Estudar Java

Galera,

Estou começando a estudar Java… e peguei na net… o livro Java: como programar… vocês acham que estou seguindo pelo caminho certo??

Grato.

oi, voce ja tem conhecimento de logica da programação ? fez algum curso ou leu algum livro ? mtos dizem q é requisito minimo saber a lógica.

Olá Renato,

Acredito que você está no caminho certo… dê uma olhada também nas apostilas da caelum (principalmente, na FJ11 já que você está iniciando)… eles disponibilizam muito material (de ótima qualidade).

[]s

Boa tarde!

Tem o “Use a Cabeça” da Kathy Sierra & Bert Bates, é uma leitura diferente com um contexto diferente mas é interessante é uma tradução da 2º edição do Cobre Java, é mais uma opção!

Att.

Renato,

Um conselho que gostaria de lhe dar é o seguinte, cuidado para não adquirir muita informação de uma só vez e travar. No início devemos ir com cautela nos estudos, com o propósito de lançar bem os fundamentos.

Estude, pratique, compreenda o funcionamento do código. Começe por coisas simples, um passo de cada vez…

Ah! E use o notepad (bloco de notas do Windows) para fixar bem a sintaxe da linguagem.

Bom estudo!

Eu comecei a aprender java lendo este livro.
Baixei uma apostila na internet e depois acabei comprando o livro.
Vá fazendo os exercícios que tu vai fixando sim, o livro da uma boa base.

Eu tbm comecei com esse livro, mas desde o principio achei ele muito cansativo.

Eu aconselho o livro “Use a Cabeça! Java”

Já ouvi falar bem da série Use a cabeça…

Fugindo do escopo do tópico, um bom livro que é voltado a certificação mas que eu aprendi vários “macetes” da linguagem é o da katy sierra sobre a certificação. Muito bom também, mas para um estudo mais avançado.

OBrigado a todos…
Por enquanto vou ler o Java como programar devagar… vou comprar o Use a Cabeça Java tbm…

Obrigado Mesmo

Leia o “The java tutorial”.

Galera estou iniciando em java , além do eclipse o que devo instalar ???

Pra quem vai iniciar em Java:

1. Comece pelo Bloco de Notas (sim, é chato, mas é o melhor pra aprender sintaxe).

2. Se já consegue criar classes praticamente sem errar sintaxe, então passe pra uma IDE.

A IDE faz quase tudo por você, o que é ótimo pra quem já tem conhecimento mais avançado em Java, mas é péssimo para iniciantes.

Não concordo. Agora, se você for para uma IDE direto, certifique-se que você sabe usar o depurador.

Sem dúvida, a melhor fonte de aprendizado Java! O problema é que a maioria das pessoas, assim como eu, não sabe ler inglês com segurança interpretativa.

Você deve instalar o JDK - Java Development Kit http://java.sun.com/javase/downloads/widget/jdk6.jsp

Em seguida deve configurar as variáveis de ambiente: http://www.guj.com.br/content/articles/installation/j2sdkinstall.pdf

E Depois deve iniciar o estudo da sintaxe básica da linguagem, sempre usando o bloco de notas.

Quando dominar bem a sintaxe básica estude os fundamentos da orientação a objetos em Java.

Obs.: Recomendo fortemente o uso do bloco de notas para a fixação da sintaxe básica da linguagem. Perceba que a maioria dos usuários do fórum também possui esse ponto de vista. Porque será? Experiência no aprendizado. Funciona…

No meu ponto de vista, utilizar uma IDE não é problema para iniciantes. Apenas deve-se evitar um pouco os atalhos e o auto-completar. (O sout e psvm do netbeans é uma beleza!)
Para ir “pegando” as diferentes classes e os seus diferentes métodos é muito bom o uso da IDE.

Acho muito proveitoso criar classes de teste e descobrindo o que cada método faz…
Mas é apenas o meu ponto de vista didático da questão… :wink:

E o The Java Tutorials é muito bom mas os livros acabam sendo mais completos.

De acordo! E creio que o iniciante até deva familiarizar-se com uma IDE [De preferência o Eclipse].

Agora, para estudos, ele deve digitar todo código diretamente em um editor, sem ajuda de nenhum recurso. [Auto completar por exemplo]

O problema é quando o iniciante deseja usar uma IDE Java como se fosse Delphi ou VB. Ai ele perde o foco principal do estudante iniciante em uma linguagem: Fixação de sintaxe e entendimento do funcionamento do código.

Recomendo o do Deitel.
“Java, como programar”
Mas esse livro que você ta lendo tb é muito bom !

Recomendo um estudo devagar, não querendo entender de uma vez. É assim que eu estou fazendo e estou conseguindo entender muito bem, e ainda entrei em um curso próprio de java na GlobalCode.

Vale a pena.

Recomendo usar a IDE (Eclipse) http://www.eclipse.org

Não recomendo o livro do Deitel Java como programar, pois mistura conceitos básicos e avaçados… e é muito grande… explica demais coisas simples… voce acaba perdendo o foco na leitura

Recomendo as apostilas citadas, Use a cabeça Java e os Java Tutorial

Até mais

por curiosidade, qual o motivo de aconselharam o uso do eclipse ao invés do netbeans para estudantes. Por favor, não vamos começar aquele tipo de discussão netbeans x eclipse que nunca tem fim. Usei muito pouco o eclipse, e por isso tenho essa dúvida.