Estou começando com Java, que ferramentas indicam?

Bom dia pessoal,

Estou querendo aprender Java, noto que tem muitas opções de ferramentas, frameworks, técnicas para estudar… Hibernate, NetBeans, Eclipse, JCreate, JBuilder, OpenSwing, Struts, JBoss, Jasper, vReport, etc.

O que vocês me sugerem de ferramentas gratuitas, componentes, plug-ins que agilizam o desenvolvimento ? para:
desenhar telas
acessar banco de dados ( qualquer um que seja free )
desenvolvimento simples de um pequeno sistema (estoque/faturamento/financeiro ou agenda como aprendizado) desktop em Windows
desenvolver relatórios
validar tudo que for digitado nas janelas
1 a 10 usuários em simultâneo

Tenho instalado no Windows XP:
NetBens 6.7.1
OpenSwing 2.1.2

Se vc quer desenhar telas, vc ja tem o NetBeans instalado.

Entretanto, seria legal vc pegar o conceito… o eclipse ajudaria mais nesse sentido.

E antes de aprender a fazer telas… vai pro básico mesmo… if, else, for, while, case e me arrisco ate dizer pra aprender orientação a objetos antes de tudo.

Java é uma linguagem poderosíssima que nao te da tanto controle sobre a maquina como o C++ mas que, se bem usada, pode lhe render aplicações fantásticas.

ok?

Notepad do Windows… não estou brincando :stuck_out_tongue:

Se vc nao sabe nada de java ou de programação é melhor começar por ele e compilar via linha de comando…

arbaco!

Bom… eu não faço muito tempo que mexo com Java…
Sou Iniciante tambem

Comecei no Netbeans… mais Mudei pro Eclipse…
uso Hibernate tbm

Mas essas coisas de qual ferramenta usar… é meio complicado de falar… pois cada um tem um gosto…
tem gente que trabalha faz anos com uma ferramenta…e tem outros que não gostam muito de mexer na mesma

tbm sugiro aprender um pouco sobre orientação

[quote=andrerios]Notepad do Windows… não estou brincando :stuck_out_tongue:

Se vc nao sabe nada de java ou de programação é melhor começar por ele e compilar via linha de comando…

arbaco![/quote]

tb acho!
eu comecei assim e até hj as vezes faço pra treinar
desse forma vc fica totalmente independente de qualquer IDE, isto é o ideal!

Cara… Experiencia propria:

PEGA MUITA TEORIA

Comecei na area… e fui meio q enrolando e tal… e agora senti a necessidade de voltar a estaca zero, e fazer tudo do inicio…

Como eu conhecia o C, pensei q só era pegar o macete do Java e tal… Mas aí q eu caí na arapuca…

Pega o Eclipse e vai desenhar tela cara… vai apanhar q vc aprende mais.,… Pq o netbeans é mais facil e te facilita mais a vida…

E vai começando com Swing… Depois Java WEB… Depois Struts, hibernate

Abraço e boa sorte!!!

arbaco![/quote]
Notepad eu acho grotesco de mais… um Notepad++ ainda vai. :slight_smile:

[quote=Eric.Developer]Bom dia pessoal,

Estou querendo aprender Java, noto que tem muitas opções de ferramentas, frameworks, técnicas para estudar… Hibernate, NetBeans, Eclipse, JCreate, JBuilder, OpenSwing, Struts, JBoss, Jasper, vReport, etc.

O que vocês me sugerem de ferramentas gratuitas, componentes, plug-ins que agilizam o desenvolvimento ? para:
desenhar telas
desenvolvimento simples de um pequeno sistema (estoque/faturamento/financeiro ou agenda como aprendizado) desktop em Windows
desenvolver relatórios

NetBens 6.7.1
OpenSwing 2.1.2[/quote]

Voce esta comecando na area?

Nada melhor como estudar o conceito de orientacao a objetos antes de colocar a mao na massa!!
Depois estude estrutura da linguagem! Conceitos de For, While, DoWhile, For-Each…
Todo o conceito de OO antes de comecar a meter a mao na massa… Vai te ajudar mto mais pra frente!

E depois creio que seja melhor trabalhar no eclipse e aprender a fazer janelas na mao…
Pois tu tem como saber aonde ta tal coisa… aonde devo mexer pra funcionar isso e aquilo!!
Eh a melhor escolha… o que vai te tomar um tempinho!!

Dps aprenda conforme a sequencia… JDBC… Entenda seus conceitos para dps usar um framework pra te ajudar nesta questao! Sempre comece de baixo para dps avancar e utilizar algo que te “facilite” teu trabalho! Pois se nao sabe usar as coisas no basico, que dira no avancado?! :smiley: :smiley:

Eric,

Para quem estar dando os primeiros passos, recomendo o JEliot. Pouco conhecida, essa IDE leve tem um característica única: é capaz de animar, de dar vida, aos algoritmos, o que facilita muito o entendimento de OO. Confira: http://bit.ly/79pbTj.

Abraços,

Antonio Passos

arbaco![/quote]

Eu comecei no notepad mas acho que não é necessário, uma IDE ajuda muito…!

(opinião própria)

[quote=Eric.Developer]Bom dia pessoal,

desenhar telas
desenvolver relatórios

NetBens 6.7.1
OpenSwing 2.1.2[/quote]

Cara estuda orientação a objetos e padrões de projeto, TDD, BDD, DDD, ai sim você vai programar certo, e sem erros de lógica.

Flw

Muitos vão chiar com o q vou dizer, mas…

Comece no Notepad e utilize muito GridBagLayout. Você vai se quebrar mas quando aprender, não vai esquecer mais.

Fernando

[quote=Fernando Generoso da Rosa]Muitos vão chiar com o q vou dizer, mas…

Comece no Notepad e utilize muito GridBagLayout. Você vai se quebrar mas quando aprender, não vai esquecer mais.

Fernando[/quote]
Não é questão de chiar ou não, mas GridBagLayout?!? :smiley:

Bom dia pessoal,

obrigado pelas respostas, mas… me refiro a sugestões de quem já usou “ferramentas, RAD, IDE, frameworks, componentes, plug-ins”, tendo o mínimo de um “ambiente de desenvolvimento integrado para Desktop”, ou seja, gerando telas, menus, browse, acesso aos eventos, conexão com bancos de dados e relatórios, com o simples propósito a que descrevi no inicio.

Notepad é indispensável quando se esta começando aprender lógica, if, while, vetores, etc, ou pequenos ajustes sem precisar do ambiente, nunca para desenvolver sistemas produtivamente.

Java tem muita coisa separada para ser estudada, Hibernate, Struts, etc, etc, imagino que para o desenvolvimento de um sistema pequeno, desktop, windows… tenha algo mais objetivo e integrado, algo semelhante ao Lazarus (opensource, multiplataforma, quase identico ao Delphi, também possui diversos componentes).

Quer aprender Java? Leia essas apostilas que vai ajudar muito (ao menos as duas primeiras, na ordem em que aparecem).

Quer fazer programas Desktop sem aprender Java? Baixe e instale o Netbeans, saia arrastando os componentes e tente fazer a lógica do programa, pedindo ajuda no fórum e fuçando na Internet (nada recomendado).

amigo obrigado, como descrevi, já tenho o NetBeans + OpenSwing.

me refiro a sugestão de um “conjunto” para montar um mínimo de ambiente produtivo e integrado, e não sugestões isoladas, os códigos estudo depois, tenho muito e muitos materiais, livros, videos.
Com tantas opções de ambientes, ferramentas, etc… então queria me basear em experiencia de outros que “já utilizam profissionamente”.

[quote=marcobiscaro2112]Quer aprender Java? Leia essas apostilas que vai ajudar muito (ao menos as duas primeiras, na ordem em que aparecem).

Quer fazer programas Desktop sem aprender Java? Baixe e instale o Netbeans, saia arrastando os componentes e tente fazer a lógica do programa, pedindo ajuda no fórum e fuçando na Internet (nada recomendado).[/quote]

Cara, eu tambem estou começando em Java…

E para aprender realmente eu aconselho o Crimson…

O Notepad do Windows é uma opção boa, mas no Crimson voce pelo menos compila nele mesmo.

Me ajudou bem mais que o Notepad…

Eu utilizo MyEclipse desde que começei a trabalhar com Java. MyEclipse tbm possui editor visual(Matisse) e não vejo problema algum referente ao aprendizado, é justamente ao contrário.

Referente ao “notepad”…
Trabalho a mais de 1 ano com java, nunca compilei um codigo por linha de comando, eu não sinto falta…

abraço

[quote=renamed]Se vc quer desenhar telas, vc ja tem o NetBeans instalado.

Entretanto, seria legal vc pegar o conceito… o eclipse ajudaria mais nesse sentido.

E antes de aprender a fazer telas… vai pro básico mesmo… if, else, for, while, case e me arrisco ate dizer pra aprender orientação a objetos antes de tudo.

Java é uma linguagem poderosíssima que nao te da tanto controle sobre a maquina como o C++ mas que, se bem usada, pode lhe render aplicações fantásticas.

ok?[/quote]

Concordo contigo…

Acho que para aprender Java, primeiramente tem que saber OO antes de mais nada…parece simples, mas não é tanto assim.
Eu estou começando a trabalhar com Java, uso o NetBeans, porem ainda o Crimson, só por 1 motivo…o Crimson não tras certas coisas prontas como no NetBeans, como por exemplo, getters and setters…
No Crimson ou vc sabe ou não sabe…no Netbeans, basta uns cliques e ele vem pronto pra voce…eu aprende dos 2 jeitos…a fazer manualmente e a trazer pronto…
Antes de saber sobre como trabalhar com poderosas ferramentas como vc citou, eu perfiro primeiro saber mais a fundo sobre a linguagem.
Enfim…só uma opiniao…
:smiley: