Estrutura de site no Tomcat. Qual a mais correta?

4 respostas
R

Gente, to com um (palavrão) de problema aqui.
Criei um site com JSP e classes java, não tem servlet. Sempre coloquei todo o conteúdo do site em uma pasta dentro da webapps do Tomcat. A estrutura que fiz é assim (GPP é o nome do projeto):

webapps
   |--- GPP
           -- aqui coloquei todas as jsp
          |-- icones - imagens do site
          |-- scripts - arquivos js com vários javascripts
          |-- WEB-INF
                 |-- classes
                 |       |-- dbcontrol - é o package de acesso a dados
                 |       |-- regras - é o package com as regras de negócio de cada módulo do site
                 |       |-- usercontrols - package de controles e funcções de apoio
                 |-- lib - coloque os jar de acesso a dados, upload, etc

não sei se essa é a estrutura correta, mas é assim que sempre funcionou no tomcat, e sempre fiz o site no Eclipse. Só que veio um “expert em Java” mandando mudar para JBuilder (que eu detestei por uma série de motivos). Ele mudou toda a estrutura de diretórios e disse que do jeito que eu fiz estava completamente errado. Só que na estrutura nova o site não funciona, não acha as classes! Nem gerando WAR resolve o problema.
Olha só como ficou a nova estrutura:

GPP
   |-- bin: todos os meus packages anteriores do Web-INF, com os arquivos .class
   |-- classes: igual a bin,  que com mais meia dúzia de pastas (jsp cache, generated source)
   |-- GSP_MOD: aqui o cara enfiou todas as minhas JSP e demais pastas, inclusive cópia da WEB-INF
   |-- src: são os packages, com os arquivos .java
   |-- Tomcat: pasta de trabalho do tomcat (segundo o JBuilder)
   |-- work: pasta de trabalho do tomcat (segundo o eclipse)

o que me disseram foi que dessa forma roda corretamente. Tentei de inúmeras formas, nem gerando WAR a coisa desempaca.

Alguém teria um exemplo de estrutura correta pra montar um site em Java no Tomcat, mesmo usando WAR?
Preciso por esse negócio pra rodar de novo e não vai, conseguiram me acabar com um ano inteiro de trabalho
:sad:

4 Respostas

M
GPP
   |-- bin: todos os meus packages anteriores do Web-INF, com os arquivos .class
   |-- classes: igual a bin,  que com mais meia dúzia de pastas (jsp cache, generated source)
   |-- GSP_MOD: aqui o cara enfiou todas as minhas JSP e demais pastas, inclusive cópia da WEB-INF
   |-- src: são os packages, com os arquivos .java
   |-- Tomcat: pasta de trabalho do tomcat (segundo o JBuilder)
   |-- work: pasta de trabalho do tomcat (segundo o eclipse)

Não vi problema nenhum na tua estrutura, respeita a especificação… eu só iria separar as imagens dos jsp e scripts em outras pastas na raíz, mas td bem, agora, não entendi pq o expert do java ai colocou um src dentro de /WEB-INF, com um work e um tomcat… putz, isso ai q cagou tudo de vez, come on, pra q isso??? esse cara anda cherando Omo, aheuhaehuea, se ele quer assim, ele q faça funcionar HAhkahkKHAKEA, bem, mas isso ai parece mais um erro de configuração de IDE do q problema na especificação da tua estrutura… qual o erro q da?

R
C:\tomcat\work\Catalina\localhost\gsp\org\apache\jsp\GSP_005fMOD\index_jsp.java:6: package regras does not exist
import regras.Login;
              ^
C:\tomcat\work\Catalina\localhost\gsp\org\apache\jsp\GSP_005fMOD\index_jsp.java:61: cannot resolve symbol
symbol  : class Login 
			Login objVerLogin = new Login();

dah tambem quanto tento rodar usando só o WAR. ele não acha classe nenhuma…

acho que vou voltar à estrutura antiga, e ver como fica no NetBeans.
É que aqui no trampo, eu estava trabalhando sozinha num putz projeto. Daí entrou esse cara querendo revolucionar o mundo e dizendo que Eclipse é porcaria e JBuilder a salvação do mundo.
Bom, daí entrou mais um cara, que programou sempre em NetBeans. Depois de muiiiita briga com o JBuilder, chegamos à conclusão de que Eclipse+CVS+Netbeans é a melhor coisa que tem :slight_smile:
mas a estrutra do site no CVS é essa nova, toda confusa.
Vou criar outra aqui, bunitinha, 100%, funfando direitinho e daí refaço no CVS o projeto.
Senão, vou chegar em último em corrida de lesma :stuck_out_tongue:

Agora vou catar como é que se faz um WAR direitinho. Tenho o plugin do Tomcat da Sysdeo instalado no Eclipse 3. Ele gera o WAR, mas quando tento fazer o Tomcat abrir a aplicação, não vai, dá erro 404 :confused:

Valeu a ajuda aí. agora to sabendo que não fiz nhaca não :slight_smile:

M

humm, sempre usei o Lomboz pra isso. Ele gera o war e faz deploy em 2 cliques de mouse… chega a ser besta de tão fácil haeheah

R

vou pegar o Lomboz então.

Valeu :joia:

Criado 11 de julho de 2005
Ultima resposta 11 de jul. de 2005
Respostas 4
Participantes 2