Estou seguindo o caminho de forma correta?

Ilustres colegas do GUJ, bom dia ! Moro em Fortaleza e estou no meio de um curso de JAVA voltado para WEB, possuo em minha máquina tanto o Eclipse quanto o NetBenas 6.0.1, e costumo fazer os exercícios do curso nos dois,  consigo ler em inglês fluentemente e como não me prendo somente a apostilas tenho aqui comigo os livros :use a cabeça java, o como programar do Deitel e em inglês um livro sobre HIbernate e o beginning JSP, JSF  and Tomcat Web Development e un outro de JSF mais grosso que uma Bíblia, eu os comprei porque sempre fui autodidata e fui orientado pelo meu instrutor, minhas dúvidas são as seguinte: já estou no terceiro mês de curso e quando pego uma listagem de código eu consigo entendê-la com perfeição, sabendo ao final da leitura a resposta do console mas me sinto terrivelmente frustrado pelo fato de apesar de entender o código, ainda em nível razoavel, o mesmo não flui diretamente para a minha cabeça pois ao p programar qualquer coisinha vejo-me limitado a ter que consultar o Deitel ou o use a cabeça, com quanto tempo um programador não mais terá necessidade de consulta para fazer codificações de pouca complexidade ? e a segunga pergunta é vale a pena eu aprender .NET, C#, isto ao lado do JAVA me garantirá uma boa empregabilidade? Já sei manusear e bem bancos de dados bem como possuo um bom conhecimento de redes, me perdoem se as perguntas parecem tolas mas é que sou funcionário público e pretendo ainda este ano mudar de profissão, a minha está muito perigosa, já fui assaltado 02 vezes em favelas em serviço e tenho receio de não viver para contar o terceiro. Adoro informática e investi tudo nela e em mim e a propósito eu ter 36 anos atrapalha na hora de arranjar trabalho no setor privado? Tenham todos um bom dia.

Cara, acho que vc ta no caminho certo, bom que vc ja esta usando boas IDEs e ta fazendo curso. E acho super valido tb o uso de livros e apostilas, acho que nada eh perdido, tudo eh experiencia. Enfim todos os meios sao validos pra aprender.
Boa coisa tb pra aprender eh participar de foruns e mesmo que vc nao poste muito mas so de ler as duvidas e resposta ja eh de grande valor.

Quanto a aprender .NET e C#, nao sei, NUNCA eh despedicio aprender algo a mais, ainda mais agora que parece que o .NET esta ficando bem popular, com certeza abriria mais opcoes de emprego pra vc. Mas como vc ta comecando foca no Java, depois vc da uma olhada no C# porque depois que vc souber bem Java nao vai ser dificil pra aprender C#.

No comeco eh assim mesmo eh dificil sair desenvolvendo sem ficar toda hora olhando livro e pesquisando na internet eu ja estou um tempo trabalhando com java e faco isso toda hora. Portanto eh normal, vc nao deve se preocupar com isso.
Programacao eh engracado que quando vc esta estudando parece que vc aprende muita coisa em pouco tempo depois chega num nivel que vc acha que nao ta aprendendo mais nada, vc pensa “nao ta indo pra frente” mas acredite esta indo sim.

Quanto a idade, nem pense sobre isso, va em frente e corre atras do seu objeto que com certeza vc vai conseguir!!!

//Daniel

Oi cicero2345,

Também acho q vc está começando muito bem. Sobre qual tecnologia seguir, na minha opnião, está bastante relacionado com o perfil. Por exemplo, pessoas muito imediatistas acho q irão gostar bastante do Delphi, VB etc...

Java é uma coisa que vai muito além da linguagem, verifique qual tecnologia dentre as q vc citou qual se encaixa melhor no seu jeito de pensar e siga em frente.
Linguagem de programação é apenas uma parte de todo o processo, estude também (aliás BASTANTE), os tipos de análise de sistemas e processos de desenvolvimento, vc irá perceber que a importancia de decorar comandos ficará extremamente reduzida. Decorar os comandos e não conseguir estruturar a solução de um problema não adianta muita coisa.

P.S. A internet (foruns, sites especializados, etc..)  é uma das melhores ferramentas para se manter atualizado.

Abraços e boa sorte.