Olha cara, ví que vc parece comigo em alguns sentidos. Vou te dar as seguintes dicas (minhas opiniões formadas):
1°) O esforço que vc vai ter para a SCJA pegue-o e invista-o para a SCJP e ponto. Minha justifcativa é: Eu pensei a mesmíssima coisa que você, já q não tinha experiência podia pegar a SCJA para apoiar minha entrada na área mas cheguei a conclusão de que a curva de aprendizado poderia ser redirecionada para a SCJP pois a meta É ter um diferencial e definitivamente essa certificação é só bonitinha, é para PODER falar que tem um conhecimento superficial de Java, porque NINGUÉM pede ela, ela não é exigência para trabalhar como programador Java. Claro que o conhecimento que tá por de trás da SCJA é inquestionavelmente bom para o programador Java (Orientação à Obejto, UML e Java (superficial) basicamente) mas o esforço de certificar-se NÃO COMPENSA, pegue os 330 reais que é o valor atual do voucher (prova de certificação) da SCJA e compre o voucher para a SCJP que isso será imensuravelmente melhor a nível de CARREIRA e ROI (return of investiment) pois com ela vc poderá dar aula pois praticamente todas as escolas exigem ela do professor e muitas empresas exigem para poder participar de licitações (ex: propostas para vender serviço). Como vc tá tentando estágio, acredito q a SCJA vai te ajudar, assim como para um cara q tá procurando pra Jr., meu ela não deixa de ser conhecimento mas pense bem pois ela servirá a nível de certificação propriamente dito, como entrada para o mercado de Java e não como diferenciá-lo de um programador Java…
2°) Quanto a direção de estudo, foque fortemente em (Java puro e Struts) depois pincele com (HTML, Java Script, AJAX, EJB, Spring, JSF, SQL…)…
3°) Trace um objetivo, depois veja o q é melhor para vc:
A Sun possui 8 níveis de certificação:
SCJA - para quem quer entrar na área de Java (de estagiário à gerente por exemplo)
SCJP - a base para programar em Java
SCJD - Java para desenvolvimento desktop (tipo um arquivo q vc instala no seu PC como o WinZip, FireFox, sacou?)
SCWCD - Java para web (+ de 90% do mercado pede Java para isso)
SCBCD - Java para web
SCWSD - Java para web
SCMAD - Java para dispositivos movei
SCEA - a mais cobiçada (arquiteto Java) para web
André AS