Estou muito velho para tentar uma Federal? Ou devo optar por uma particular?

Bem pessoal, estou com 18 anos, perdi 2 anos da minha vida sendo um garoto retardado no Col, fiz o Enem esse ano, mas tenho certeza que provavelmente zerei a redação por nervozismo(e também estava com princípio de convulsão). Eu me sinto velho para tentar federal, ano que vem estarei com 19 anos, e se eu não passar na UERJ, ou no Enem ano que vem sei la, me sinto perdido.

Queria tentar Ciencias da Computação ano que vem na UERJ, ou Ciências da Computação na UFRJ pelo Enem, ou Sistemas de Informação pela UNIRIO.

Olha meu caro velho você não está, eu estou com 35 anos e estou cursando Automação Industrial em uma Federal IFSP, então só basta você querer. Viu como você não esta velho e pretendo fazer Pós e Mestrado. e não importa a idade que eu estiver eu quero adquirir conhecimento. Isso que move o ser Humano .

Ta velho nada, querendo estudar não tem idade, eu estou com 18 anos e cursando ciências da computação, tenho muitos amigos que já tem 20~25 anos e fazem esse mesmo curso comigo.

Não, você é extremamente novo. Está só um ano atrás de quem entrou atrasado no colégio.

O fato de você já ter reconhecido que perdeu tempo por panaquice é um ótimo sinal.
Tem muitos alunos que são retardados na faculdade inteira, e só vão perceber a besteira no mercado de trabalho.

[quote=ViniGodoy]Não, você é extremamente novo. Está só um ano atrás de quem entrou atrasado no colégio.

O fato de você já ter reconhecido que perdeu tempo por panaquice é um ótimo sinal.
Tem muitos alunos que são retardados na faculdade inteira, e só vão perceber a besteira no mercado de trabalho.[/quote]

Muito obrigado cara pessoal, isso ta tirando um peso de minhas costas, eu estou pensando em voltar a aprender a programação e estudar para o Vestibular do Ano que vem, tenho amigos que já estão na Faculdade, e eu aqui ainda parado sem nada. Vou tentar entrar num programa do Jovem aprendiz, conseguir emprego, pagar um Cursinho e ver se consigo entrar numa federal. :slight_smile:

Outra coisa. Idade não é motivo para escolher entre uma Federal e uma particular. O ideal é pesar as vantagens e desvantagens de cada um.
É claro que isso varia de região para região. Aqui na minha a diferença é:

Particular:
a) Sem greves;
b) Vestibular mais fácil;
c) Professores não faltam aula;
d) Melhor infra-estrutura de laboratórios, biblioteca e salas de aula;
e) Aulas costumam a se concentrar num turno só.

Federal:
a) Sem custo;
b) Melhores possibilidades de bolsa;
c) Colegas mais inteligentes.

Eu, se puder, pagarei para todos os meus filhos fazerem particular.
Aqui temos ótimas faculdades particulares, com um nome tão bom ou equivalente ao da UFPR (como o caso da PUCPR).
Em algumas regiões, o nome da Federal é uma vantagem significativa.

[quote=ViniGodoy]Outra coisa. Idade não é motivo para escolher entre uma Federal e uma particular. O ideal é pesar as vantagens e desvantagens de cada um.
É claro que isso varia de região para região. Aqui na minha a diferença é:

Particular:
a) Sem greves;
b) Vestibular mais fácil;
c) Professores não faltam aula;
d) Melhor infra-estrutura de laboratórios, biblioteca e salas de aula;
e) Aulas costumam a se concentrar num turno só.

Federal:
a) Sem custo;
b) Melhores possibilidades de bolsa;
c) Colegas mais inteligentes.

Eu, se puder, pagarei para todos os meus filhos fazerem particular.
Aqui temos ótimas faculdades particulares, com um nome tão bom ou equivalente ao da UFPR (como o caso da PUCPR).
Em algumas regiões, o nome da Federal é uma vantagem significativa.[/quote]

Bem aqui em RJ. UFRJ e UFF tem peso gigantesco, mas ficam longe. A única perto é a UERJ que ainda está aderindo ao Vestibular tradicional.

Aqui perto de casa tem Faculdades particulares não renomadas como a PUC ou FGV. Mas que são de nível mediano.
Eu irei ano que vem ter um emprego no Jovem aprendiz. E penso se não zerar na Redação do Enem(por que acho que fugi do tema). Utiliza-la para consegui desconto numa particular daqui e pagar o resto. Eu sou bom eu autodidatismo. Não ligo em fazer um Tecnólogo e o resto da Teoria aprender sozinho, na raça.

Você me recomendaria o que? Pagar um Cursinho Pré e tentar a UERJ fazendo Ciências da Computação(4 anos), ou Tentar uma Particular(Faculdade CCAA) que é mediana e fazer Analise e Desenvolvimento de Sistemas(2 anos e meio) e aprender a parte teórica por fora?

Independente se é particular ou federal, pegaria um curso de no mínimo 3 anos.

Não considero nem a PUC-Rio (criadora da linguagem Lua), nem a FGV medianas. Pelo menos, a fama delas chega até aqui no Paraná.

[quote=ViniGodoy]Independente se é particular ou federal, pegaria um curso de no mínimo 3 anos.

Não considero nem a PUC-Rio (criadora da linguagem Lua), nem a FGV medianas. Pelo menos, a fama delas chega até aqui no Paraná.[/quote]

Você entendeu errado: “Aqui perto de casa tem Faculdades particulares não renomadas como a PUC ou FGV.”

Eu disse de faculdades não renomadas COMO a PUC ou FGV. EU disse que as duas são renomadas(e claro que não tenho nenhuma condições de pagar um curso delas). E que só tem de niveis medianos e algums de fundo de quintal, aqui perto

E esse curso que eu me referi http://www.faculdadeccaa.com.br/cursos/graduacao-tecnologica/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas
É 2 anos e Meio. Ele não é caro e a Faculdade é Mediana. É perto de casa e de turno de noite(turno bom, trabalho de dia e estudo anoite).

Ah, entendi, você quis dizer:
“Aqui em casa não tem faculdades renomadas como a PUC ou a FGV.”

Nesse caso, melhor estudar para a Federal.
Especialmente se você se sentir confiante que irá passar no vestibular caso estude mais um ou dois anos no cursinho.

No caso dessa particular, informe-se como está a empregabilidade aí na sua região, sobre a possibilidade futura de mestrado, etc…

Cara, nada a ver esse papo de que está velho…

Se você tem vontade vai e faz! Se você estudar com vontade e entusiasmo vai começar a se envolver em projetos e tudo mais, vai ter vontade de todo dia colocar em prática o que está aprendendo, e vai evoluir muito rápido.

O importante hoje em dia não é idade, mas sim vontade! Quando se tem vontade se faz tudo, o resto é resto…

• se você tem inglês avançado, VOCÊ ESTA NOVO SIM

• se você não tem inglês, VOCÊ ESTA FICANDO VELHO

mais fique tranquilo, somente 10% (sem fonte) ou menos da população brasileira tem ingles nessa idade.

apesar do numero ser bem pequeno, 90% (sem fonte) das boas multinacionais para se trabalhar exigem inglês de estagiários.

com sua idade há pessoas trabalhando como estagiário ganhando mais do que eu.

eu e muitos outros estamos em um nivel mediano de profissionais que trilham um caminho em comum.

mais você é um cara novo, e no mercado existe a Elite, os Talentos que quase sempre saem do Brasil.

você deve escolher por onde quer nivelar =)

[quote=douglaskd]- se você tem inglês avançado, VOCÊ ESTA NOVO SIM

• se você não tem inglês, VOCÊ ESTA FICANDO VELHO

mais fique tranquilo, somente 10% (sem fonte) ou menos da população brasileira tem ingles nessa idade.

apesar do numero ser bem pequeno, 90% (sem fonte) das boas multinacionais para se trabalhar exigem inglês de estagiários.

com sua idade há pessoas trabalhando como estagiário ganhando mais do que eu.

eu e muitos outros estamos em um nivel mediano de profissionais que trilham um caminho em comum.

mais você é um cara novo, e no mercado existe a Elite, os Talentos que quase sempre saem do Brasil.

você deve escolher por onde quer nivelar =)[/quote]

Douglas na grade desse curso da particular que citei no Tópico eles dão Inglês em todos os períodos(não sei se é fluente irei pesquisar). será que é uma vantagem?

[quote=Junior94]Bem pessoal, estou com 18 anos, perdi 2 anos da minha vida sendo um garoto retardado no Col, fiz o Enem esse ano, mas tenho certeza que provavelmente zerei a redação por nervozismo(e também estava com princípio de convulsão). Eu me sinto velho para tentar federal, ano que vem estarei com 19 anos, e se eu não passar na UERJ, ou no Enem ano que vem sei la, me sinto perdido.

Queria tentar Ciencias da Computação ano que vem na UERJ, ou Ciências da Computação na UFRJ pelo Enem, ou Sistemas de Informação pela UNIRIO.[/quote]

Velho com 19 anos,tá de brincadeira né??? :smiley: :smiley: :smiley:

Como assim muito velho cara? Eu vou fazer 20 anos no ano que vem e continuo tentando rsrs, o importante é você pegar essa sensação de atraso e usar ao seu favor, se você se acha atrasado tem que estudar o dobro de quem esta “no tempo certo”, se você conseguir usar isso ao seu favor com certeza vai realizar muitas coisas que os “acomodados” ainda não fizeram mesmo no tempo certo.

Claro que todo mundo tem uma realidade, você vai conseguir ficar 4 anos sem trabalhar? De onde vai sair seu dinheiro para finais de semana com namorada… cinema… jogos etc etc, pelo menos aqui nas federais da minha cidade você não costuma ter horários certos com as matérias e sem falar nas greves, a estrutura das federais entre outras coisas, mas e depois de 4 anos você vai estar melhor na particular ou tanto faz? Depois de pensar nesse ponto já da pra ter uma noção do que fazer quanto a universidade.

Boa sorte com a escolha, abraço!

Velho só está quem decide assim. Conheço pessoas acima de 60 que estão estudando para fazer faculdade. [=

Basta você querer e se esforçar. [=

“E cá pra nois” 18 anos velho? pffffff

C tá começando a vida rapaz. ^^

Tenho 25 anos e estou tentando uma federal pelo segundo ano consecutivo. Fique tranquilo.

Depois de bombar na Unicamp e na Fuvest, eu consegui uma bolsa integral na PUC aos 21 anos. O importante é tentar sempre e continuar estudando.

Eu consegui bolsa integral aos 22 anos (7 anos atrás) numa instituição que, à época, acabava de completar seu 7° ano de vida e, justamente, na primeira turma de sistemas de informação.
Dos 60 que começaram, pouco mais de 15 se formaram.
Eu posso dizer que, aos 26, quando concluí, ainda era novo (ainda sou, na verdade, mesmo tendo 29 anos).
Ah, meu inglês não é fluente, mas eu consigo conversar, ler e escrever.
Enfim, o que vale é a tua vontade.
Você começa a se limitar quando aceita que os outros determinem o que vai fazer. Você está completamente limitado quando você mesmo impede que vá atrás dos próprios sonhos.

Você não está velho não, cara. Sei como se sente, entrei na graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 19 anos e já tinha passado por dois cursos totalmente diferentes (Publicidade e Telecomunicações), isso me dava a impressão de que o tempo tava passando e eu tava ficando pra trás. É normal, principalmente por ver seus amigos de mesma idade já com 1~2 anos de curso…

No fim das contas, terminei meu curso superior com 23 anos (esse ano). Não me acho velho hoje porque essa sensação de que “perdi tempo” me fez correr atrás do “tempo perdido” e acredito que conclui bem a minha graduação e agora vejo que muita gente da área é mais velho do que eu e ainda nem concluiu o curso.
Basta você querer e correr atrás que com a minha idade, se bobear, você já vai estar formado e quem sabe se preparando pra um mestrado ou pós-graduação.

Boa sorte nas decisões!