Estrutura de programas Java

O título que eu coloquei nesse tópico não explica muito bem, mas não pensei em outro.
O que eu to querendo saber é: como eu realmente começo a programar em Java? Porque assim, eu instalei o JDK, instalei o Eclipse e tá tudo funcionando. Só que agora eu não sei o que fazer, porque eu não conheço a linguagem.

Tem vários tutoriais que explicam o conceito da programação a objetos e o que é um objeto, o que é um classe, etc. mas eu queria poder concretizar isso em alguns programas. Porque senão fica muito abstrato e difícil de entender.

Então eu queria saber como que eu começo a conhecer a linguagem e saber as funções e saber realmente como fazer determinada coisa. Por exemplo, se eu falo: quero fazer uma calculadora que some, subtraia, multiplique e divida. Beleza, eu tenho que saber a estrutura de um programa, como escrevê-lo, que comandos usar, etc.

Bom, não sei se deu para entender, qualquer coisa eu tento explicar de outro jeito! =)

Tork

Na minha opinião seria interessante começar estudando e entender sobre lógica de programação pois te dará uma boa base em qualquer linguagem. Depois o estudo OOP é importante para o desenvolvimento no Java e qualquer plataforma orientada a objetos…

falows.

Aprenda logica de programação primeiro , ou se nao entra nos tutorias e fuça lah… com certeza vai acha muita coisa pra começar!!

e depois qualquer livro que ensine java vai ter todos os conceitos q envolvem a linguagem, como POO, blz… procura o arquivo nos tutorias
Hellow-World

:smiley:

Olá…
Acho que você precisa primeiro definir se quer trabalhar com linguagens orientadas a objeto ou linguagem procedurais…a linguagem orientada a objeto está em muito uso hoje em dia…
Estudar bastante lógica de programação é sempre importante…mas lembresse que a maioria da lógica de programação se encaixa mais claramente com linguagem procedural…
é interessante no aprendizado do java você começar desde cedo vendo conceitos de orientação a objeto! vai te ajudar a criar familiaridade com o conceito!:slight_smile:
Eu por exemplo…sempre mexi com linguagem procedural, depois que parti para a linguagem orientada a objeto…a migração é um pouco confusa e dá uns pepinos…mas depois tudo se resolve!!
:slight_smile: boa sorte!

Opa, valeu aí pelas respostas!

Eu já selecionei uns tutoriais que falam dos conceitos da linguagem de programação orientada a objetos e vou lê-los. Eu peguei o livro Thinking in Java do Bruce Eckel, alguém já leu e achou bom? Ou achou ruim?

Ontem eu consegui fazer meu primeiro programa. Eu tava achando meio estranho ter que fazer tudo no prompt do MS-DOS. Eu programo um pouco em ASP e dava para fazer uns sistemas um pouco mais complexos, com conexão a banco de dados. E aí ontem eu percebi que eu não tava querendo voltar para o começo e fazer um programa básico. Mas deu certo, usei alguns métodos e classes e já to começando a entender a estrutura do Java.

Agora eu tenho umas perguntas um pouco mais específicas:

  1. Para recuperar uma string digitada pelo usuário só tem a BufferedReader ou há outro jeito?

  2. Quando vocês vão fazer um programa e precisam fazer determinada coisa e não sabem, vocês vão àquela coleção de classes Java? A coleção que eu me refiro é: http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/index.html?java/util/Collection.html
    Aí você vai lá e pesquisa e aí vê qual é o método que faz o que você tá precisando?

  3. Nesse programa eu usei BufferedReader, InputStreamReader e IOException e percebi que essas três clases precisam ser importadas. Eu também usei alguns métodos para manipular String (length(), charAt()), mas essa classe (java.lang.String) não precisa ser importada. Por que?

  4. Tem como atualizar o valor de uma variável?

Valeu akumaldo, travis182 e Rojas!

Tork