Estou começando e apanhando pro java

3 respostas
T

Oi pessoal, sou novo aki no fórum.Como não encontrei nenhuma área de apresentação aki no fórum, estou me apresentando aki. Meu nome é Thiago, tenho 19 anos e to iniciando meus aprendizados em java. Eu trabalho com visual basic e estou entrando no mundo java apenas por curiosidade, já que é uma linguagem bem usada e dinâmica. Só que estou apanhando feio pro java. kkkkk
Comecei com uns aplicativos no próprio bloco de notas do windows. Agora to usando o netbeans 6.7. To até gostando. To com a seguinte dúvida: eu fiz um simples programa de somar dois numeros, mas eu queria tratar erros e não to conseguindo. Se o usuario nao digitar nada no campo ou digitar um caractere que nao seja um numero teria que mostrar uma mensagem. Está mostrando, mas no log em baixo do netbeans aparece um monte de erros. O que são esses erros? Agradeço desde já. O código está abaixo.

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
        Float num1 = null, num2 = null,Resultado;
        try{
            num1 = Float.parseFloat(jTextField1.getText());
            num2 = Float.parseFloat(jTextField2.getText());
        }
        catch (NumberFormatException e) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você não digitou um número.");
            jTextField1.setText("");
            jTextField2.setText("");
            jLabel3.setText("");
        }
        Resultado = num1+num2;
        jLabel3.setText("O Resultado da Soma é: " + String.valueOf(Resultado));
    }

3 Respostas

Eric_Yuzo

Seja bem vindo ao fórum.

Copie os erros que estão aparecendo e poste pra gente poder saber do que se trata.

adriano_si

fala Thiago… Seja bem-vindo meu amigo.

Cara, você tratou os erros de uma possível entrada não numérica dos valores…