Bom pessoal, como não me foi exigido algo muito complexo no TCC, estou querendo saber se um sistema virtual de diário seria interessante, o que vcs acham?
Notas, faltas, agenda e possivelmente um fórum (JForum), o que acham?
Sugestões? Novas funcionalidade? Tenho de 3 a 4 meses para desenvolver e estou estudando JSF + Hibernate + AJAX. Ainda precisarei documentar o projeto com alguns casos de uso e talvez diagrama de classe. Como podem ver, meu tempo está curto.
Cara gostei de tua ideia.
Pensei ate em fazer a mesma coisa
rsrsrsrsrs :shock: :lol:
Tambem to desenvolvendo um sistema no TCC, o meu é um sistema academico, caso esteja interessado, podemos nos ajudar. :lol:
abraços
não é bem asism tb…
depende de qto tempo por dia vc vai desenvolver o TCC… e da sua facilidade…
tem gente por ai dizendo q não conseguiria desenvolver um jogo usando IA com a jMonkeyEngine…
tinha 6 meses para aprender a usar toda a API e tudo mais…
e não ia ser um projeto pequeno, ia chegar proximo ao The Sims…
passaram 2… estudei tudo e aprendi a usar, jah fiz toda a estrutura do jogo, metade da IA, e estou na metade da GUI…
ainda tenho 4… e falta arrumar detalhes da IA, e fazer a modelagem 3D praticamente…
é tudo uma questão de ponto de vista…
para uns poderia demorar quase 1 ano um projeto simples… para outros apenas alguns meses…
e não acho q um sistema virtual de diario vai dar “tanto trabalho” assim…
Eu estou sem trabalhar e tenho umas 6 horas para me dedicar por dia. A questão é que eu não desenvolvi nada ainda utilizando as tecnologias que citei. E encarei esse desafio, pensando também no mercado de trabalho.
Queria saber se vcs poderiam me dar algumas dicas com relação a esse projeto, se apenas o que eu coloquei como função é suficiente ou se eu poderia incrementar mais algumas coisas pra ficar mais atraente para o pessoal da banca e para as pessoas que estarão no auditório.
Algumas dicas, precauções e etc.
Valeu pelos comentários, se puderem participar mais me ajudarão muito!
[quote=bandrade]Você já disse que o tempo esta curto para um sistema desses, então prá pensar em fazer uma coisa assim?
Em 3 / 4 meses o máximo que você consegue é um modelo de classes e uns casos de uso bem feitos… pq apresentar porcaria não adianta.[/quote]
Por isso estou aqui expondo a minha situação, não quero apresentar porcaria! Rapaz, 4 meses e só dá pra fazer alguns casos de uso? Vc não está equivocado não? Melhor dizendo, acho que nós temos tempos diferentes, eu posso me dedicar 5 a 6 horas por dia.
Pense bastante antes. Vc disse que nunca fez nada com as tecnologias mencionadas, portanto eu diria que vc estudando umas 6 hs por dia, gastaria + ou - 1 mês e meio para ter embasamento para desenvolver alguma coisa. Mas depende muito de vc. Acho que esse negócio de ir aprendendo e fazendo ao mesmo tempo so gera porcariada de código.
Aí sobrariam uns 2 meses e meio para codificar o projeto. Acho meio apertado, mas se vc batalhar muito dá pra sair uma boa TCC.
Pense bastante antes. Vc disse que nunca fez nada com as tecnologias mencionadas, portanto eu diria que vc estudando umas 6 hs por dia, gastaria + ou - 1 mês e meio para ter embasamento para desenvolver alguma coisa. Mas depende muito de vc. Acho que esse negócio de ir aprendendo e fazendo ao mesmo tempo so gera porcariada de código.
Aí sobrariam uns 2 meses e meio para codificar o projeto. Acho meio apertado, mas se vc batalhar muito dá pra sair uma boa TCC. [/quote]
Valeu! Na verdade não sou tão leigo assim, só não produzi ainda nenhum sistema utilizando essas linguagens. Acredito que dá para fazer sim, só não sei se vai dar pra colocar o JForum no projeto.
Estou com dúvidas também na modelagem dos dados, se alguém puder ajudar…
[quote]Valeu! Na verdade não sou tão leigo assim, só não produzi ainda nenhum sistema utilizando essas linguagens. Acredito que dá para fazer sim, só não sei se vai dar pra colocar o JForum no projeto.
Estou com dúvidas também na modelagem dos dados, se alguém puder ajudar…[/quote]
Se vc não é totalmente leigo já facilita um bocado. A opinião que te dou então, desenvolva o projeto e deixe o JForum como um plus. Nem pense nele por enquanto (visto que ele pode ser um projeto totalmente desvinculado), e se sobrar tempo vc “mete as caras” nele. Quanto a modelagem, primeiro faça uma boa descrição do sistema, delimite seu escopo e conforme as dúvidas forem surgindo peça opinião pra galera.
Há, e dê uma boa estudada nos design patters, para ajudar a “impressionar” sua bancada. Não que os patterns seja algo fantástico, mas mostra que vc se preocupa com outros aspectos além de fazer simplesmente a aplicação funcionar.
Um amigo meu se propos a fazer a parte da interface gráfica pra mim, com flash e tals. Dá pra eu adaptar essa interface sem muita confusão utilizando as linguagens que citei acima? Se possivel exemplificar…
Cara, de se possivel é !
Mas acredito que já como voce tem alguem pra se preucupar com a parte de Interface Grafica, se preucupa apenas com o codigo !
E tenta fazer uns testes ja envolvendo a interface grafica simples só a nivel de satisfação pessoal ( ajuda muito ) !
[quote=71C4700]Cara, de se possivel é !
Mas acredito que já como voce tem alguem pra se preucupar com a parte de Interface Grafica, se preucupa apenas com o codigo !
E tenta fazer uns testes ja envolvendo a interface grafica simples só a nivel de satisfação pessoal ( ajuda muito ) !
[/quote]
Eu não terei problemas em utilizar o JSF sendo que ele possui algumas tags proprias para a view?