Estrutura e Deploy JEE

Estou unificando meus conhecimentos em JEE, sempre trabalhei com WARs isolados, as vezes fiz umas aplicações simples em swing. E agora estou tendo que utilizar um componente EJB em um WAR e uma aplicação swing simultaneamente. E comecei a pesquisar e perceber que a arquitetura JEE favorece justamente esse tipo de situação.
Percebi que no application.xml do EAR vc define quais são os WARs, os EJBs e as aplicações clientes (tag <jar>) daquela aplicação. Li num livro meu sobre EJB3 que ao fazer isso as aplicações clientes (e penso nisso como uma aplicação swing) fazem um “autobinding” dos recursos JNDI.

O que não entendi até agora é:
Se os JARs da aplicação cliente ficam no servidor, dentro do EAR, como o deploy é feito nas maquinas clientes (pensando numa aplicação SWING), isso fica a cargo do container? ele deveria ter algum utilitário para fazer esse deploy?
Se eu criar um webstart que pega o jar da mesma fonte (de dentro do EAR) esse “autobinding” funciona automaticamente?
Não ficou claro isso pra mim, qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.

Acho que a pergunta ficou complicada, vou tentar simplificar a pergunta pra tentar chegar onde eu quero:

Qual o intuito de declarar esse código

&lt;module&gt;
    &lt;java&gt;app-client.jar&lt;/java&gt;
  &lt;/module&gt;

dentro do application.xml que fica dentro do arquivo EAR?