaria que vcs, principalmente aqueles que passaram por uma fase tão comum como a que eu passo agora, respondessem algumas das minhas dúvidas.

• se optar por um estágio na empresa pequena, meu currículo não ficará prejudicado quando porventura sair dela e procurar outro emprego, pelo fato de eu nunca ter estagiado em uma empresa grande?

• minhas oportunidades de subir na carreira não estariam drasticamente limitadas numa empresa pequena?

• encaro o estágio como uma oportunidade de aprendizado. na empresa pequena, deram-me a garantia de que eu teria um mentor e possibilidade de aprendizado tanto da lógica de negócio de empresas (supply chain, cadeia de valor, processos de negócio, logística etc etc) quanto de tecnologias (Java, JBoss, TomCat, J2EE, frameworks etc). como o próprio diretor definiu, não seria um mero “apertador de parafusos”, dominando apenas e somente a tecnologia.
    Já na Accenture, uma vez contratado, eu passaria por um treinamento antes de iniciar o estágio.
    a presença de um treinamento “formal” na Accenture seria mais válido que o da pequena empresa? Colocando de outra forma: o treinamento na Accenture é tão bom quanto é propagandeado?

estou fortemente inclinado a escolher a empresa pequena, pela boa impressão que me passaram…e também pela má fama da Accenture, que li de vcs e ouvi de outros colegas de curso. mas ainda restam essas e outras dúvidas…

desde já, obrigado!!!

Estágio em empresa grande é diferencial, não necessidade. Na Accenture você pode vivenciar muitos negócios diferentes, muitas pessoas e experiências ( além de eles te explorarem muito ), agregando mais do que só tecnologia. Numa empresa pequena, como você tem mais acesso ao processo produtivo e a cadeia de negócios, pode ser mais vantajoso se puderes ter “liberdade” de passear por todas as cadeias de desenvolvimento e produção, podes testar tecnologias que estão na crista da onda, coisa que algumas das empresas ( a Acc. por exemplo ) não permitiriam, por ter uma estrutura mais rígida. Quanto aos benefícios que relacionam monetariamente, aí é muito pessoal para se discutir, numa empresa menor, sua chance de efetivação ( caso queira, óbvio ) tende a ser maior do que nas consultorias maiores, que em geral pegam estagiário como mão-de-obra barata e depois ficam só com os que se “destacam” (nem sempre os que se destacam são os melhores).

Cara, minha opinião é essa, veja o que mais lhe agrada.

Até!

[quote=crapo_chormo]- encaro o estágio como uma oportunidade de aprendizado. na empresa pequena, deram-me a garantia de que eu teria um mentor e possibilidade de aprendizado tanto da lógica de negócio de empresas (supply chain, cadeia de valor, processos de negócio, logística etc etc) quanto de tecnologias (Java, JBoss, TomCat, J2EE, frameworks etc). como o próprio diretor definiu, não seria um mero “apertador de parafusos”, dominando apenas e somente a tecnologia.
Já na Accenture, uma vez contratado, eu passaria por um treinamento antes de iniciar o estágio.
a presença de um treinamento “formal” na Accenture seria mais válido que o da pequena empresa? Colocando de outra forma: o treinamento na Accenture é tão bom quanto é propagandeado?[/quote]

Um problema que eu vi na Accenture é que às vezes eles te contratam para trabalhar com Java, te dão treinamento, mas depois insistem em te colocar em um projeto que não tem nada a ver com Java.
Mas os treinamentos até costumam ser bons sim. No caso de Java, por exemplo, eles costumavam ter uma parceria com a GlobalCode. Agora parece que não é mais, mas eles sempre tiveram bastante recurso para treinamentos e material de estudo, então acredito que tenham sido substituído por outro que também seja bom.

Se você está buscando experiência, acho melhor optar pelo estágio em uma pequena empresa, pois você crescerá junto com a empresa. Vejo esta possibilidade como sendo a melhor opção. Por outro lado, estagiar em uma empresa de grande porte, pode ser um diferencial, cabe a você tomar a decisão que considera mais certa.

Um abraço, boa sorte.

[quote=Bani][quote=crapo_chormo]- encaro o estágio como uma oportunidade de aprendizado. na empresa pequena, deram-me a garantia de que eu teria um mentor e possibilidade de aprendizado tanto da lógica de negócio de empresas (supply chain, cadeia de valor, processos de negócio, logística etc etc) quanto de tecnologias (Java, JBoss, TomCat, J2EE, frameworks etc). como o próprio diretor definiu, não seria um mero “apertador de parafusos”, dominando apenas e somente a tecnologia.
a presença de um treinamento “formal” na Accenture seria mais válido que o da pequena empresa? Colocando de outra forma: o treinamento na Accenture é tão bom quanto é propagandeado?[/quote]

Um problema que eu vi na Accenture é que às vezes eles te contratam para trabalhar com Java, te dão treinamento, mas depois insistem em te colocar em um projeto que não tem nada a ver com Java.
Mas os treinamentos até costumam ser bons sim. No caso de Java, por exemplo, eles costumavam ter uma parceria com a GlobalCode. Agora parece que não é mais, mas eles sempre tiveram bastante recurso para treinamentos e material de estudo, então acredito que tenham sido substituído por outro que também seja bom.[/quote]
um detalhe que esqueci de comentar…
segundo o pessoal do RH que entrou em contato comigo, o treinamento será fornecido antes do estágio. Então, depois do treinamento, os estagiários serão alocados nas diferentes áreas do projeto; “tentando encaixar as expectativas do estagiário com as vagas nessas áreas”.
não caio o risco de levar gato por lebre? do tipo, entrar querendo estagiar com desenvolvimento e acabar numa parte voltada mais pra suporte ou infra-estrutura (que não me interessam)?

Dificilmente, podem te “alocar” para coisas menos focadas com o que você sabe ou quer, mas não te jogariam para ser estagiário de redes.

Até!

[quote=crapo_chormo]boa noite pessoal.

sou estudante de ciências da computação, desejo fazer estágio e fui aprovado no processo seletivo de algumas empresas. atualmente vivo um dilema que tem me tirado o sono, literalmente; tendo de escolher entre 2 delas.

uma das empresas para a qual fui aprovado é a conhecida Accenture. Iniciaria o estágio num projeto para uma operadora de celular. Li esse tópico inteiro e sei o quanto ela é “amada” por alguns de vcs.

a outra empresa é uma pequena empresa desenvolvedora de softwares para otimização de logística e planejamento de produção, com foco em soluções para gestão da cadeia de suprimentos, gestão da demanda, logística de transportes, planejamento e sequenciamento de produção. apesar de pequena, a empresa vêm crescido bastante desde que foi fundada há 5 anos e possui uma carteira de clientes composta de empresas grandes.

os benefícios de ambas são semelhantes - mas, como era de se esperar, os da Accenture são um pouco mais atrativos, principalmente no que diz respeito aos treinamentos e subsídios para cursos de idiomas…

Gostaria que vcs, principalmente aqueles que passaram por uma fase tão comum como a que eu passo agora, respondessem algumas das minhas dúvidas.

• se optar por um estágio na empresa pequena, meu currículo não ficará prejudicado quando porventura sair dela e procurar outro emprego, pelo fato de eu nunca ter estagiado em uma empresa grande?

• minhas oportunidades de subir na carreira não estariam drasticamente limitadas numa empresa pequena?

• encaro o estágio como uma oportunidade de aprendizado. na empresa pequena, deram-me a garantia de que eu teria um mentor e possibilidade de aprendizado tanto da lógica de negócio de empresas (supply chain, cadeia de valor, processos de negócio, logística etc etc) quanto de tecnologias (Java, JBoss, TomCat, J2EE, frameworks etc). como o próprio diretor definiu, não seria um mero “apertador de parafusos”, dominando apenas e somente a tecnologia.
    a presença de um treinamento “formal” na Accenture seria mais válido que o da pequena empresa? Colocando de outra forma: o treinamento na Accenture é tão bom quanto é propagandeado?

estou fortemente inclinado a escolher a empresa pequena, pela boa impressão que me passaram…e também pela má fama da Accenture, que li de vcs e ouvi de outros colegas de curso. mas ainda restam essas e outras dúvidas…

desde já, obrigado!!![/quote]

Pessoalmente, sou um dos que recomendam a Accenture, recomendo que a Accenture vá pra @$#&

Mas te digo uma coisa, não se pensa em um emprego com vistas no próximo que você vai ter quando sair deste. Já passei por empresas pequenas e não saí queimado por causa disso. Se você acha a empresa pequena melhor, por que não dar uma chance?

[quote=Leonardo3001][quote=crapo_chormo]boa noite pessoal.

desde já, obrigado!!![/quote]

Pessoalmente, sou um dos que recomendam a Accenture, recomendo que a Accenture vá pra @$#&

Mas te digo uma coisa, não se pensa em um emprego com vistas no próximo que você vai ter quando sair deste. Já passei por empresas pequenas e não saí queimado por causa disso. Se você acha a empresa pequena melhor, por que não dar uma chance?[/quote]

agradeço imensamente as respostas! As opiniões e idéias que vcs colocaram têm me feito pensar bastante…

bem, alguns pontos me atraem bastante na Accenture, coisas que não terei na empresa pequena:

• a possibilidade de participar de projetos internacionais e ter um nome reconhecido no meu currículo;
  • os cursos e treinamentos oferecidos;
  • o subsídio para cursos de idiomas;
  • o plano de carreira bem estruturado, e a possibilidade de subir rápido na carreira.

tenho receio de diversas coisas, porém…

• esse lance de “lavagem cerebral” que eles fazem, empurrando a cultura da empresa guela abaixo do funcionário e incentivando que a vida profissional e pessoal deles estejam cada vez mais atreladas;
  • medo de ser contratado pra um único projeto. Medo justificável, acho, considerando o turnover da empresa;
  • medo de ser explorado, tendo de trabalhar 12 horas por dia;
  • medo de ser alocado pra uma área que não goste dentro do projeto, já que essa alocação irá ocorrer somente após o treinamento.
  • medo de ficar refém de algumas tecnologias, e de só aprender isso mesmo: tecnologias, que são passageiras;
  • medo de iniciar minha carreira num ambiente de trabalho hostil, que não agregue muito valor na minha formação…

ainda estou em dúvida, mas ainda assim, fortemente inclinado a optar pela empresa pequena.

bem, qualquer comentário, sugestão etc ainda é muito bem vindo! :slight_smile:

obrigado mais uma vez!

O nome no curriculo é bom

Todas as grandes oferecem, mas não é muita garantia de conhecimento se vc não tiver a chance de utilizar no dia a dia.

Coisa a se pensar, principalmente se o ingles for “the book is on the table”

A Accenture realmente tem um plano bem estrutura, mas ninguem avisa que demora uma vida para comecar a ganhar bem na empresa depois de contratado

Fato, qualquer empresa vai te empurrar garganta abaixo o que eles acham que fazem de melhor e esconder as tranqueiras, para mim não é lavagem, e sim marketing.

Se vc tem medo de ser contratado para um único projeto/cliente, mude de ramo.

Estágio na Accenture tem a fama de explorar, 12 horas por dia acho que é o horário padrão, estranhe o dia que for apenas 8 hr.

É o seu estágio, faça dele o melhor possível, e não ligue muito se a sua preocupação principal for ter um bom nome no currículo. Em ano você volta para o mercado com um nome grande no currículo.

A empresa sempre terá preocupação com o cliente em primeiro lugar, aprenda que o mundo não é cor de rosa, esse tipo de receio, embora válido, pode te fazer perder oportunidades boas de projetos e relacionamentos profissionais.

Sempre que escuto falar da Accenture, e tenho grandes amigos lá dentro, o ambiente de trabalho não é ruim não, a reclamação é sempre o prazo, que mesmo com o povo varando noites, está sempre atrasado.

Eu saí da Accenture no ano passado, principalmente pra poder passar mais tempo com a família, mas vou dizer uma coisa: é uma escola como poucas aí fora. Tem gente muito boa, tanto tecnicamente quanto em liderança. Você pode aprender muito num estágio lá.

Lendo a sua lista, eu vejo alguns medos infundados. Pra começo de conversa, você só é mandado embora se for incompetente. Eles estão sempre com muito projeto e pouca gente, então se você não for um completo tapado vai continuar na Accenture por anos e anos. Subir na carreira já são outros quinhentos. :slight_smile: E se você decidir sair, o nome Accenture agrega valor ao seu currículo. Tem muito turnover, mas o pessoal é que decide sair porque conseguem ganhar bem mais (eu vi casos de 3x mais) depois de alguns anos de Accenture.

O medo de ir para numa área em que você não se adapte ou trabalhar com uma tecnologia defasada já tem mais fundamento. Eles vão querer te empurrar para onde tem falta de gente, e adivinha onde sempre tem gente saindo? Ainda assim, se você vai receber treinamento, então provavelmente está indo pra fábrica de software em Alphaville, e lá é desenvolvimento direto.

Como estagiário, você não pode trabalhar mais de 8 horas por dia. Alguns gerentes menos “iluminados” podem sugerir isso, mas o RH não vai permitir, porque dá uma dor de cabeça desgramada se o Ministério do Trabalho pega. Vocês podem até combinar um “banco de horas” para semana de provas e afins, mas lembre-se que você não é forçado a concordar.

Uma coisa que você não mencionou mas que acontece é não se acostumar com a metodologia de desenvolvimento. Com raras exceções, é waterfall mesmo, sem dó nem culpa. Quando o trabalho chegar na sua mão, já vai ter análise de requisitos, design funcional, design técnico, plano de teste, e mais um calhamaço de documentos para seguir, muitos dos quais serão abandonados se o deadline chegar e o projeto for pro buraco. Se você dorme com uma cópia autografada de “XP Explained” ou “Getting Real” embaixo do travesseiro, uma empresa pequena que siga uma filosofia ágil pode ser melhor para você.

alguém sabe dizer se isto ainda está valendo? se sim, eles oferecem treinamento para todos ou somente para estagiários?

Um dos fatores mais importantes que é o salário vc não mencionou , então fica difícil dar o pitaco final, mas pelos aspectos aqui mencionados, eu iria na empresa pequena.

Curso de inglês vc paga, curso de java também ,etc…na pequena se vc se destacar logo, depois de um tempo é efetivado, seu salário vai melhorar e ai vc faz os cursos que quiser.

Em empresas grandes o processo é mais engessado, tem janelas de efetivação, ai vc fica um ano no mínimo se fudendo como estag, depois é efetivado como junior com um salário de merda, etc…

Uma empresa grande conta no CV é verdade, mas o que importa mais é conhecimento, e isso os caras da pequena estão dispostos a te oferecer.

Eu estagiei no ano passado na Accenture por 6 meses até minha formatura. No começo é tudo bonitinho, eles mostram a empresa como a ideal e perfeita, com várias vantagens, como plano de saúde, dental, etc. Com o passar do tempo o que vi foi desorganização com os projetos e excesso de carga horária. Algumas pessoas ficavam até a madrugada, não tinha feriado, finais de semana… Em um mesmo dia eu pulei para duas frentes de trabalho, em uma semana fui para 3 ou 4… O cara que coordenava dizia que era porque a Accenture era dinâmica, blá, blá… Não vi nada de dinamismo. Vi foi todo mundo agoniado, com projetos mal organizados, sem entenderem nada e passando para os funcionários e estagiários da base da pirâmide. Quando eu começava e pegar a manha de um projeto, me colocavam em outro. Além to trabalho ser massante. Só para quem é realmente apaixonado por esse tipo de trabalho ou para quem está muito precisado de emprego.

Minha experiência foi ruim nessa empresa. Clima frio, massante e estressante, sem um foco de trabalho motivante.

[quote=Miguel2804]Eu estagiei no ano passado na Accenture por 6 meses até minha formatura. No começo é tudo bonitinho, eles mostram a empresa como a ideal e perfeita, com várias vantagens, como plano de saúde, dental, etc. Com o passar do tempo o que vi foi desorganização com os projetos e excesso de carga horária. Algumas pessoas ficavam até a madrugada, não tinha feriado, finais de semana… Em um mesmo dia eu pulei para duas frentes de trabalho, em uma semana fui para 3 ou 4… O cara que coordenava dizia que era porque a Accenture era dinâmica, blá, blá… Não vi nada de dinamismo. Vi foi todo mundo agoniado, com projetos mal organizados, sem entenderem nada e passando para os funcionários e estagiários da base da pirâmide. Quando eu começava e pegar a manha de um projeto, me colocavam em outro. Além to trabalho ser massante. Só para quem é realmente apaixonado por esse tipo de trabalho ou para quem está muito precisado de emprego.

Minha experiência foi ruim nessa empresa. Clima frio, massante e estressante, sem um foco de trabalho motivante. [/quote]

O amigo já deve ser dono da accenture depois de 6 anos do tópico encerrado…

Não ressucite tópicos antigos amigo.

Não trabalhei mais lá, só estagiei.
Eu estava pesquisando sobre essa empresa e apareceu esse fórum e resolvi compartilhar minha decepção.