Estratégias para criar interfaces gráficas eficientes

Boa noite pessoal

Gostaria de saber quais metodologias e quais fatores vcs consideram ao construir interfaces graficas. Por exemplo, quando desenvolvo interfaces para produção (chamo de interface de produção, a tela utilizada pelo usuario quando este executará varias vezes a mesma operação nela, exemplo, adicionar produtos em um pedido grande), utilizo teclas de atalho ao máximo e limito bastante as opções do usuário (o usuario quer adicionar desconto a um item que será inserido na venda, ao invés de agragar a operação que permita ao usuário informar o desconto antes da inserção do item na venda, eu removo esta opção fazendo com que o usuário insira o item e depois o desconto. Parece estranho, o fato de efetuar duas operações ser melhor que uma, mas nesse caso, evita confusão com funções do sistema).
Já uma interface utilizada para adimistração, eu utilizo bastante o mouse e disponibilizo diversas opções para o usuário.

Tenho dois clientes que se encaixam nos casos acima, um deles, uma fabrica de bijux, precisa informar pedidos com que normalmente passam de 100 itens diferentes e a interface de produção caiu muito bem. Já o outro cliente, reformadores de maquinas pesadas, fazem aberturas de O.S.s, gerenciam pagamentos e outras funções, preferem utilizar
o mouse.

E ai qual a dica de vcs quando desenvolvem formulários CRUD, de Busca, de Vendas e etc? Por quais situações já passaram com relação a interface gráfica e usuário?

Abraços

Acho que é bem como você falou mesmo.

Em sistemas que desenvolvi de muito uso que o operador tem que fazer muitas operações e em pouco tempo, tentativamente eu buscava possibilitar que ele pudesse fazer tudo ou quase tudo com atalhos e sem o mouse. Também medíamos o tempo médio que o operador demorava pra realizar cada operação, e íamos ajustando aqui e ali.
Mas o mais importante, sem dúvida, é você ter um processo de feedback constante com o cliente, que é sua melhor fonte de usabilidade (melhor considerar situações reais que somente especular).