Estou pensando em fazer esse sistema para o TCC

Bom pessoal, como não me foi exigido algo muito complexo no TCC, estou querendo saber se um sistema virtual de diário seria interessante, o que vcs acham?

Notas, faltas, agenda e possivelmente um fórum (JForum), o que acham?

Sugestões? Novas funcionalidade? Tenho de 3 a 4 meses para desenvolver e estou estudando JSF + Hibernate + AJAX. Ainda precisarei documentar o projeto com alguns casos de uso e talvez diagrama de classe. Como podem ver, meu tempo está curto.

Cara gostei de tua ideia.
Pensei ate em fazer a mesma coisa
rsrsrsrsrs :shock: :lol:
Tambem to desenvolvendo um sistema no TCC, o meu é um sistema academico, caso esteja interessado, podemos nos ajudar. :lol:
abraços

Você já disse que o tempo esta curto para um sistema desses, então prá pensar em fazer uma coisa assim?

Em 3 / 4 meses o máximo que você consegue é um modelo de classes e uns casos de uso bem feitos… pq apresentar porcaria não adianta.

não é bem asism tb…
depende de qto tempo por dia vc vai desenvolver o TCC… e da sua facilidade…

tem gente por ai dizendo q não conseguiria desenvolver um jogo usando IA com a jMonkeyEngine…
tinha 6 meses para aprender a usar toda a API e tudo mais…
e não ia ser um projeto pequeno, ia chegar proximo ao The Sims…

passaram 2… estudei tudo e aprendi a usar, jah fiz toda a estrutura do jogo, metade da IA, e estou na metade da GUI…
ainda tenho 4… e falta arrumar detalhes da IA, e fazer a modelagem 3D praticamente…

é tudo uma questão de ponto de vista…
para uns poderia demorar quase 1 ano um projeto simples… para outros apenas alguns meses…

e não acho q um sistema virtual de diario vai dar “tanto trabalho” assim…

Eu estou sem trabalhar e tenho umas 6 horas para me dedicar por dia. A questão é que eu não desenvolvi nada ainda utilizando as tecnologias que citei. E encarei esse desafio, pensando também no mercado de trabalho.

Queria saber se vcs poderiam me dar algumas dicas com relação a esse projeto, se apenas o que eu coloquei como função é suficiente ou se eu poderia incrementar mais algumas coisas pra ficar mais atraente para o pessoal da banca e para as pessoas que estarão no auditório.

Algumas dicas, precauções e etc.

Valeu pelos comentários, se puderem participar mais me ajudarão muito!

[quote=bandrade]Você já disse que o tempo esta curto para um sistema desses, então prá pensar em fazer uma coisa assim?

Em 3 / 4 meses o máximo que você consegue é um modelo de classes e uns casos de uso bem feitos… pq apresentar porcaria não adianta.[/quote]

Por isso estou aqui expondo a minha situação, não quero apresentar porcaria! Rapaz, 4 meses e só dá pra fazer alguns casos de uso? Vc não está equivocado não? Melhor dizendo, acho que nós temos tempos diferentes, eu posso me dedicar 5 a 6 horas por dia.

Valeu pela dica!

Amigo,

Pense bastante antes. Vc disse que nunca fez nada com as tecnologias mencionadas, portanto eu diria que vc estudando umas 6 hs por dia, gastaria + ou - 1 mês e meio para ter embasamento para desenvolver alguma coisa. Mas depende muito de vc. Acho que esse negócio de ir aprendendo e fazendo ao mesmo tempo so gera porcariada de código.

Aí sobrariam uns 2 meses e meio para codificar o projeto. Acho meio apertado, mas se vc batalhar muito dá pra sair uma boa TCC.

[quote=Bruno_Leonardo]Amigo,

Pense bastante antes. Vc disse que nunca fez nada com as tecnologias mencionadas, portanto eu diria que vc estudando umas 6 hs por dia, gastaria + ou - 1 mês e meio para ter embasamento para desenvolver alguma coisa. Mas depende muito de vc. Acho que esse negócio de ir aprendendo e fazendo ao mesmo tempo so gera porcariada de código.

Aí sobrariam uns 2 meses e meio para codificar o projeto. Acho meio apertado, mas se vc batalhar muito dá pra sair uma boa TCC. [/quote]

Valeu! Na verdade não sou tão leigo assim, só não produzi ainda nenhum sistema utilizando essas linguagens. Acredito que dá para fazer sim, só não sei se vai dar pra colocar o JForum no projeto.

Estou com dúvidas também na modelagem dos dados, se alguém puder ajudar…

[quote]Valeu! Na verdade não sou tão leigo assim, só não produzi ainda nenhum sistema utilizando essas linguagens. Acredito que dá para fazer sim, só não sei se vai dar pra colocar o JForum no projeto.

Estou com dúvidas também na modelagem dos dados, se alguém puder ajudar…[/quote]

Se vc não é totalmente leigo já facilita um bocado. A opinião que te dou então, desenvolva o projeto e deixe o JForum como um plus. Nem pense nele por enquanto (visto que ele pode ser um projeto totalmente desvinculado), e se sobrar tempo vc “mete as caras” nele. Quanto a modelagem, primeiro faça uma boa descrição do sistema, delimite seu escopo e conforme as dúvidas forem surgindo peça opinião pra galera.

Há, e dê uma boa estudada nos design patters, para ajudar a “impressionar” sua bancada. Não que os patterns seja algo fantástico, mas mostra que vc se preocupa com outros aspectos além de fazer simplesmente a aplicação funcionar.

Boa… obrigado!

Um amigo meu se propos a fazer a parte da interface gráfica pra mim, com flash e tals. Dá pra eu adaptar essa interface sem muita confusão utilizando as linguagens que citei acima? Se possivel exemplificar…

Cara, de se possivel é !
Mas acredito que já como voce tem alguem pra se preucupar com a parte de Interface Grafica, se preucupa apenas com o codigo !
E tenta fazer uns testes ja envolvendo a interface grafica simples só a nivel de satisfação pessoal ( ajuda muito ) !

[quote=71C4700]Cara, de se possivel é !
Mas acredito que já como voce tem alguem pra se preucupar com a parte de Interface Grafica, se preucupa apenas com o codigo !
E tenta fazer uns testes ja envolvendo a interface grafica simples só a nivel de satisfação pessoal ( ajuda muito ) !
[/quote]

Eu não terei problemas em utilizar o JSF sendo que ele possui algumas tags proprias para a view?

Pelo pouco que sei JSF, nada mais é que uma taglib .
Acredito que de pra fazer o que voce queira!