[quote=Eric.Developer]Bom dia pessoal,
Estou querendo aprender Java, noto que tem muitas opções de ferramentas, frameworks, técnicas para estudar… Hibernate, NetBeans, Eclipse, JCreate, JBuilder, OpenSwing, Struts, JBoss, Jasper, vReport, etc.
O que vocês me sugerem de ferramentas gratuitas, componentes, plug-ins que agilizam o desenvolvimento ? para:
desenhar telas
acessar banco de dados ( qualquer um que seja free )
desenvolvimento simples de um pequeno sistema (estoque/faturamento/financeiro ou agenda como aprendizado) desktop em Windows
desenvolver relatórios
validar tudo que for digitado nas janelas
1 a 10 usuários em simultâneo
Tenho instalado no Windows XP:
NetBens 6.7.1
OpenSwing 2.1.2[/quote]
Voce esta comecando na area?
Nada melhor como estudar o conceito de orientacao a objetos antes de colocar a mao na massa!!
Depois estude estrutura da linguagem! Conceitos de For, While, DoWhile, For-Each…
Todo o conceito de OO antes de comecar a meter a mao na massa… Vai te ajudar mto mais pra frente!
E depois creio que seja melhor trabalhar no eclipse e aprender a fazer janelas na mao…
Pois tu tem como saber aonde ta tal coisa… aonde devo mexer pra funcionar isso e aquilo!!
Eh a melhor escolha… o que vai te tomar um tempinho!!
Dps aprenda conforme a sequencia… JDBC… Entenda seus conceitos para dps usar um framework pra te ajudar nesta questao! Sempre comece de baixo para dps avancar e utilizar algo que te “facilite” teu trabalho! Pois se nao sabe usar as coisas no basico, que dira no avancado?!