Estou começando e apanhando pro java

3 respostas
T

Oi pessoal, sou novo aki no fórum.Como não encontrei nenhuma área de apresentação aki no fórum, estou me apresentando aki. Meu nome é Thiago, tenho 19 anos e to iniciando meus aprendizados em java. Eu trabalho com visual basic e estou entrando no mundo java apenas por curiosidade, já que é uma linguagem bem usada e dinâmica. Só que estou apanhando feio pro java. kkkkk
Comecei com uns aplicativos no próprio bloco de notas do windows. Agora to usando o netbeans 6.7. To até gostando. To com a seguinte dúvida: eu fiz um simples programa de somar dois numeros, mas eu queria tratar erros e não to conseguindo. Se o usuario nao digitar nada no campo ou digitar um caractere que nao seja um numero teria que mostrar uma mensagem. Está mostrando, mas no log em baixo do netbeans aparece um monte de erros. O que são esses erros? Agradeço desde já. O código está abaixo.

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
        Float num1 = null, num2 = null,Resultado;
        try{
            num1 = Float.parseFloat(jTextField1.getText());
            num2 = Float.parseFloat(jTextField2.getText());
        }
        catch (NumberFormatException e) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você não digitou um número.");
            jTextField1.setText("");
            jTextField2.setText("");
            jLabel3.setText("");
        }
        Resultado = num1+num2;
        jLabel3.setText("O Resultado da Soma é: " + String.valueOf(Resultado));
    }

3 Respostas

Eric_Yuzo

Seja bem vindo ao fórum.

Copie os erros que estão aparecendo e poste pra gente poder saber do que se trata.

adriano_si

fala Thiago… Seja bem-vindo meu amigo.

Cara, você tratou os erros de uma possível entrada não numérica dos valores…

Vamos supor que por um acaso eu entre com um valor não numérico, você trata, se recuperou legal, mas logo abaixo você faz um valueOf() de um Resultado que vai receber a soma de num1 + num2, ou seja, 2 números que estão setados com o valor null (ou pelo menos um deles)…

Precisa melhorar seu algoritmo…

Abs []

AndreSorge

TurboThiago Boa Noite!!!

seja bem vindo ao forum…

Para tratamentos de erro em Java você utiliza um bloco chamado de try/catch dentro do bloco try você coloca a logica do programa, e no bloco catch é as exceções esperadas. Dentro do catch você pode capturar a exceção e manipular da maneira que você achar mais conveniente.

Exemplo:

int numero = 0;
boolean continua;

public void testaExcecao(){
             while (continua){
                           try{
                                   numero = Integer.parseInt (JOptionPane.showInputDialog("Digite um número: ")); // A variável numero irá receber alguma coisa, e image que essa coisa seja uma Letra.
                                   continua = false; //Em quando o usuário não digitar corretamente, o programa não sai desse Pop-Up
                            }catch(NumberFormatException e){ //Direto o Java irá cair nesta exceção, pois a variável está esperando um INT e o usuário passou um ALFANUMERICO.
                                    JOPtionPane.showMensageDialog("Você erro, digite um número");
                            }catch(Exception e){ //Tratamento de exceções não esperadas, toda exceção que você não tratar irá cair nesta exceção, MAS isso não é muito legal de se fazer, pois o mais recomendado, é que se trate todos os possiiveis erros com as suas devidas exceções.
                                    JOptionPane.ShowMensageDialog("Um erro inesperado ocorreu");
                            }
               }
}

entendeu?, espero ter ajudado, mas caso ainda persista a dúvida, poste ai…

abrações, e Boa Sorte!

Criado 25 de outubro de 2010
Ultima resposta 25 de out. de 2010
Respostas 3
Participantes 4