Estou começando a linguagem Java2, estou com duvida sobre static e void to muito confuso!

14 respostas
renanmoraes

ola pessoal! espero que possam ajudar um novato na area de programação:

estou com duvidas sobre static, void e args:
static já sei que é uma variavel de classe que é declarada dentro da classe… minha duvida é o seguinte:

public static void main (String[] args)
não consigo compreender essa linha. se eu tirar o static deichando public void main da pau porque?
não sei o que é void, muito menos args?
public é visivel dentro e fora da classe blz.

agora esse static void e args não entendo to muito confuso.

se alguem puder dar uma luz as minhas duvidas fico grato.

valeu pela atenção pessoal! :lol:

14 Respostas

felipe_gdr

void quer dizer que o método não retorna nada.

args é o nome do parâmetro, se vc trocar por qualquer outra coisa funciona
normalmente.

V

existe a classe (abstrato) e o objeto (real)

o static faz com que a variavel, metodo ou constante possa ser acessado tambem atraves do nome da classe e não somente atraves de uma instancia dessa classe
tambem pode se declarar um bloco de comandos antes do construtor com a palavra static afim de que este bloco seja executado assim que a a classe entra em execução pela JVM, tipo um evento form load

ex: Math.PI atraves da classe Math nos acessamos a constante 3,14

static  {

//implemente seu codigo

}
V

void é um tipo de retorno como qualquer outra classe ou tipo primitivo que vc defina como tipo de retorno para um metodo
void indica que o metodo retorna nada
no caso do metodo main não poderia ter outro tipo de retorno pois o main é um metodo especial, é o principal, aJVM procura por ele para saber o que fazer ao executar a classe

V

o metodo main recebe um array de Strings
sabe quando vc digita “java seuprograma” para ver a execução la no dos
então vc pode digitar “java seuprograma parametro1 parametro2”
dai la no seu codigo vc faz

String param1 = arg[0]; String param2 = arg[1];