galera…
eu to em uma empresa alguns meses
como estagiario…
quando eu entrei nao sabia nada…
apenas um poco de web, jsf, hibernate,
mas bem basico… eu tirei a SCJP e conseguir um estagio…
hoje eu ja aprendi muita coisa…
ja sei bem hibernate annotations, jsfajax, facelets, myfaces, aprendi um poco de banco de dados… enfim
meu topico eh pra o seguinte…
eu to fazendo 3 meses de estagio…
e aqui na empresa tem muito projeto… (demandas)
tem cerca de 14 funcionarios…
sendo que sao 9 programadores…
2 estagiarios… e 7 programmers experientes…
os 7 programadores experientes estao atolados de projeto… alguns com 2 projeto… outros com projetos cabeludos…
entao os 7 estao fora…
sobrando 2 estagiario… (eu e um amigo)…
esse amigo meu saiu… da empresa por alguns problemas…
sobrando somente eu… de estagiario…
o cara me deu uma demanda do governo pra fazer…
e o que me parece eu ja to sobre uma pressaozinha…
quando eu abrir o banco de dados, com os modelo de classe e tudo mais… me assustei… pq nao tenho experiencia ainda com isso…
e o cara tem 15 dias pra entregar o projeto e eu mal comecei pq tem muita coisinha que eu nao sei…
eh normal a area de estagio ser assim?
ja entrar com cara em projetos?
eu pra mim era estagio era pra ser treinamento…
e eu to disposto a falar com o gerente de projeto que nao vo fazer o projeto…
pq eu nao vo da conta… tem algumas coisas que eu nao sei…
oq vcs acham? eu meto a cara atraso o projeto, vai ficar feio?
ou falo pra ele desse problema?
opinioes
Bem, se você já percebe, de cara, que não terá condições de fazer o projeto, o melhor é falar com o seu coordenador ou chefe e explicar a situação. O chato vai ser se você falar que vai fazer, e, quando chegar na véspera da entrega, dizer que não vai conseguir entregar.
Bom dia!
Entrar de cara em projetos é normal sim…
Converse com o gerente, explique a ele que você ainda não tem experiência suficiente para dar conta do projeto sozinho, que talvez não atenda o prazo estipulado…
Mas não diga que não fará o projeto…
Abraço…
eh danilo…
acho q vo fazer isso…
pq eu to sozinho no projeto…
so eu e uma mina de analista de requisito que nao programa…
e eu to achando bem puchado pra quem entro no mercado tem 2 meses…
Cara se vc ainda não se tocou vc esta sendo explorado… seu chefe quer que vc fassa o trabalho de um programador experiente porem lhe pagar como estagiario, não ter vinculo empregatiu com vc e nem nada… ou seja ele esta te explorando e querendo lucrar em cima de vc… estagio é para aprender e para adiquirir conhecimento e não produzir… por isto que o estagiario não tem beneficio e ganha muito pouco… pq ele é um aprendiz… porem muitas empresas querem na verdade que estagiarios ocupem o lugar de programadores experientes sendo assim seus lucros são maior… isto é uma realidade e em termo de estagio é ilegal… se isto esta acontecendo ja esta na hra de vc vazar dela e procurar um emprego decente… mesmo que seja outro estagio porem em uma empresa seria…
enquanto a o projeto tente fazer por apenas desafio e experiencia mas não se preucupe caso não consiga dar conta… isto é um risco que exploradores correm e se vierem para cima de vc diga… eu sou apenas um aprendiz…
Converse com o seu chefe e esclareça que você não pode se comprometer a um prazo se é obrigado a trabalhar com uma tecnologia que não conhece, pois existe uma curva de aprendizado ( que nem você sabe quanto tempo demora ).
Concordo com o luistiagos.
Um cara como você, com SCJP, estagiando? O que você tem que fazer é avisar que se não for contratado vai embora! Existem muitas empresas procurando profissional certificado por aí.
ehh
vlw mesmo cara
ja to me sentindo melhor…
pq eu tava meio chatiado por essas coisas…
tem um muleke aqui que tem 3 anos de xp e ganha mil reais…
eu bato nele todo dia…
mas se acha melhor ter uma conversa com o gerente de projeto?
tipo falar pra ele que eu posso ter dificuldade e nao conseguir atenter o requisito desejado?
Mil reais? Onde Você mora?
Brasilia…
eh o bixo eh doido mesmo
haha… eh daqueles acomodado…
Oi delux
[quote=Delux]…outros com projetos cabeludos…[/quote] hahahahahah
Então delux…já presenciei coisa parecida como esta que está acontecendo com vc.
E acho tambem que vc não deve dizer que não vai fazer o projeto, diga que vai fazer o máximo que puder dentro de suas condições técnicas. Todo mundo ai sabe que vc está em um período de aprendizado. Jogaram a bomba na sua mão concientemente portanto não adianta espernear, apresente a tua visão mais política possível (não dizer “não vou fazer essa #@#%! e f@#$”). Aproveite esse momento com calma (como se fosse possível rsrsr) para aprender o máximo que puder. Se os caras onde vc trabalha “não tem tempo” ou não querem ajudar post no guj tem sempre alguém que dá uma “luz”.
Agora na boa, monte um plano de estudo das coisas mais utilizadas no mercado e comece a estudar o mais rápido possível para sair desta empresa e deixar de ser “estagiário”. Geralmente que nasce estagiário em uma empresa fica pra sempre com estagiário, de uma maneira ou de outra, infelizmente.
P.S. Não deixe essa situação levar vc a pensar que não é capaz, quem pode dizer isso é vc mesmo e na maioria das vezes estará errado, portanto muita calma nesta hora.
Nunca fui estagiário; acho a idéia excelente, mas eu detesto o que fazem com os estagiários, esculpem o desabafo.
[]'s
Cara, você pode arregaçar as mangas e encarar por desafio a coisa toda…
Como você mesmo disse, você está aprendendo…
Mas, é importante que você deixe claro para seus superiores suas limitações mas enfatizando a sua vontade, seu compromisso e seu empenho.
Exploração? Sinceramente, não conheço 1 única empresa sequer que não explore um estagiário… seja passando tarefas ridículas e repetitivas (preencher cadastros, gerar massas de teste simples) ou seja colocando muita pressão.
Agora, já passou pela sua cabeça que o seu chefe esteja querendo te testar? Ver como você trabalha sobre pressão forte pra avaliar uma futura contratação?
Analise a empresa, o ambiente de trabalho e os salários (seu, e de todos os níveis de programadores)…
O importante é sempre jogar limpo pois você tá começando e, não sei como funciona aí onde você mora, mas aqui em BH o mercado é meio como cidade do interior… TODO MUNDO CONHECE TODO MUNDO… rs…
Então… se você simplesmente se matar na tentativa e não conseguir, caso você não tenha jogado limpo, você pode ser rotulado como incopetente sacou?
Só uma ressalva: 15 dias pra um projeto complicado, com um único programador e, ainda, o cliente sendo o governo? Está meio estranho, não?
[quote=AdrianoPalm]Exploração? Sinceramente, não conheço 1 única empresa sequer que não explore um estagiário… seja passando tarefas ridículas e repetitivas (preencher cadastros, gerar massas de teste simples) ou seja colocando muita pressão.
Agora, já passou pela sua cabeça que o seu chefe esteja querendo te testar? Ver como você trabalha sobre pressão forte pra avaliar uma futura contratação?[/quote]
Costumava pensar exatamente assim quando comecei a estagiar… Hoje eu me arrependo de não ter me dado o valor que deveria. Além de tudo, pensar dessa forma é uma maneira de se conformar com o que acontece.
Já cansei dessa conversa de chefe que diz que “você está sendo testado; dependendo do seu empenho, as coisas vão melhorar”. Típico de gente que desvaloriza o profissional.
ehh
sera q o cara ta me testando?
mais tipo
e quarterizacao o projeto eh de uma empresa que essa empresa foi contratada por uma empresa que eh paga pelo governo…
sacas…
mas acho que nao seja um teste…
pq teve uma demanda 1 mes atras pra mesma empresa, a um programador aqui fico 1 mes na pressao fazendo tudo sozim…
e hoje ele ta alocado la na outra empresa resolvendo pepino…
eu vo me esforcar o maximo… mas se ele colocar pressao em mim eu vo te q falar pra ele…
obrigado a todos…
Talvez seja hora de vc perceber que a empresa onde vc trabalha atualmente nao é a UNICA.
Em outra vc pode conseguir muito mais do que vc ganha hoje, e melhores condições de trabalho.
A
pensamentos do tipo “ele esta querendo me testar” e uma puta de uma burrice… ele não esta querendo te testar esta querendo te explorar… e sobre que tdas as empresas exploram os estagiario isto depende muito…
quando vc não manja e colocam um cara que manja para vc ajudar ele nas tarefas que ele precisa ou seja vc se torna um aprendiz dele… e não te obrigam a fazer hora extra, respeitão um eventual compromisso seu como trabalhos da faculdade, etc… isto não é uma exploração… mas qdo te enfiam em um pepino sozinho sem ngn para te ajudar e orientar… dai sim estão te explorando… mas o melhor mesmo que vc tem a fazer e falar é aceitar o projeto porem ja mandar curriculo para td qto e empresa e na primeira proposta se mandar dela… pois da raiva desses caras que usam estagiarios invez de programadores experientes para fazer trampo de programador experiente… isto é anti-etico… o mesmo aconteceu comigo na epoca que era estagiario… resultado me mandei da empresa assim que me toquei que estava sendo explorado e fui para uma outra decente como PJ…
Também acho. Pois quando você receber uma outra proposta, você a apresenta pro seu “chefe”. Aí se ele realmente te der valor, vai te apresentar uma contra-proposta.
Confesso que pode até ser ingenuidade minha eu acreditar no “TESTE” como citei anteriormente…
Mas eu tô pensando logicamente…
Se você, hoje, pode se dar ao luxo de ganhar pouco e ganhar muita experiência - FAÇA ISSO.
Sei que é complicado ver alguém ganhando muito mais que você… mas… se a sua principal preocupação agora não é ganhar grana, fique aonde você pode aprender mais coisa.
Porque quando DINHEIRO for sua prioridade… você terá mais bagagem e propriedade para escolher a melhor opção…