Estou trabalhando com Java a uns 4 meses, e agora vou começar a me preparar para a SCJP 1.5.
Já tranquei a faculdade para me dedicar exclusivamente aos estudos para a certificação. Já estabeleci uma meta de cerca de 12~15 horas por semana e comecei esta maneira tem 2 semanas, sempre cumprindo esta meta.
E como aqui tem vários caras que já tem a certificação, eu gostaria de saber quanto tempo vcs estudaram para a prova.
E também gostaria de saber se neste periodo (de agora, até o começo de fevereiro), praticamente 7 meses, é possível estudar para a SCJP e SCWCD.
Sei que será dificil manter essas 12~15 hrs de estudo semananais, mas estou completamente disposto para me certificar, se não, não teria trancado a faculdade. Também sei que não é uam boa opção parar a faculdade para isto, mas esta foi a maneira que encontrei para poder estudar.
Já comprei o livro da Kathy específico para a SCJP 1.5.
E então, será que da tempo de estudar para as 2 certificações(SCJP / SCWCD) em 6~7 meses?
Bom, legal seu enpenho, mas sei lá, parar a faculdade? vc acha mesmo necessário?!
Bom, não sei qual o seu grau de conhecimento em Java, mas acho que com este tempo dá sim, só vc estudar o livro, fazer bastante simulados e tais…
Agora, não é uma critica, mas na época que tirei a minha SCJP eu estudava isto ae, umas 12 a 15 horas/semana e fazia a facul e trabalhava… deu tempo legal.
fiaux
Não tenho essa certificação mas acredito que estudando, fazendo os simulados, etc, se consegue. É quase um adestramento.
Não sei se vale a pena largar a faculdade. Aliás, o que tá valendo mais por aí um diploma ou uma certificação?
victorwss
Cara, trancar a faculdade para se dedicar só a certificação, na minha opinião é meio que burrice. A faculdade é muito mais difícil de obter do que a certificação (pelo menos nas faculdades que prestam). Mas, beleza.
Eu estudei para a SCJP por cerca de 9 meses, mas em períodos de tempo bem esparsos. Peguei firme umas duas semanas antes da prova, porque queria fazê-la ainda em 2007 e com o natal chegando ou eu fazia logo ou teria que esperar mais um mês.
Para a SCWCD eu estudei por cerca de 1 mês e meio. Cerca de 22 ou 23 dias foi de forma intensiva. Eu teria deixado ela para depois se não fosse o detalhe que o voucher estava para vencer, então era tudo ou nada.
Apesar que se você só trabalha com java a 4 meses, realmente tem ainda pouca experiência (eu comecei com java em 2003, mas só em 2006 que peguei firme mesmo). Portanto provavelmente vai precisar de uma carga mais pesada de estudo.
A prova não é tão difícil quanto muitos acham que é. O negócio é que ela apela demais para pegadinhas.
Já a SCWCD é um pouco mais decoreba. São muitos conceitos e bem espalhados. Acredito que ela é mais fácil que a SCJP (só tirei uma nota menor porque eu ainda não estava completamente preparado).
n3too
Quase unanimes as opiões em relação a eu trancar a faculdade, mas é que por uma questão de projeto de vida, acho que assim da pra entender melhor:
3 anos restantes para conclusão da faculdade: 36 meses
36 meses * 400 reais que eu vou poupar = R$ 14.400 reais
Por isso decidi trancar a faculdade, foi difícil tomar essa decisão, mas nesses primeiros quatro meses que estou trabalhando com Java, não estava conseguindo estudar Java, não estava conseguindo estudar pra facul, e nem estudar outras coisas para o trabalho (Strtus, Hibernate, SQL, etc).
Valeu as dicas.
Então em 7 meses da pelo menos para tirar a SCJP e ter uma boa base para a SCWCD ?
B
BrunoCarlo
n3too:
Quase unanimes as opiões em relação a eu trancar a faculdade, mas é que por uma questão de projeto de vida, acho que assim da pra entender melhor:
3 anos restantes para conclusão da faculdade: 36 meses
36 meses * 400 reais que eu vou poupar = R$ 14.400 reais
Por isso decidi trancar a faculdade, foi difícil tomar essa decisão, mas nesses primeiros quatro meses que estou trabalhando com Java, não estava conseguindo estudar Java, não estava conseguindo estudar pra facul, e nem estudar outras coisas para o trabalho (Strtus, Hibernate, SQL, etc).
Valeu as dicas.
Então em 7 meses da pelo menos para tirar a SCJP e ter uma boa base para a SCWCD ?
Cara, legal, suas contas… mas vc tem que levar em consideração o seguinte fato:
->Em TI vc conseguir um salario razoável sem 3º grau é complicado, mesmo tento certificação, pois ai entra uma conta simples, tem certificação mas não tem experiencia… que conta horrores na hora de alguém decidir te dar um salário melhor…
->Um intercambio, pô, show de bola, sempre quiz fazer, mas por ocasioes da vida não rolou, mas ir la pra fora sem uma facul na bagagem, ou pelo menos cursando, dae tem que ser por intermedio desta, vc provavelmente não consiguirá muita coisa boa não…
Saca, tudo passa pela facul… não tem jeito,e outra, se vc pensa em voltar pra ca e depois trabalhar com isto… ta ae a facul no meio…
Em relação a
Pô meu, dá pra se organizar e estudar sim… sacrifica um pouco do fim de semana e tais… sempre rola um tempo, não sei tua idade, mas trabalhar, estudar e estudar o cara dorme no máximo umas 5 horas por noite… e olhe lá?!
Mas, cada um com seu cada um, boa sorte.
n3too
Opa BrunoCarlo valeu as dicas, lendo o meu post, realmente ficou incompleto:
Durante esses 3 anos que estão restando para a facul, eu vou termina-la sim, com certeza e neste periodo, com um salário melhor vou poder economizar e chegar ao final do curso, com uma poupança de quase 15 mil reais para poder custerar o intercâmbio.
Não penso de forma alguma em sair do país ou conseguir um salario de 4~5 mil reais sem concluir o ensino superior.
Serão nos 3 anos restantes da facul que estarei economizando a grana para o intercâmbio.
Valeu!
G
gzofera
e agora como o tempo livre vc vai conseguir estudar java? estudar para as certificações? o mais dificil nao eh arrumar tempo, o mais dificil eh manter o foco, e a disciplina de estudo, vc tem uma ideia boa e tals, tranca a facul agora, junta uma grana depois e vai pra australia, bacana, mais e se no meio do caminho vc fazer corpo mole, talvez depois de um ano com a certificação vc jah tenha um salario razoavel, ai pode bater o comodismo e tals, acho bacana a ideia de projetos a longo prazo, mais o que vejo funcionar por ai sao os projetos a curto prazo, pois vc se dedica mais, e ve logo os resultados. Não tranque a facul assim, se tah pessado estudar para tudo, faça apenas algumas materias as mais leves sei lah, soh pra nao perder mto tempo…
vlws
n3too
gzofera:
e agora como o tempo livre vc vai conseguir estudar java? estudar para as certificações? o mais dificil nao eh arrumar tempo, o mais dificil eh manter o foco, e a disciplina de estudo, vc tem uma ideia boa e tals, tranca a facul agora, junta uma grana depois e vai pra australia, bacana, mais e se no meio do caminho vc fazer corpo mole, talvez depois de um ano com a certificação vc jah tenha um salario razoavel, ai pode bater o comodismo e tals, acho bacana a ideia de projetos a longo prazo, mais o que vejo funcionar por ai sao os projetos a curto prazo, pois vc se dedica mais, e ve logo os resultados. Não tranque a facul assim, se tah pessado estudar para tudo, faça apenas algumas materias as mais leves sei lah, soh pra nao perder mto tempo…
vlws
Com certeza, vai chegar um tempo que a ultima coisa que eu quero ver é o livro pra certificação, que o último assunto que eu quero discutir será Java, etc…
Já pensei nisso tbm, mas nunca vi ngm conseguir nada sem esforço e sem força de vontade e dedicação, portanto não vai ser esperando a certificação cair do céu ou a empresa me dar um bonûs ou ganhar na Mega Sen para atingir os meus objetivos. Estou aproveitando enquanto posso e enquanto tenho vontade para me dedicar exclusivamente à estudar Java.
Fácil não será, isso eu tenho certeza.
Impossível também não, e isto eu tenho mais certeza ainda
G
gzofera
amigo toh torcendo por vc, quando tiver duvida nas questoes dos simulados poste aki para a comunidade te ajudar
daki 7 meses quero ver um post seu aki no guj dizendo q passou e q está voltando para a facul
boa sorte nos estudos, determinação jah vi q vc tem
sucesso
vlws
n3too
gzofera:
amigo toh torcendo por vc, quando tiver duvida nas questoes dos simulados poste aki para a comunidade te ajudar
daki 7 meses quero ver um post seu aki no guj dizendo q passou e q está voltando para a facul
boa sorte nos estudos, determinação jah vi q vc tem
sucesso
vlws
Se Deus quiser eu pretendo sim!! E com certeza fou fazer de tudo para faze-lo.
Valeu !!
D
DaviPiala
Amigo que Deus te abençoe grandemente todo seu esforço será recompensado!
Abraço!
P
Popeye12345
Cara, dá pra passar sim.
Eu comecei com java em março, mais ou menos. Estudando umas 6h por dia em média. Já estou em condições de tirar SCJP. Ao menos nos testes do Whizlabs, etc, estou indo bem.
O negócio é ter foco, e deixar o poder fluir nas veias.
valeu.
joaosouza
Cara com certeza vc terá sucesso, pois vc tem o principal q é a determinação…
Boa sorte e quando precisar posta suas dúvidas aqui no forum q com certeza todos
irão te ajudar…