Estrutura de Dados - Dúvida Básica

3 respostas
pvrsouza

Galera,

Eu ainda não estudei nada de estrutura de dados. Dei uma olhada agora nesta apostila mas não consegiu ler toda ainda. Lendo as primeiras páginas, me deu uma curiosidade, qual seria a melhor estrutura para trabalhar um dominó por exemplo?

Quando eu jogo uma pedra na mesa, eu preciso saber quais as duas “pontas” que estão disponíveis. Eu teria que ter acesso a estas pontas sempre.

Pelo pouco que eu li, eu entenderia isso com uma pilha. Estou certo?

Abraços

3 Respostas

gpd38

Pilha : MUNCA
Na pilha vc so acessa o TOPO

Lista duplamente encadeada seria interessante : Ela é circular

—> NODO_A <—> NODO_B <—> . . . <—> NODO_N <—

rmendes08

Eu diria que o dominó é uma caso particular da lista duplamente encadeada. Primeiro, porque é obrigatório que dois nós adjacentes estejam ligados a referências que tenham o mesmo peso. Segundo, porque é uma estrutura na qual só é permitida a inserção. Nunca remove-se uma peça do jogo.

pvrsouza

Galera,

Brigado gpd38 e rmendes08! Eu já comecei a estudar a lista encadeada!

Agora não entendi muito bem a forma que implementaram um método na apostila que eu citei acima. O código(da apostila) que eu estou em dúvida seria equivalente a o que? Como ele poderia ser reescrito? Isso é tipo recursividade?

public boolean posicaoOcupada(int posicao){ return posicao >= 0 && posicao < this.totalDeElementos; }

Abraços!

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 15 de abr. de 2010
Respostas 3
Participantes 3