Estrutura de um sistema desktop

4 respostas
dooda

Olá amigos, estou iniciando nesse mundo e nada melhor para aprender do que fazendo alguma coisa em java não eh…

estou fazendo um simples programa para agendamento de cerimoniais, criei as classes com seus atributos e metodos, getter’s e setter’s, ate aí OK…

e agora? como separa-se as funções do banco (gravação, inserção etc) da interface e das classes de negócio…?
iniciei da seguinte maneira com as seguintes classes:

• Conexão: que realiza a conexão com banco e possui 4 metodos (abrir, fechar, consultaSQL, executaSQL)
  • Cerimonia: tem os atributos e metodos get e set
  • dbCerimonia: manipula os dados da cerimona no banco
  • frmCerimonia: interface grafica

Estou no caminho certo, como seria essa divisão? onde/como é feita a persistencia? classe para exception separada? etc…
já dei uma lida sobre MVC, mas não “sakei” como aplicar isso nas classes…
Grato desde já…

4 Respostas

P

Pesquisa sobre o Design Pattern DAO. Pode ser usado para a persistência no banco.

dooda

sim paulo, muito interessante o DAO + hibernate, mas e o resto da “estrutura”… gui + classes de negócio etc… é por aí?

Link_pg

olá!

normalmente se divide em camadas: negócio, persistência, apresentação e execução…

as classes de negócio definem as regras do seu projeto… imagine uma agenda; nela teriam basicamente 2 classes de negócios, Agenda e Contato. na classe Agenda você define as regras para sua “Agenda”, gerencia os Contatos… ou seja, na camada de negócios você define as REGRAS

na persistência ficam todas as classes que são encarregadas de obter as informações em alguma forma de persistência (banco de dados, arquivos XML, etc.). nelas ficam os métodos para conexão, inserção, recuperação de dados em disco

na apresentação ficam as classes que implementam sua interface visual (console, janelas, etc.). lá você define tudo que tem a ver com a decoração, layout, design de seu projeto, menus, etc…

obs.: tente sempre fazer a camada de negócios independente de persistencia ou apresentação, assim você pode reutilizá-la em qualquer ambiente (celular, internet, desktop, etc…) sem precisar mudar seu código…

abraços

dooda

ok… vo da mais uma lida antes de ter que fazer tudo denovo depois…

obrigado!!!

Criado 26 de junho de 2007
Ultima resposta 27 de jun. de 2007
Respostas 4
Participantes 3