Estou Iludido ou não? Estudos Java e SCJA & SCJP

Ola galera, gostaria da opinião de vocês sobre um assunto, então, vejo muita gente dizendo que Java é uma linguaguem dificil, que não se deve inicar por ela e tals, vejo o comentario das pessoas eu tiraram a certificação, as que não tiraram e tals, dai fico me perguntando se estou no caminho correto.
Primeiro, ate agora aprendi tudo sozinho com os livros que baixo da net, meu primeiro contato com Java acho que ta com mais ou menos 1 ano, 1 ano e meio, mas faz aproximadamente uns 4 meses que tenho estudado Java pra valer, todos os dias, estou terminando de ler meu segundo livro, o Deitel 6ª e e, paralelo estou lendo o Java Generics and Collections e depois dele pretendo ler o Core Java Volume I e II, depois o Effective Java, Professional Java JDK 6 Edition e por fim livros para certificação, como o da kathy que todos sempre comentam… eu sempre to fazendo alguns simulados, como o trial do whizlabs, o MasterExam e http://www.javacertificate.com/, no ultimo eu ate que me saiu na media nos conteudos que já estudei, tipo uns 60%… então, tudo isso pq estou querendo terminar o ano com a SCJA e SCJP, to querento tentar a SCJA la para junho, agosto, e a SCJP la para o final do ano.
Então, gostaria de saber se estou no caminho certo e que se continuar assim vou conseguir chegar a ser um programador Java e obter essas duas certificações ainda nesse ano ou estou iludido, que devo procurar um curso ou coisa do tipo e que leva alguns anos para conseguir as certificações.
Descupas se não poster na sessão correta

SCJA é desperdício se você já for SCJP.

Até!

Meu conselho é que estude para SCJP… A prova não é tão complexa quanto as pessoas falam…

E não é nescessário fazer curso para isso, é lógico se quiser aprender um pouco mais um cursinho ajuda, mais com dedicação e diciplina dá pra tirar a SCJP em dois meses de estudo…

Eu tmb acho q é melhor a SCJP, agora cada pessoa aprende melhor de um jeito, eu mesmo aprendo muito mais facil se pagar um curso e ir nas aulas todo dia, mais tenho amigos q so comprando um livro bom se vira sozinho. acho que depende da sua dedicação e motivação.

Olá pablofaria,
Tbém pretendo tirar a SCJP, depois que aprender um pouquinho de J2EE. Dois meses de estudo, mas quantas horas de estudo diárias? Inclui tbém finais de semana?

Abraços :wink: