Estatisticas de plugins WEB. Onde?

9 respostas
Luiz_Augusto_Prado

Olá pessoal!

Onde podemos encontrar estatisticas confiáveis sobre plugins para web ?

Meu forte não é designer, mas mesmo assim arrisco fazer alguns sites, incluindo o meu.
Atualizei meu site de html para flash, e penso agora em abandonar o css, html e javascript de vez, pois cansei de escrever codigo me preocupando com os navegadores suportados pelos usuários.

Acredito que todos os designers devem utilizar bastante o flash, sem exceções. Mas eu queria saber isso a respeito das empresas de softwares.
Quantas usam flash em seus layouts e quantos o evitam e porque?

Pra quem usa JSF, quais os erros (do programador ou bugs) mais comuns que se tem quanto à navegadores?

Penso em adotar o flashdevelop como IDE para o front-end.

9 Respostas

drsmachado

Flash está com os dias contados, pelo menos, é a sensação que tenho.
Ele era muito “querido” pela sua capacidade de executar vídeos e mídias diversas, porém, com o advento do html 5 e suporte pelos browsers à este padrão, creio que ele se torne apenas um meio obsoleto e pesado de criar coisas (comparado ao trio html + javascript + css).
O que eu sugiro, fortemente, é que você não se preocupe com javascript e css manuais, mas, em aprender uma lib, como o jquery ou o prototype e até mesmo o ExtJS.
Você verá que a curva de aprendizado é curta e, você não se preocupa com qual o browser do cliente. A própria lib faz isso.
Ah, sim, só para constar, flash para android já foi descontinuado.

fabiomedeirosf

Cara…
meu ponto de vista é bem discrepante do seu… tem-se observado, cada vez mais, um menor uso de flash, devido ao considerável consumo de memória que flash tem demandado. Layouts e animações bem legais, antes impossíveis fora de flash, podem ser feitas com javaScript e jQuery.

Como disse, pode ser questão de pontos de vista rsrs

Em particular, eu gosto bastante de JSF… embora, vejamos correntes que não recomendam seu uso. Na minha visão pessoal, é que, em muitos dos casos JSF pode ser usado sem grandes problemas… os obstáculos aparecem quando: escolhe-se um componente visual (richfaces, primefaces, etc) e faz uso dos seus componentes, tais como, datatables, grids, etc. quando há a necessidade de customização destes componentes (aquela coisa de cliente, coloca um botãozinho aqui neste datatable) aí sim alguma dificuldade poderá ser encontrada.

[]s

victorcosta

Use Flash e perca:

• Indexação por search engines
  • Usabilidade (abas, botão voltar, bookmarks e urls compartilháveis)
  • Aparência nativa de uma aplicação web
  • Acessar uma URL e ele carregar só a página acessada e não o app Flash inteiro
  • Apoio de usuários Linux e Mac
  • Todos seus usuários mobile
  • Libs fantásticas como jQuery

Não sei se é o seu caso, mas pare de suportar o IE6/7. São browsers bugados e antigos que quase ninguém mais usa. A partir do IE8 não tem tanta dor de cabeça porque ele respeita bem o CSS 2.1 sem bugs. Você só vai precisar ter em mente que não vai conseguir usar features do CSS 3 como sombras, cantos arredondados, transições, etc, nada que vai impedir o usuário de acessar o site. Javascript funciona perfeitamente em qualquer browser, oq vc vai ter é diferenças nas APIs, em especial o IE (mesmo o 8), mas é pra isso que existem as libs

Bom é isso, sugiro a aprender a usar direito as tecnologias web, são muito boas pra desenvolver sites. Com o tempo você vai aprendendo as diferenças que restam dos browsers e já vai sempre se antecipar e evitar elas. Material é o que não falta explicando essas diferenças

M

victorcosta:
Use Flash e perca:

Não sei se é o seu caso, mas pare de suportar o IE6/7. São browsers bugados e antigos que quase ninguém mais usa. A partir do IE8 não tem tanta dor de cabeça porque ele respeita bem o CSS 2.1 sem bugs. Você só vai precisar ter em mente que não vai conseguir usar features do CSS 3 como sombras, cantos arredondados, transições, etc, nada que vai impedir o usuário de acessar o site. Javascript funciona perfeitamente em qualquer browser, oq vc vai ter é diferenças nas APIs, em especial o IE (mesmo o 8), mas é pra isso que existem as libs

Bom é isso, sugiro a aprender a usar direito as tecnologias web, são muito boas pra desenvolver sites. Com o tempo você vai aprendendo as diferenças que restam dos browsers e já vai sempre se antecipar e evitar elas. Material é o que não falta explicando essas diferenças

Eu não suporto flash, mas tuuudo o que vc já disse da pra fazer com o flash faz tempo… Mas é aquilo… Reinventar a roda… E ela ainda vai sair meio quadrada.

victorcosta

Mitidiero:
victorcosta:
Use Flash e perca:

Eu não suporto flash, mas tuuudo o que vc já disse da pra fazer com o flash faz tempo… Mas é aquilo… Reinventar a roda… E ela ainda vai sair meio quadrada.

Tudo não (ex: abas), e com HTML vc ganha de graça ao invés de ficar tendo o trabalho do cão pra fazer…

Luiz_Augusto_Prado

Já tive oportunidade de trabalhar com o JSF 1.2, e me lembro que na época tava super empolgado. Fazia e testava no firefox. No final, quando fui testar no IE, não funcionou algumas coisas.
Gostei muito do ExtJs, mas meu receio quanto ao javascript (mesmo libs) é que a medida que o tempo vai passando os navegadores vão evoluindo e com isso alguma coisa em suas engines pode mudar, me obrigando a ficar fazendo trocas das libs constantemente. Isso eu já vi acontecer e ainda tem sites feitos por mim que estão com layouts descaracterizados.
Aqui eu utilizo o Firefox4 e IE8. Esse IE é o mais bugado para JSF.
Existe algumas coisas que eu gostaria de fazer com CSS como imagens em PNG com background transparente. Só que para fazer isso funcionar nos mais variados navegadores é um contorcionismo absurdo.
Será que não existe alguma campanha para que essa bagunça acabe?

victorcosta

Testei alguns componentes do PrimeFaces e todos pareciam funcionar corretamente no IE8

PNG transparente funciona em qualquer browser sem nenhum problema, exceto IE6 e anteriores que precisam de um fix JS (que não se dá mt bem com CSS sprites)

Campanha tem para as pessoas atualizarem o browser e abandonarem o Flash :slight_smile:

Luiz_Augusto_Prado

victorcosta:
Use Flash e perca:

Eu prefiriria utilizar o html, javascript e css, mas os navegadores nos vencem pelo cansaço.
Não entendi isso que vc falou: Usabilidade (abas, botão voltar, bookmarks e urls compartilháveis)
O google, além de outros sites de busca, já está adotando tecnologias para lerem conteúdos dos flashs.
As outras questões dependem do cara que tá programando para superar-las.

É possivel encontrar um monte de código já prontos. Como free templates que costumamos buscar.
Eu modifiquei um template que encontrei aqui pra fazer o meu:
http://ntt.cc/2010/05/11/40-beautiful-themes-skins-for-adobe-flex-apps.html

Luiz_Augusto_Prado

victorcosta:
Testei alguns componentes do PrimeFaces e todos pareciam funcionar corretamente no IE8

PNG transparente funciona em qualquer browser sem nenhum problema, exceto IE6 e anteriores que precisam de um fix JS (que não se dá mt bem com CSS sprites)

Campanha tem para as pessoas atualizarem o browser e abandonarem o Flash :)

Essa campanha só vai pegar se o youtube utilizar o html5 e parar de utilizar o flash.
Pelo que vejo o html5 só vai ser utilizável lá pra 2014

Criado 3 de agosto de 2012
Ultima resposta 3 de ago. de 2012
Respostas 9
Participantes 5