Bom, sabemos que o principal de uma estrutura em java é:
1- a Classe (Entidade) correspondente da tabela no banco, contendo todos os getters and setters
2 - a ClasseDao correspondente da Classe Entidade contendo todas as operações de inserção, exclusão e assim por diante.
Bem isso seria em java…
Em delphi eu posso ter :
1- a classe entidade correspondente… bla bla bla
porém não tem sentido eu fazer a classe dao pois os SQLDataSet, DataSetProvider e ClientDataSet já fazem todos esses trabalhos para mim. Está correto meu raciocino ?
Considero que deve ser feito sim, eu trabalho com Delphi a muitos anos e crio meus daos sim.
Esses componentes ficam sempre amarrados a tela para cada tela que vc for utilizar vc tem q colocar eles,e sem contar q colocar comandos de SQL na tela tambem nao é boa pratica.
Outra coisa os comandos de persistencia no banco tipo o applyupdate nao presta.
Ate para carregar o Grid eu utilizo o Dao retornando uma Lista dos objetos e depois na minha tela so tem um ClientDataSet onde eu do CreateDataSet.
Eu crio uma classe como se fosse a entidade, e crio um DAO onde tera todos os comandos SQL daquela entidade
Ja utilizei tambem a entidade junto com o DAO na mesma classe, só que eu prefiro seprar mesmo
R
rlanhellas
Bom falei que não precisa por vários motivos, vou citar alguns:
Não irei precisar criar um método “AddUser” na classe usuário por exemplo, basta eu criar um TSQLDataSet, TDataSetProvider e um TClientDataSet, ae eu posso não só adicionar com : Ds.DataSet.Insert (DataSource), ou editar com Ds.DataSet.Edit, e por ae posso fazer de tudo.
Por isso acho perca de tempo usar os Dao no delphi. Agora se você programa desta forma acho que seria mais fácil pular pro JAVA pois DELPHI é a linguagem do CLICK como outros dizem
leonardobhbr
Sim eu programo em Java, foi por isso que começei melhorar meu código até em Delphi.
Sobre Delphi ser a linguagem do Click concordo plenamente com o que vc falou, por isso migrei para Java
Por mim trabalharia só com Java só q como existe sistemas legados em outras linguagens ai ja viu ne
R
rlanhellas
Desculpe a ignorancia mais acho “burrice” programar totalmente orientado a objetos igual a java em delphi xD