Estrutura de Pacotes Curiosa

Pessoal, me deparei com algo inédito para mim até entaõ.
É o seguinte estou usando a IDE Eclipse, e sempre nos meus projetos, utilizo a separação dos arquivos .java e .class, respectivamente em suas pastas src e bin.
Hoje estou utilizando relatórios e ficaram duas dúvidas:

Primeiro: Tentei utilizar os arquivos .jasper em outra estrutura, fora da raiz e não deu certo.
Dúvida: sempre tenho q deixar os relatórios na raiz?

Segundo: Criei um pacote na raiz, fora de src, chamado relatorios, e em uma classe chamada Principal dentro de src, não foi possível importar as classes do pacote relatório. Nunca tinha visto isso, pq acontece?

Muito Grato!

??

Sobre o primeiro, Jasper, eu não conheço então não posso opinar.

Já o segundo, nas propriedades do projeto, tem um luga que você define os diretórios onde estão os fontes, lá você pode adicionar mais diretórios além do src. Só nunca tentei colocar o diretório raiz do projeto e mais o src, que está dentro dele… não sei se pode.

Mas nada impede tmabém de vc criar esse pacote no src :wink:

as vezes vc colocou o nome errado para o arquivo jasper… verificou qual o tipo de exception foi lançada qdo nao conseguiu abrir o arquivo? dá uma procurada q provavelmente eh isso.
Seus pacotes sao construidos tomando como raiz o diretorio q vc especifica como o diretorio de fonte, por isso vc nao consegue acessar classes em diretorios externos sem especificar classpath ou fazer importação. E vc nao cria diretorio src dentro de outro src pq o diretorio de dentro vai ser um pacote do externo na estrutura de pacotes.

Olá

Será que eu estou ficando velho e burro?

O que você quiz dizer nesta mensagem?

[]s
Luca