Estou começando com Java, que ferramentas indicam?

Bom dia pessoal,

Estou querendo aprender Java, noto que tem muitas opções de ferramentas, frameworks, técnicas para estudar… Hibernate, NetBeans, Eclipse, JCreate, JBuilder, OpenSwing, Struts, JBoss, Jasper, vReport, etc.

O que vocês me sugerem de ferramentas gratuitas, componentes, plug-ins que agilizam o desenvolvimento ? para:
desenhar telas
acessar banco de dados ( qualquer um que seja free )
desenvolvimento simples de um pequeno sistema (estoque/faturamento/financeiro ou agenda como aprendizado) desktop em Windows
desenvolver relatórios
validar tudo que for digitado nas janelas
1 a 10 usuários em simultâneo

Tenho instalado no Windows XP:
NetBens 6.7.1
OpenSwing 2.1.2

Se vc quer desenhar telas, vc ja tem o NetBeans instalado.

Entretanto, seria legal vc pegar o conceito… o eclipse ajudaria mais nesse sentido.

E antes de aprender a fazer telas… vai pro básico mesmo… if, else, for, while, case e me arrisco ate dizer pra aprender orientação a objetos antes de tudo.

Java é uma linguagem poderosíssima que nao te da tanto controle sobre a maquina como o C++ mas que, se bem usada, pode lhe render aplicações fantásticas.

ok?

Notepad do Windows… não estou brincando :stuck_out_tongue:

Se vc nao sabe nada de java ou de programação é melhor começar por ele e compilar via linha de comando…

arbaco!

Bom… eu não faço muito tempo que mexo com Java…
Sou Iniciante tambem

Comecei no Netbeans… mais Mudei pro Eclipse…
uso Hibernate tbm

Mas essas coisas de qual ferramenta usar… é meio complicado de falar… pois cada um tem um gosto…
tem gente que trabalha faz anos com uma ferramenta…e tem outros que não gostam muito de mexer na mesma

tbm sugiro aprender um pouco sobre orientação

[quote=andrerios]Notepad do Windows… não estou brincando :stuck_out_tongue:

Se vc nao sabe nada de java ou de programação é melhor começar por ele e compilar via linha de comando…

arbaco![/quote]

tb acho!