Estágio na área e outras dúvidas

12 respostas
R

Olá pessoal,

Estou cursando o quinto semestre(terceiro ano) de ciência da computação na Puc, falo inglês fluente e estou estudando para tirar a SCJP(devo marcar a prova, e vou passar, em 1 ou 2 meses).

Com apenas isso, é possível arrumar um estágio na área de desenvolvimento Java?

Qual o salário mínimo, médio e máximo(independente do tempo de procura)?

Que outras ferramentas devo estudar para complementar meu currículo?

Onde é o local ideal para procurar este tipo de emprego?

A certificação SCJA pode complementar em algo na minha vida profissional ou pessoal?

Existe alguma certificação na área que vocês recomendam?(Eu me dou bem com provas)

Onde posso encontrar programas em JAVA bem escritos e bem modelados?

Existe algo que vocês desejam adicionar ou ressaltar?

Muito obrigado!

Ricardo

12 Respostas

arqueiros

Bom Ricardo vou reponder duas perguntas apenas pois é o que eu acredito que a resposta seja a mais perto da realidade.

Eu comecei como estagiário aqui em São Paulo com o Salário proximo a 1000 reais(mais alguns beneficios, e meus amigos estavam ± nessa mesma faixa) isso a dois anos atraz(nao sei como está o mercado agora).

A certificação SCJA pode complementar em algo na minha vida profissional ou pessoal?
Eu acabei de tirar essa certificação e ela prova no minimo que vc tem interesse em aprender algo novo e acredite o conhecimento aplicado a prova dela apesar de “básico” é bem amplo e onde encontram assuntos como UML, EJB, Conceitos de Servidor, Cliente que não existem na SCJP mas como eu disse, são conhecimento bem por cima. Eu gostei muito de ter tirado essa certificação mas olhando pelo o forum eu vejo um pouco de preconceito com relação a ela.

Bom desculpa não responder mais perguntas, mais eu acredito que minhas respostas para as demais perguntas seriam algo muito superficial e provavelmente não refletiriam a realidade.

abs

wbdsjunior

acho que depende. se for para web (onde estão a maioria das vagas), acho saber apenas java não é suficiente. acho que no mínimo, você deve ter conhecimentos (não precisa dominar) html, css, javascript, xml, ajax, sql, servlets e jsp.

entre 800 e 1600. depende da região e do contratante.

javaee (servlets, jsp, jsf, jpa e ejb), uml, design pattens, xp, scrum.

http://ciee.org.br.

acho que se você vai tirar a scjp, não precisará da scja.

scjd e scea. mas acho que essas ficam para depois.

http://java-source.net.

não.

maior_abandonado

eu sei de gente que quando conseguiu estagio tinha muito menos qualificação do que você tem hoje… eu mesmo por exemplo…

a certificação ajuda no que se refere a estagio sim, mas para você ter uma ideia penso que o seu ingles se for bom conta até mais do que a certificação…

quanto a salario varia, ja vi coisa de 1500 e ja vi coisa de uns 300 também (obvio que é ridiculo isso…vo nem levanta o tema, quanto ao salario minimo, será o minimo que alguém desonesto acredite que você aceita ganhar pelo trabalho…)

quanto a local para procurar, veja também na apinfo, se estiver disposto a pagar, netcarreiras e catho… ironicamente tem um outro site também onde eu consegui um estagio por la mas esqueci o nome do site…rs

quanto a certiifcação, para um estagiario só a scjp ja conta bastante, talvez a scwcd, que aliais para um estagiario seria um puta diferencial… as certificações ditas pelo amigo ai acima exigem uma certa experiencia, scpecialmente a scea, sendo bem raro você encontrar alguém com essas certificações hoje em dia.

quanto a scja, de preferencia para a scjp… você será mais valorizado…

R

Muito interessante.

Eu falo sobre certificações pois acho que ninguém melhor que a própria Sun pra dizer quem entende ou não de Java, mas vi no fórum um pessoal falando que certificação não presta pra nada.
Bom, pelo menos pra mim já está servindo como um ótimo incentivo :slight_smile:

Sério, eu tive java na faculdade desde o primeiro ano, mas só estudando ele que eu estou vendo o quão interessante ele pode ser, sem contar nos muitos benefícios em se programar usando OO(eu usava C).

Essas informações estão sendo muito úteis, muito obrigado pela colaboração de todos :slight_smile:

Frantic_Avenger

Bom com relação ao estágio é normal demorar um pouco para conseguir, eu procurei por 6 meses até conseguir meu 1º estágio (trabalho com JavaEE e Banco de Dados), nunca me perguntaram sobre certificação o que contou mais foi meu inglês que ainda estou cursando. Com relação as certificações você pode ver esse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/198938.java e ver se vale a pena tirá-las agora. Vlw.

E

Você vai se formar na PUC de onde? Respondendo suas perguntas…

Com apenas isso, é possível arrumar um estágio na área de desenvolvimento Java?

Com certeza…não é pouco…quase ninguem sai certificado da faculdade…

Depende muito…em São Paulo pode chegar a quase 2000 R$…no interior tem lugar que paga uns 600 R$.

Que outras ferramentas devo estudar para complementar meu currículo?

Depende do que você quer, mas com certeza você tem que saber Banco de dados e um pouco de Redes. Se for para a área Web, que é o mais provavel, terá que saber algumas outras linguagens como HTML, JavaScript…e seria bom conhecer alguns frameworks como JSF, Struts…

Onde é o local ideal para procurar este tipo de emprego?

Cara…isso você tem que ve na faculdade…a maioria das faculdades tem uma lista de empresas credenciadas…tem que toma muito cuidade com isso, porque você pode fazer um estágio que depois não vale nada.

Na minha opinião não.

Existe alguma certificação na área que vocês recomendam?(Eu me dou bem com provas)

As de Java…as de Linux se você gosta…e as de Banco de Dados…principalmente Oracle.

Onde posso encontrar programas em JAVA bem escritos e bem modelados?

Tem bastante lugar…so procura bem.

A

Olha cara, ví que vc parece comigo em alguns sentidos. Vou te dar as seguintes dicas (minhas opiniões formadas):

1°) O esforço que vc vai ter para a SCJA pegue-o e invista-o para a SCJP e ponto. Minha justifcativa é: Eu pensei a mesmíssima coisa que você, já q não tinha experiência podia pegar a SCJA para apoiar minha entrada na área mas cheguei a conclusão de que a curva de aprendizado poderia ser redirecionada para a SCJP pois a meta É ter um diferencial e definitivamente essa certificação é só bonitinha, é para PODER falar que tem um conhecimento superficial de Java, porque NINGUÉM pede ela, ela não é exigência para trabalhar como programador Java. Claro que o conhecimento que tá por de trás da SCJA é inquestionavelmente bom para o programador Java (Orientação à Obejto, UML e Java (superficial) basicamente) mas o esforço de certificar-se NÃO COMPENSA, pegue os 330 reais que é o valor atual do voucher (prova de certificação) da SCJA e compre o voucher para a SCJP que isso será imensuravelmente melhor a nível de CARREIRA e ROI (return of investiment) pois com ela vc poderá dar aula pois praticamente todas as escolas exigem ela do professor e muitas empresas exigem para poder participar de licitações (ex: propostas para vender serviço). Como vc tá tentando estágio, acredito q a SCJA vai te ajudar, assim como para um cara q tá procurando pra Jr., meu ela não deixa de ser conhecimento mas pense bem pois ela servirá a nível de certificação propriamente dito, como entrada para o mercado de Java e não como diferenciá-lo de um programador Java…

2°) Quanto a direção de estudo, foque fortemente em (Java puro e Struts) depois pincele com (HTML, Java Script, AJAX, EJB, Spring, JSF, SQL…)…

3°) Trace um objetivo, depois veja o q é melhor para vc:
A Sun possui 8 níveis de certificação:

SCJA - para quem quer entrar na área de Java (de estagiário à gerente por exemplo)

SCJP - a base para programar em Java

SCJD - Java para desenvolvimento desktop (tipo um arquivo q vc instala no seu PC como o WinZip, FireFox, sacou?)

SCWCD - Java para web (+ de 90% do mercado pede Java para isso)
SCBCD - Java para web
SCWSD - Java para web

SCMAD - Java para dispositivos movei

SCEA - a mais cobiçada (arquiteto Java) para web

André AS

arqueiros

Dá uma olhada no link abaixo…são noticias fresquinhas de um empresa que realizará processo seletivo de estágio em São Paulo.

http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10742&/CPM+BRAXIS+ABRE+80+VAGAS+DE+ESTAGIO+EM+TI

Boa sorte ateh +

R

Então, mas eu esqueci de colocar um detalhe:

Minha faculdade faz parte da OSUM, então eu só pago $40 invez de $160.
Mesmo assim, não vale tirar essa certificação enquanto estou na faculdade? As duas juntas vão sair $80, o que é metade do preço de apenas 1 certificação.

A

Por favor me diga quais os potenciais do grupo OSUM pois sou associado e não o uso praticamente…

abs,
AS

R

Bom, posso te adiantar uma coisa que está escrita aqui:

“Além dos cursos, por meio do SAI, todos tem direito a descontos nas certificações abaixo(de $160 para $40 ? clique nos links para melhores informações sobre as certificações)”

Não sei muito mais do que isso. Tinha um embaixador da sun na minha faculdade, mas nem sei se ele ainda existe. Se você quiser, eu posso perguntar pra ele. Pra isso precisava saber quais são suas dúvidas reais(pq eu sou completamente ignorante neste assunto)

A

Olá Ricardo

a pergunta é: como o SOUM pode me ajudar?

Criado 24 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 28 de fev. de 2010
Respostas 12
Participantes 7