Acho que é impossível, lenda urbana, estou a 3 meses procurando um estágio na área de desenvolvimento e não achei nada ainda, todas vagas pedem experiência na área, 6 meses, 1 ano, tem que saber programar em + de 10 linguagens, usar mais de 5 SGBDs, conhecer 200 frameworks, me fala quem que sabe tudo isso e vai procurar um estágio ?
Já estou até cogitando largar a faculdade e ir para outro curso, mas eu gosto muito da área e já estou no terceiro semestre… Só acho uns empregos de HELP DESK que pagam 400 reais de “bolsa-auxílio” e é segunda-sábado sem possibilidade de efetivação…
E olha que pelo que vi por ai, depois do SUDESTE o lugar que mais tem vagas é aqui no SUL.
Faço estas minhas palavras, pois Sul é “PR, SC e RS”.
Sobre pedir N itens, muitas empresas realmente pedem isso, mas outras não.
Eu enviava meu CV mesmo sem saber 30% do que eles pediam em CV e duas empresas me ligaram (depois da entrevista) interessados.
O que me contratou (o que eu aceitei), me disse o real motivo. Postura, isso mesmo, postura. Ter postura na entrevista é fundamental e isso é válido, independente se é ou não para um estágio.
Obviamente, se falarmos em CLT, vai ser exigido comprovadamente experiência e etc, mas a conversa aqui é sobre estágio.
Seja sincero, honesto na sua entrevista, demonstre ao entrevistador que você tem real interesse em aprender e que não pretende cursar estágio apenas para “cumprir tabela” ou algo parecido. Diga que você vai saber aproveitar caso a oportunidade seja lhe dado, que você é esforçado, pró-ativo e etc.
Ter uma postura correta, ética, com educação pode lhe dar uma vaga que poderia ser de alguém “com experiência”, mas que simplesmente não soube ser entrevistado.
E por fim, paciência, também passei mais de três meses procurando estágio até conseguir um (e pode ter certeza que não somos um “caso isolado”).
Moro em Novo Hamburgo-RS, região metropolitana de POA. Da vontade mesmo de ir pra SP, eu sempre vejo o triplo de vagas nesses sites tipo CATHO, Manager, InfoJobs, etc…
E sobre CLT e SALÁRIO, não estou nem ai por enquanto, só quer um lugar onde eu possa aprender e ganhar experiência, claro que depois que eu for “bom” vou querer uma “bom salário”.
Obrigado pelas palavras, vou continuar tentando, mandar currículo até cansar…
Rapaz, uma dica é juntar uma grana e fazer um curso por fora, tentar fazer um network é sempre importante. Participar de palestras, eventos, fora faculdade.
Moro em Novo Hamburgo-RS, região metropolitana de POA. Da vontade mesmo de ir pra SP, eu sempre vejo o triplo de vagas nesses sites tipo CATHO, Manager, InfoJobs, etc…
E sobre CLT e SALÁRIO, não estou nem ai por enquanto, só quer um lugar onde eu possa aprender e ganhar experiência, claro que depois que eu for “bom” vou querer uma “bom salário”.
Obrigado pelas palavras, vou continuar tentando, mandar currículo até cansar…
[/quote]
Essa é a ideia, não desistir. Isso é uma etapa que as vezes “elimina” muitos candidatos.
É claro que tem muito mais vagas em SP. Olha o tamanho da cidade, quantidade de empresas instaladas e etc, é extremamente natural.
Continue pesquisando sobre o mercado de trabalho na sua cidade, algum curso técnico (se puder) e outras dicas importantes que foram dadas aqui.
Boa sorte !
Então eu já li e fiz os exemplos, exercícios extras. de 3 apostilas da K19 umas 2 da Caelum, sobre Android, sobre persistência com HIBERNATE, sobre desenvolvimento web com JSF, sobre Design Patterns, essa última não assimilei tudo ainda… Esses são os melhores materiais que encontrei de graça(SE SOUBER ALGUM OUTRO ME FALE)…
Já usei MySQL, SQLite, SQLServer, sei html, css, um poco de PHP, JS, jQuery, a parte de processos que aprendi na faculdade, inglês básico… acho que pra um estágio já daria, só preciso me “especializar” em uma linguagem/plataforma… Mas como o significado de se fazer um estágio é aprender…
E sobre CURSOS, impossível na minha situação financeira… E não conheço nenhum curso técnico que valha a pena aqui no RS, vi uns de PHP e JAVA, não vou dizer que sei tudo, mas 95% que esses cursos oferecem eu já sei…
[quote=caosfast]Então eu já li e fiz os exemplos, exercícios extras. de 3 apostilas da K19 umas 2 da Caelum, sobre Android, sobre persistência com HIBERNATE, sobre desenvolvimento web com JSF, sobre Design Patterns, essa última não assimilei tudo ainda… Esses são os melhores materiais que encontrei de graça(SE SOUBER ALGUM OUTRO ME FALE)…
Já usei MySQL, SQLite, SQLServer, sei html, css, um poco de PHP, JS, jQuery, a parte de processos que aprendi na faculdade, inglês básico… acho que pra um estágio já daria, só preciso me “especializar” em uma linguagem/plataforma… Mas como o significado de se fazer um estágio é aprender…
E sobre CURSOS, impossível na minha situação financeira… E não conheço nenhum curso técnico que valha a pena aqui no RS, vi uns de PHP e JAVA, não vou dizer que sei tudo, mas 95% que esses cursos oferecem eu já sei…[/quote]
Basicamente, paciência e persistência então.
Continue sendo persistente e logo sua oportunidade irá vir, não esqueça do que eu disse, postura é fundamental na entrevista, isso inclui as vestimentas (nada de bermuda, camisa regata ou coisa parecida hein! rs).
Continue persistindo e coloque todas essas suas experiências no seu curriculo também…
É importante saber que vc vai atrás de estudar por fora, que sabe quais tecnologias estão sendo usadas e vai atrás de aprender elas
Já é um grande diferencial dizer que já estudou todas essas apostilas
Não caia na besteira, ao meu ver, em entrar em uma vaga de suporte pra depois tentar passar pra desenvolvedor, persista um pouco mais pra entrar direto como desenvolvedor
É raro os casos em que as pessoas conseguem isso, e por não conseguir, o tempo passa, o cara se forma e não tem experiencia nenhuma como desenvolvedor, ai, por ter experiencia como suporte acaba ficando como suporte mesmo, e nao tem condicoes de largar um salario relativamente bom para comecar uma nova carreira como desenvolvedor com um salario mais abaixo.
Eu tive sorte de não conseguir vaga de estagio com manutencao de computadores, e conseugir direto como desenvolvedor. Sai da faculdade com quase 3 anos de experiencia como desenvolvedor já, o que me deu bastante vantagem no mercado depois.
[quote=igor_ks]Continue persistindo e coloque todas essas suas experiências no seu curriculo também…
É importante saber que vc vai atrás de estudar por fora, que sabe quais tecnologias estão sendo usadas e vai atrás de aprender elas
Já é um grande diferencial dizer que já estudou todas essas apostilas
Não caia na besteira, ao meu ver, em entrar em uma vaga de suporte pra depois tentar passar pra desenvolvedor, persista um pouco mais pra entrar direto como desenvolvedor
É raro os casos em que as pessoas conseguem isso, e por não conseguir, o tempo passa, o cara se forma e não tem experiencia nenhuma como desenvolvedor, ai, por ter experiencia como suporte acaba ficando como suporte mesmo, e nao tem condicoes de largar um salario relativamente bom para comecar uma nova carreira como desenvolvedor com um salario mais abaixo.
Eu tive sorte de não conseguir vaga de estagio com manutencao de computadores, e conseugir direto como desenvolvedor. Sai da faculdade com quase 3 anos de experiencia como desenvolvedor já, o que me deu bastante vantagem no mercado depois.[/quote]
há lugares que não há vagas de estágio. não importa o quão bom você seja…
acho que é uma possibilidade de se arrumar uma vaga direto de junior mesmo cursando a faculdade.
[quote=caosfast]Acho que é impossível, lenda urbana, estou a 3 meses procurando um estágio na área de desenvolvimento e não achei nada ainda, todas vagas pedem experiência na área, 6 meses, 1 ano, tem que saber programar em + de 10 linguagens, usar mais de 5 SGBDs, conhecer 200 frameworks, me fala quem que sabe tudo isso e vai procurar um estágio ?
Já estou até cogitando largar a faculdade e ir para outro curso, mas eu gosto muito da área e já estou no terceiro semestre… Só acho uns empregos de HELP DESK que pagam 400 reais de “bolsa-auxílio” e é segunda-sábado sem possibilidade de efetivação…
E olha que pelo que vi por ai, depois do SUDESTE o lugar que mais tem vagas é aqui no SUL.
O que vocês me dizem ?[/quote]
Não desanima não, eu passei pela mesma estrada que você está passando agora… Estuda pra certificação OCJP 6.0 tenho certeza que no processo de estudo para certificação suas chances aumentarão incrivelmente.