Estudo de caso sobre Framework

Ola pessoal,
boa tarde, vocês por favor poderiam me auxiliar respondendo esse questionário?
Como ele faz parte de um estudo de caso envolvendo Framework, achei mais sensato coloca-lo nesta seção.

desde ja obrigado

Esse link está quebrado.

eu constatei amigo…ja foi corrigido…grato =D

so pra ressaltar pessoal,
o questionario possui apenas uma questao…entao nao tomara mais do que 30 segundos…
Obrigado a todos que ja participaram dando suas respostas e aos proximos que auxiliaram
:lol:

Respondido, mas tem um coisa estranha.

Quanto tempo voce utiliza para criar um CRUD em MVC de uma classe com no maximo 5 atributos?

Um CRUD em MVC? Ficou mal isso, MVC não tem nada haver com CRUD.

CRUD está diretamente ligado a persistência e MVC não.

Para CRUD você pode usar DAO ou Repository, talvez alguns outros padrões que eu desconheça, mas MVC não?

Romarcio, acho que ele quer dizer um cadastrinho BÁSICO.

Só não sei se é com ou sem interface gráfica, se é web ou swing, ou se só as classes de negócio e daos bastam.

Romarcio, sim realmente CRUD e MVC sao distintos por completo, concordo
e o que o ViniGOdoy respondeu esta correto tb, se trata de um "cadastrinho basico"
é relativo ao swing e nao levando em conta a parte grafica da aplicaçao, apenas a parte logica
ai pode existir a lacuna ainda de se fazer o view desse CRUD sem componentizar,
porem a logica pros componentes funcionarem eh o interessante da pesquisa.

vou corrigir essas lacunas na formulação da pesquisa.

muito bom ter o auxilio de vcs :smiley:

Corrigido Romarcio.

fiz uma pequena alteração em relação ao trecho que cito a criação com CRUD e MVC, acredito que agora esteja mais condizente com o real,
ademais, alterei o contexto utilizando o DAO tambem pois o mesmo realmente é importante para as interações. obrigado pela sugestão.

:smiley:

Web ou desktop? Considerei o tempo web.

[quote=denysfsjr]Corrigido Romarcio.

fiz uma pequena alteração em relação ao trecho que cito a criação com CRUD e MVC, acredito que agora esteja mais condizente com o real,
ademais, alterei o contexto utilizando o DAO tambem pois o mesmo realmente é importante para as interações. obrigado pela sugestão.
:smiley:
[/quote]

Legal, agora ficou melhor.

Desculper encher mais o saco, mas gostaria de destacar algumas coisas.

Acho que do jeito que tá a pesquisa, você não vai conseguir dados totalmente relevantes, pelos seguintes motivos:

• Ignora o nível de conhecimento/experiência do profissional na linguagem java
  • Ignora o nível de conhecimento/experiência do profissional no domínio que está trabalhando
  • Ignora as ferramentas que estão sendo utilizadas (ex:IDE)

Acredito que esses fatores fazem muita diferença na resposta.

bom dia AbelBueno…

desculpe a demora na resposta…tive q me ausentar esse final de semana da civilização rsrs

então…
estou ignorando sim pois a pesquisa em si nao considera essas informações relevantes,
a unica informação realmente relevante eh considerada ao tempo pois,
independe do grau de experiencia e conhecimento, tanto em IDE, qnto na
linguagem ou no domínio do problema.

mas sua duvida eh valida, uma vez q em um futuro próximo essa pesquisa devera existir…
mas por hora, agradeço a ajuda de todos que participaram…
muito obrigado mesmo…

[quote=denysfsjr]estou ignorando sim pois a pesquisa em si nao considera essas informações relevantes,
a unica informação realmente relevante eh considerada ao tempo pois,
independe do grau de experiencia e conhecimento, tanto em IDE, qnto na
linguagem ou no domínio do problema.[/quote]

Concordo com o AbelBueno. Pra mim o tempo é a consequência do grau de experiência, conhecimento e tudo o mais…é estranho isolar ele e querer algum resultado coerente…

é exatamente por esse fator que o estou isolando,
o estudo só qr levantar a importância de utilização, independente do nível técnico do desenvolvedor…
para isso, necessito que usuários em todos os níveis, sem distinção, postem duas respostas,
a partir do percentual das respostas consigo delimitar a eficiência da utilização de frameworks,
e não o grau de conhecimento dos utilizadores, pois pra pesquisa, essa info eh irrelevante…
no futuro, ela sera necessária em um estudo mais aprofundado, mas a principio não,

=D

[quote=denysfsjr]é exatamente por esse fator que o estou isolando,
o estudo só qr levantar a importância de utilização, independente do nível técnico do desenvolvedor…
para isso, necessito que usuários em todos os níveis, sem distinção, postem duas respostas,
a partir do percentual das respostas consigo delimitar a eficiência da utilização de frameworks,
e não o grau de conhecimento dos utilizadores, pois pra pesquisa, essa info eh irrelevante…
no futuro, ela sera necessária em um estudo mais aprofundado, mas a principio não,
[/quote]

Acho bacana esse estudo que vc está fazendo, eu acredido fielmente que a Manutenabilidade de um sistema é impactado (negativamente) pela quantidade de Frameworks incluídos. Se colocado num gráfico diria qua a complexidade cresce num grau exponencial com a quantidade de frameworks.

O problema, na minha concepção, é que muitas pessoas não conseguem aplicar o conceito com OO e Design Patterns puro e simples. Com isso recorrem a frameworks prontos.

correto Giulliano…
vc conseguiu captar a essencia da pesquisa…
grato pela colocação

:shock:

Quer dizer que as pessoas envolvidas não tem nada a haver com o resultado final do produto? Não são as ferramentas que afundam um projeto, são as pessoas que as usam sem saberem o que estão fazendo.

:shock:

Quer dizer que as pessoas envolvidas não tem nada a haver com o resultado final do produto? Não são as ferramentas que afundam um projeto, são as pessoas que as usam sem saberem o que estão fazendo.[/quote]

Não foi isso que eu disse, as pessoas sempre estão envolvidas. Considerando um cenário mais amplo, no caso um projeto (como vc citou), existem muitas outras varíaveis como política, pessoas, tecnologias, investimento, mercado e etc etc etc

Aqui estamos abordando algo mais específico, o software em sua essência. Independente de existirem perfis diferentes. Mesmo pq um Programador Sênior em 2020 pode não ter expertise em VRaptor 1.0 (hipoteticamente falando). Isso é ruim para o sistema num âmbito geral.

sry pela ausência…
acho muito valido os comentários…
e todas as formas de percepção são validas para a minha pesquisa
irei aborda-las no trabalho
muito obrigado pelo auxilio de todos que disponibilizaram 30 segundos de seu tempo para responder
e um obrigado especial aos q aq postaram seus pontos de vista

-

thx