Estrangeiro estudar no Brasil - Ano 2012

Olá Pessoal!
Estava Eu participando numa candidatura de Bolsas, PEC-G, pelo que sei a selecção é por mérito escolar, infelizmente meu nome não saiu na lista de resultados preliminares. Não compreendi porque tenho uma média absurda (boa mesmo). Então perdi a oportunidade de estudar ai? Pensei comigo mesmo e vim colocar esta pergunta para que o pessoal me dê conselhos, mesmo não sendo uma bolsa, como posso estudar no Brasil, Ciências De Computação, ainda no ano de 2012, eu próprio me sustentando e pagando pelos meus estudos. Que opções vocês me dariam e o que é necessário para que eu consiga. Por favor, me ajudem respondendo, porque preciso mesmo muito desta oportunidade. Obrigado!

e de onde vc é cara?

Não entendi qual a sua dúvida! :?

O PEC-G é um programa dos ministérios brasileiros das Relações Exteriores e da Educação:

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=530&id=12276&option=com_content&view=article

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Essas pessoas que se inscreveram nesse programa podem fazer cursos de graduação em universidades públicas de renome, como a USP ou a UFMG. Mas como foi dito, é um bocado difícil passar. E se forem reprovadas, voltam para casa.

(Minha esposa tinha estudado na USP há quase 30 anos e teve alguns colegas angolanos que devem ter sido indicados por um programa semelhante a esse. O governo brasileiro patrocina esse programa há muitos anos. )

Há muitas universidades particulares no Brasil e basta você contactá-las. Muitas delas exigem uma prova presencial mas outras usam apenas uma prova “eletrônica”. Infelizmente não sei se ela pode ser aplicada pela Internet.

Sou Angolano. Já me candidatei pelo PEC-G, mas infelizmente meu nome não saiu na lista, pelo que não entendi muito bem, pois tenho uma boa média final do curso. A minhaa questão é estudar ai no brasil, pagando o meu curso, minhas despesas, mesmo sem ser bolsa já para o ano 2012. Que universidades eu poderia contactar, e como. O que preciso são conselhos para poder estudar ai… Obrigado!

olha, só de você vir da angola pra cá você ja é vencedor…

vagas em universidade publica até para os brasileiros é bem dificil…

te indico caso tenha interesse participar do programa escola da familia, você trabalha aos sabados e domingos das 9:00 as 15:00 ou 11:00 as 17:00 e tem sua faculdade “PARTICULAR” paga…

é bem facil conseguir, eu participo do programa a 2 anos…muitas pessoas disistem, mais te digo vale a pena!

se quizer dicas sobre o programa, faculdades, o trabalho que vai fazer etc… pode perguntar ou mandar MP

você precisará de moradia, há um bairro muito proximo onde moro onde os universitários montam uma republica, nao sei ao certo mais o aluguel deve ficar por volta de 200 a 300 reais

agora a questão de empregos, vai depender da sua experiencia, mais também não é dificil…

Opa,

Rapaz, a unica coisa que posso te ajudar eh com isso: http://www.unb.br/estude_na_unb/formas_de_admissao/aluno_estrangeiro … Da uma lida nisso.

A UnB tem muitos alunos de fora, e muitos angolanos e sul-africanos. Tirando os pseudo-intelectuais e filhos de papai que usam camisa do MST, eh uma boa universidade.

[]'s!

Estuda na USP, la a maconha eh liberada e logo logo nao vai ter policia pra encher o saco.

Melhor universidade do Brasil!!!

//Daniel

“AUser” - Obrigado! Acerca do PEC-G já não tenho como participar para estudar no ano seguinte. A segunda opção também é por convênio, logo também não tenho como. A 3ª penso que é só para funcionários ou familiares legais dos mesmos para mim poder estudar. Acontece que não tenho nenhum familiar que trabalhe na embaixada. Não sei se entendi correctamente.

“windsofhell” - Obrigado! Estudar na USP seria realizar um grande sonho. Já li muito sobre ela. Acontece que não conheço as formas de como um estrangeiro estudar lá. Que passos eram necessários e tudo mais, ainda para o ano de 2012. Não sei se ai é como aqui, mas aqui as aulas na universidade começam apenas em Março… Mais uma vez obrigado!