Estudando Java

Boa noite Pessoal!
Estou estudando java fortemente, por livros e vídeo aulas. Mas com as vídeo aulas acho que não está rendendo, demora muita pra fazer uma aula, pois alem de assistir a aula tento acompanhar o código em meu pc, uma aula de 15 minutos eu acabo levando 30 por exemplo.

Vocês acham vantagem ficar copiando os códigos das aulas? ou é melhor ver as aulas e depois praticar isso em um projeto?

Obrigado.

Cara, eu consegui aprender bastante coisa por vídeo aula, eu ficava pensando também que só iria ficar copiando código. Mas é legal você fazer o projeto com o rapaz que está passando a aula e depois ir estudando seu código, algumas coisas você vai lembrar, outras não. Aí o que vc não lembrar, vc pode assistir as aulas de novo ou procurar algumas explicações na internet

Minha sugestão seria primeiro tentar entender o que esta sendo ensinado, depois você avalia o que realmente vale a pena anotar ou codificar. Nem sempre é vantajoso ficar copiando o código, nem sempre é produtivo apenas ver os videos. Tente sempre mensurar isso a cada assunto que você vai aprendendo. Experimente ver o vídeo em 2x para entender o assunto primeiramente, depois você pode repassar ele nos pontos específicos e anotar o que for preciso com mais calma.

1 curtida

Entendi.
Nossa estou achando um saco ficar copiando códigos… kk

Tenta, além de copiar, entender, antes de escrever o código, procura entender o que está escrevendo, caso tiver dúvida, pergunte aqui :smiley:

Você, quando aprendeu a ler/escrever, como era? era no básico né? com pequenas frases, erradas, e aos poucos foi evoluindo, hoje consegue fazer textos? da mesma forma, o “Olá mundo” são suas primeiras palavras, e aquele sistema super complexo será o seu texto :smiley:

Não tente dar o passo maior que a perna…
Não pense que irá aprender java assim, em dois meses

1 curtida

Eu sei kkkk
Eu estou tranquilo até no java SE 7, não me aventurei no java 8 ainda.
Criei uma base boa até sobre java web, servlets, jpa e coisas do tipo.
Agora estou estudando JSF para então partir para Spring, REST, angular essas coisas.

Aprendi java sozinho assistindo vídeo aulas, eu lembro quando eu fazia curso técnico e quando cheguei no ultimo semestre que era programação com JAVA, eu ja tinha um sistema completinho e funcionando redondo, nem precisei perder todo aquele tempo fazendo o projeto final.

Vou te dar uma dica de curso onde você ira aprender a criar projetos com java já no padrão MVC: https://bit.ly/2PlV3k6

Isso é assim mesmo. A melhor maneira de fixar conteúdo é tomar uma ação prática logo em seguida, seja reproduzindo o código ou anotando, etc. E isso dá uma dimensão do desperdício que é assistir aulas de 50 min. passivamente.

Cara, isso é muito normal.
E é esse o barato de vídeo aulas.
Você vê o que está sendo feito, vai tentando fazer e assim por diante.
Se tem dúvida ou deu erro, volta, pausa o vídeo e vai indo passo a passo.
Esse é o caminho.
Precisa dedicar-se aos estudos.

1 curtida

entendi. Mas é bem custoso ir olhando a aula e reproduzindo seus códigos.
Mas obrigado pelas dicas pessoal.

Cara, eu também faço curso online e por videos, também tenho essa questão de demorar pra terminar a aula, porém aprendo mais com os videos do que em sala de aula. Quando tenho dúvida posto aqui no GUJ ou busco na NET, eu não fico copiando os códigos, minha técnica é ver os videos e depois tentar fazer a aula na pratica e quando da algum erro eu volto no video e tiro a dúvida.

Aqui no GUJ o pessoal domina muito e vão te ajudar nas dúvidas.

1 curtida

Pensa assim, um professor te dá uma aula de 45 minutos, em média. Aí ele te joga exercícios de 2 horas para fixar aqueles conteúdos.
Num curso online, onde não há essa passagem de exercícios, você divide o tempo da mesma maneira.

2 curtidas

Vale o investimento.

Concordo com @rmendes08. Um dos principais momentos de quando você está aprendendo algo é fazer muitos exercícios pra fixar o que você aprender. Não adianta estudar um monte de conteúdo e achar que vai lembrar de tudo na hora da necessidade. Procure sempre resolver exercícios baseado no que você esta aprendendo.