Estranho! .JAR só executa dentro da pasta do projeto [RESOLVIDO]

Boa tarde.

Estou com um programa pronto. Preciso passar apenas o .JAR para o cliente utilizá-lo. Trata-se de uma função para a Carta de Correção Eletrônica da NFe.
Porém estou com problemas para executar o JAR fora da pasta do projeto.
Exemplo, dentro da pasta dist (foi desenvolvido no Netbeans), consigo que é uma blza: java -jar <nome_do_jar>.jar .

Mas por exemplo, se eu copiar o jar e colar no desktop, ou em qualquer outro lugar, e utilizar o mesmo comando no DOS, me aparece um erro, que segue abaixo:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: com/thoughtworks/xstr
eam/converters/ConversionException
        at recepcaoevento.RecepcaoEvento.main(RecepcaoEvento.java:20)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: com.thoughtworks.xstream.converters
.ConversionException
        at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
        at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
        at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
        at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
        at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
        ... 1 more

Será que o Netbeans gerou o .JAR corretamente, alguma configuração de variável de ambiente?

Desde já agradeço :smiley:

Você está utilizando alguma Biblioteca que não seja as que compõem o JDK ?
verifique se dentro da dist existe uma pasta chamada lib,
se tiver esta pasta deve estar sempre junto ao .jar,
caso o contrário ocorre um erro de referência pois é dentro desta pasta que ficam as bibliotecas usadas para o projeto.

Espero ter ajudado!

[quote=Luan Kevin]Você está utilizando alguma Biblioteca que não seja as que compõem o JDK ?
verifique se dentro da dist existe uma pasta chamada lib,
se tiver esta pasta deve estar sempre junto ao .jar,
caso o contrário ocorre um erro de referência pois é dentro desta pasta que ficam as bibliotecas usadas para o projeto.

Espero ter ajudado![/quote]

Boa tarde Luan Kevin!

Estou sim! Utilizo bibliotecas do Axis2 e do XStream. A pasta lib ate consta dentro do diretorio dist. Fiz um teste, copiei a pasta lib para o desktop (que é onde colei o .JAR), e deu certo!!

Pelo jeito então, vou ter que entregar não só o JAR para o cliente, e sim a pasta dist com o .JAR e as bibliotecas que não são do JDK?

Valeu pela ajuda Luan Kevin :smiley:

Exatamente, a não ser que você consiga trocar os métodos utilizados das Bibliotecas por outros nativos do JDK!
:thumbup:

[quote=Luan Kevin][quote]
Pelo jeito então, vou ter que entregar não só o JAR para o cliente, e sim a pasta dist com o .JAR e as bibliotecas que não são do JDK?
[/quote]

Exatamente, a não ser que você consiga trocar os métodos utilizados das Bibliotecas por outros nativos do JDK!
:thumbup: [/quote]

Valeu pela dica Luan Kevin.

:slight_smile: