Estou estudando a coisa certa?

Pessoal,

creio que seja bem ridícula essa minha pergunta mas… é melhor ser tolo por 5 minutos que permanecer tolo pelo resto da vida.
Enfim…

Estou estudando o livro “JAVA COMO PROGRAMAR”.
Estou aprendendo direitinho, estou no capítulo 3, vendo classes, métodos, etc.

Minha intenção é programar para web, mas até agora não vi nenhum exemplo que rode num brownser.

Estou estudando a coisa certa? O livro é pra web?

Por favor, me dêem uma luz aí que estou desesperado tentando aprender Java pra web.

Obrigado.

De fato, o livro é bem extenso, mas eu sempre digo: lembra-se da matemática (argh) ? antes de calcular logaritmos, você precisa aprender a multiplicar. É mais ou menos a mesma coisa.

Em particular, esse livro é realmente extenso demais, e você pode até pular várias partes dele; mas se você puder (e tiver tempo), estude-o direito, para que você não faça várias bobagens mais tarde.

Esse livro vai te ensinar Java SE, para desktop, acho que tem algum capitulo para web, não me lembro.

Agora, não adianta vc querer colocar o carro na frente dos bois. Pra programar java pra web, vc tem que saber programar java, e esse livro vai te ensinar isso.

Se vc está achando o livro maçante, segue estas apostilas:

http://www.caelum.com.br/apostilas/

primeiro a fj-11, depois a fj21 e fj28.

NÃO PULE A PRIMEIRA APOSTILA!!!

Acredite, vaio fazer falta quando vc mais precisar (nas entrevistas, por exemplo)

Não conheço o livro que você está lendo, mas a dica é:

Aprenda Java. Independente da plataforma para a qual você vai desenvolver depois, o básico é o básico e você precisa conhecer.

Depois que você vencer o início, você se especializa na área que você quer.

Nus!

Valeu d+ galera.

Agora eu estou entendendo como funcionam as coisas.

Realmente tenho que aprender Java para depois escolher pra que quero programar.

Muito obrigado a ajuda de todos!

Core java é um livro muito bom.
tanto o fundamentos quanto o avançado.

[quote=Mr_Arthur]Core java é um livro muito bom.
tanto o fundamentos quanto o avançado.[/quote]
Tabém recomendo!!!
vlw

Mas de qualquer forma, você precisa entender os conceitos de java para programar para web. Então, vale a pena sim continuar estudando esse livro.

[quote=gsalcantara]Pessoal,

creio que seja bem ridícula essa minha pergunta mas… é melhor ser tolo por 5 minutos que permanecer tolo pelo resto da vida.
Enfim…

Estou estudando o livro “JAVA COMO PROGRAMAR”.
Estou aprendendo direitinho, estou no capítulo 3, vendo classes, métodos, etc.

Minha intenção é programar para web, mas até agora não vi nenhum exemplo que rode num brownser.

Estou estudando a coisa certa? O livro é pra web?
[/quote]

Não existem livros para web.
Se vc quer programar em java para web primeiro vc precisa saber programar. depois precisa saber programar em java e por fim vc precisa entender a Servlet API o funcionamento de um web container o protocolo HTTP e HTML. Isso é o minimo. Para desenvolver software web vc irá precisar ainda conhecer CSS, javascript e como construir suas taglibs.

o livro Guia do Programador do Peter Landl Jr é muito bom para quem é iniciante, vale a pena dar uma olhada, pois mostra toda a parte de orientação a objeto, e inclui servlet e jsp.

Mas uma dica, é que nenhum livro vai te ensinar a programar, mas se você ler alguns livros, tutoriais ou apostilas sobre um mesmo tema, te ajudará a abstrair melhor as idéias, porque o que falta num material, um outro complementa, mas você precisa praticar e entender os conceitos, pois aí você vai enterder muita coisa que os materiais não conseguem transmitir.

Tu ja manja de OO??
Ja tem os conceitos basicos da linguagem?

Se sim!! Parta para a parte de web em java!

Se nao… reforce seus conceitos de OO bastante!! e estude conceitos basico da linguagem!
=)

O negócio é estudar e praticar!!!
vlw

[UMC] “…O negócio é a prática…” = FATO!

[diegopctba] “…nenhum livro vai te ensinar a programar…” = FATO

[romarcio] “Mas de qualquer forma, você precisa entender os conceitos de java para programar para web. Então, vale a pena sim continuar estudando esse livro.” = FATO

Com certeza tenho percebido isso mesmo que vcs me disseram.

O problema é que o livro é muito grande, alguem falou isso aqui e não achei quem, e está certíssimo. Pra quem quer aprender rápido vai ter que penar um pouco com o livro.

De fato deve-se procurar apoio de outros materiais, como as apostilas da Caelum, como também disseram acima.

Muito obrigado a atenção de todos!

de nada !!!
Boa sorte nos estudos!!!
vlw
abs

Minha opnião:

Compre os livros Java: Use a Cabeça e Java: Use a Cabeça - JSP & Servlets e leia-os nesta ordem.

No mais é prática…com frameworks e talz…mas só depois que você já sabe a base.

O livro Java Como Programar tem bastante conteúdo mas eu achei ele um livro muito cansativo, meio mecânico. Na séria Use a Cabeça a leitura chega até a ser divertida e ajuda a fixar bem os conceitos. Você poderia usar o Java Como Programar mais à carater de consulta quando precisar de algo específico.

Flw

[Foxlol] Cara, meu professor tem a mesma opinião que você. E realmente acho certo.

Um livro muito bom para começar é o Java - Use a Cabeça, bem melhor(Facil entendimento e mais curto) para começar. Mas se você está conseguindo aprender legal com o livro atual, não vejo motivo para comprar outro…

Infelizmente livros no Brasil são caros… há algumas estratégias se vc nao tem recursos…

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=6

[quote=renamed]Infelizmente livros no Brasil são caros… há algumas estratégias se vc nao tem recursos…

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=6
[/quote]
Não só livros tanta coisa!!!
Mais vale a pena!!!
vlw

Bem, os livros são caros mesmo.

Com o tempo pretendo ler todos.

Uma dica para quem está com o mesmo problema que eu ( dica do mario.fts): estude as apostilas da Caelum.

Estou aprendendo muuuuuito por elas, são simples e os exemplos são do nosso dia a dia, facilitando assim o aprendizado.