Estrutura de diretórios (deployment) - Como organizar?

Srs,

Mais uma dúvida de um iniciante (tentando engatinhar… :grin: )

• Estou tentando construir aplicações Web com Struts. Estudei a árvore do Tomcat (WEB-INF, classes, lib, webapps, etc), a forma disso eu entendi. Mas eu tenho um costume ao programar, eu não costumo deixar os arquivos fontes junto com os “executáveis”, que aqui seriam os arquivos WAR, isso por uma simples questão de organização. Tem como fazer isso, ou seja, criar um diretório, fora do path do Tomcat, onde eu colocaria os fontes (JSPs, arquivos java e xml), e, rodando alguma ferramenta, ela colocasse apenas os WAR dentro da árvore do Tomcat?

Grato a todos,
Buosi.

Tem como fazer isso sim. E inclusive eu recomendo.

A ferramenta que uso para fazer isso é ANT. Mas com o Lomboz também dá para fazer.

Qual IDE você usa?

Eu estou começando, ainda nem comecei a usar IDE, mas eu pretendo usar o Eclipse, parece ser o mais completo.

Quanto ao construtor, eu li algo sobre o ANT, sei que configura um arquivo build.xml, mas ainda não sei usar.

Estou gostando muito do Java, mas há muito a aprender, inclusive certos conceitos que não existem em linguagens (como o Delphi, que eu uso até hoje). Assim, estou começando a entender como as coisas se encaixam, mas vagamente, ainda.

Estou, inicialmente, tentando montar minha primeira aplicação de teste, usando JSP+Struts, e acessando o FireBird usando o JDBC.

Grato,
Buosi.