Estudo de JSP. Como começar?

2 respostas
programadormaia

Olá a todos do GUJ.
Atualmente programo em PHP e estou afim de fazer um upgrade na carreira e mudar para Java.
As minhas noções de Java são básicas e nunca vi nada em java para web.
Mais quero seguir a área promissora de desenvolvimento web.
Mais por onde começar?
É necessario ter uma base em Java, com aqueles conhecimentos de Java para Desktop… ou eu já posso comprar um livro de J2EE e me focar somente em web?
O que vocês recomendam???

2 Respostas

ceduardo.roque

Olá.

Voce pode começar a ver os conceitos de OO aplicado ao Java.
Depois voce pode pegar a linguagem Java para conhecer a estrutura e ver onde ela se aplica. Aí voce vai vai aprender o que é Java para WEB, o que é Java para Desktop, Mobile, JEE, JSE, etc.
Dai, pra partir pra WEB, voce poderá estudar a estrutura de aplicações para WEB (JSP, Servlets, e, claro, em seguida, os Frameworks mais utilizados).
Para começar depois pensar em JEE efetivamente.

Sugiro que voce leia uma série de livros muito boa que foi escrita justamente para tornar o aprendizado de Java e suas tecnologias mais agradável e lógico, que é a série de livros Head First.

Tem o Head First Java, e o Head First JSP / Servlets.

Depois, voce precisará se manter atualizado das artimanhas e tecnologias emergentes no Java. Pra isso, voce entra no GUJ e lê e comenta e participa. E também compre umas revistas Java que sao muito boas (Java Magazine e Mundo Java).

espero ter ajudado. :smiley:

ceduardo.roque

D

Só um detalhe quanto ao livro Head First JSP/Servlet. Ele foi estruturado para certificações. Não tenho nada contra o modo dele, mas ele é mais focado para quem já tem uma noção e quer ir direto para a parte mais técnica. Se for aprender por ele, vai pastar pra fazer coisas básicas.
Para quem está aprendendo JSP, Servlet e quer exemplos práticos, Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTENCE E AJAX. Esse livro foca exatamente em JSP e Servlet, bastante, com exemplos práticos e didático. Ai sim, depois, Head First JSP & Servlet cai como uma luva se quiser estudar para certificação.
Bons estudos

Criado 20 de setembro de 2008
Ultima resposta 20 de set. de 2008
Respostas 2
Participantes 3