Eu tenho que desenvolver um sistema via web de call-center, mas estou em duvida do que criar!!
Eu uso o JBuilder para desenvolvimento!
Eu não sei o que devo criar:
Web application?
Applet?
Servlet?
Bom, voce pode criar qualquer um dos 3, ou os 3. Antes de mais nada voce precisa projetar a aplicacao, definir as telas, o que o usuario quer de funcionalidade, como ele quer ec… Ai sim voce pode comecar a pensar em codigo. Por exemplo, voce pode processar as requisicoes com Servlet, fazer a interface grafica com JSP ( ou melhor, com o Velocity ) e assim por diante.
Programacao pra web nao tem complexidade, mas eh necessario conhecer o funcionamento dela pelo menos, senao fica um pouco complicado.
Rafael
C
Carlos_H
Acredito que não seja assim taaaaaaao simples Rafael , desenvolver aplicações web pequenas é uma coisa, mas para fazer aplicações maiores, é tão ou mais complicado quando projetos de software desktop, principalmente porque deve-se levar em consideração diversos aspectos extras como o servidor de aplicações.
O ideal é estar familiarizado com a estrutura e a especificação JSP/Servlets pois aí você pode tomar decisões acertadas sobre o que usar e quando, que podem te ajudar e facilitar muito no futuro
Basicamente, você deve buscar informações sobre Servlets e JSPs (pois estes dois estão intimamente ligados)
Bons estudos!
Bani
O Siebel 7 é um sistema para call center que tem uma grande integração com Java, possuindo um thin client totalmente web.
Claro que ninguém deve estar esperando que você faça um Siebel, mas talvez seja interessante você dar uma olhada para tirar umas idéias.
Rafael_Steil
“Carlos H”:
Acredito que não seja assim taaaaaaao simples Rafael ,
Eu descrevi as acoes basicas, bem por cima. Eh a mesma coisa que MVC, por exemplo… a especificacao do pattern eh simplissima, mas implementar sao outros quinhentos. Foi uma ideia assim que estava me referindo.
Depois, tudo eh uma questao de ponto de vista… grande ou pequena, tudo depende da experiencia do programador com projetos.
Rafael
C
Carlos_H
Com certeza, concordo com você Rafael!
Apenas escrevi o que escrevi pelo fato de nosso colega Du Hast ter afirmado não conhecer programação para web. Isto obriga um desenvolvedor que só tenha trabalhado com aplicações desktop por exemplo, a correr atrás de muita informação para fazer um projeto bem desenvolvido Implementar um design pattern como MVC em uma aplicação desktop é diferente de implementá-lo em uma aplicação web por exemplo, apesar de os principios continuarem os mesmos
Bom, vou ficando por aqui
Abraços!
Guilherme_Silveira
dicas simples:
applets -> roda no cliente, ele precisa ter uma java virtual machine rodando “atras” do browser e downloadar as classes. as conexoes a outras maquinas sao limitadas. o gui eh todo em swing (ou awt ou o q vc usar) entao possui mais flexibilidade do q html
servlets/jsp -> roda no servidor, o cliente soh precisa de um browser, “sem” limitacoes as conexoes com outras maquinas (a nao ser q vc feche seu firewall neh!) e com limitacoes na GUI (uma vez que eh tudo html)
web app -> conjunto de servlets/jsp/e outros