Estimativa de valor de venda

10 respostas
S

Boa tarde, estava fazendo algumas pesquisas, enxergando como uma empresa de desenvolvimento de sistemas.

Numa situação fictícia, eu preciso criar um Sistema de Contas a Pagar para uma empresa. Então eu verifiquei quanto iria custar para minha empresa, desenvolver esse sistema para meu cliente. Ficou assim:

6 horas x 20 dias no mês x 3 meses = 360 horas de projeto

Valor da Hora do Programador (x2) - 70,00 (2 programadores Java Pleno)
Total - 25200,00

Valor da Hora do Analista - 40,00
Total - 14400,00

Outros Custos

Energia (3 meses) - 270,00
Visitas ao Cliente (Transporte - 3 meses) - 240,00
Alimentação (3 meses) - 1200,00

Total 1710,00

Custo Geral

R$ 41.310,00.

Por quanto eu poderia vender um sistema de Contas a pagar que custou esse valor?
Ele será usado em duas máquinas.

Pretendia jogar 40% do custo, então sairia por R$ 57.834,00. Seria uma boa ideia?

É só uma estimativa. Pesquisa mesmo. Ele não foi desenvolvido ainda.

Desde já agradeço.

10 Respostas

ViniGodoy

Os valores de hora estão extremamente baixos, principalmente se houver contratação CLT.
Não vi você considerar encargos (impostos) em local nenhum.

S

Obrigado.

Os funcionários não são CLT.

Como eu poderia calcular os impostos?

B

Cada programador Java pleno 35 reais hora?

ViniGodoy

Se você for fazer isso legalmente, terá que:

• Descobrir qual é o enquadramento funcional da sua empresa;
  • Verificar quais são os impostos para sua categoria (federais e governamentais);
  • Verificar na prefeitura quais são os impostos municipais;

Muito provavelmente você terá que abrir uma empresa de consultoria/RH. Se for de informática, você não poderá terceirizar analistas e programadores, pois não se pode terceirizar sua atividade fim.

A grosso modo, vc poderia estimar uns 30% a mais desse valor.

Além disso, verifique se você precisa de todos esses profissionais 100% do tempo.
É uma forma de baratear custos sem mexer em salários.

S

É, tem bastante coisa a considerar mesmo.

Mas quanto ao valor de venda, supondo que eu já tenha incluso os impostos. Por quanto eu poderia vendê-lo?

Seria uma boa cobrar um valor para suprir meus custos e ter um lucro de 50%?

S

Será que é um bom negócio?

B

Como sabe quantas horas vai gastar se ainda não desenvolveu o projeto?

Não precisa disso. Você pagaria por hora para um músico compor uma letra? E para um pintor pintar sua casa?

pmlm

Botocudo:
Como sabe quantas horas vai gastar se ainda não desenvolveu o projeto?

Não precisa disso. Você pagaria por hora para um músico compor uma letra? E para um pintor pintar sua casa?

Então como é que sabe quanto poderá custar o projecto? Atira um dado e tem o preço? Ou faz, e no fim é que vê o preço e depois o cliente não quer?
Ninguém está a falar de pagar por hora mas sim fazer previsão de custos.
Se eu fosse ter com um músico para me compor uma letra, de certeza que ele iria pensar… normalmente demoro 3 dias a compor uma letra e pretendo ganhar x por dia e aí me diria que me iria custar 3x e eu aceitava ou não.

S

Gente, sistema de contas a pagar é tão difícil assim, para que eu não consiga estimar um custo?

Senão, como o amigo falou, vou atirar um dado e ver quanto que vou vender? Eu acho que não estou exagerando em estimar 3 meses para o projeto, tendo em vista que os processos já são conhecidos para esse sistema, então eu só precisarei adaptar às regras de negócio da empresa.

Eu penso assim. Tem alguém que pensa diferente?

B

pmlm:

Então como é que sabe quanto poderá custar o projecto? Atira um dado e tem o preço? Ou faz, e no fim é que vê o preço e depois o cliente não quer?
Ninguém está a falar de pagar por hora mas sim fazer previsão de custos.
Se eu fosse ter com um músico para me compor uma letra, de certeza que ele iria pensar… normalmente demoro 3 dias a compor uma letra e pretendo ganhar x por dia e aí me diria que me iria custar 3x e eu aceitava ou não.

O único jogo de dados aqui é dizer que o projeto vai durar X horas sem ter desenvolvido.

O preço em si depende de conhecer seu cliente e o máximo que ele está disposto a pagar pelo produto.

Criado 30 de março de 2012
Ultima resposta 30 de mar. de 2012
Respostas 10
Participantes 5