Estudo do Java (Por onde começar?)

3 respostas
A

Sou aluno do primeiro período de sistemas de informação. Comecei a faculdade querendo atuar na área da programação, que já venho pesquisando a um tempo. Já vi algumas linguagens mas preferi o java. Existe muita documentação, fóruns e material para estudar java, isso facilitou bastante pra mim.

Quando eu vejo meus colegas da faculdade desinteressados, acho que sei muito. Mas quando eu vejo vocês aqui, acho que não sei nada. Eu realmente queria ficar bom nisso mas é complicado estudar sozinho, não consigo ler artigos e ver palestras porque estão cheios de nomes e tecnologias que eu nunca ouvi falar. Só essas noticias do canto já são bons exemplos: “Docker”, “MongoDB”, “Eclipse Mars” o que seriam essas coisas? Também tenho paciência nenhuma pra video aulas, prefiro ler, só assisto vídeos quando não estou conseguindo aprender de jeito nenhum.

As apostilas e materiais didáticos que eu encontro são muito básicas. Eu aprendi algo sobre swing, threads, IO, jdbc… mas falta muito e eu não faço a minima ideia de por onde eu começo e onde eu encontro esses conhecimentos (de uma forma que eu entenda).

Como vocês adquiriram o conhecimento que tem hoje sobre java? O que vocês estudaram e em qual ordem? Leram livros? Fizeram cursos?

3 Respostas

javaflex

Segue o direcionamento das apostilas abaixo ou faz cursos que sigam o conteúdo delas:

Ao mesmo tempo usar google sob demanda, conforme precisar pesquisar algo pontualmente do que for enfrentar no percurso.

Swing esquece, assim como qualquer solução desktop Java. Para Java foque em web.

Depois de aprender, faz um projeto seu.

Aprendizado complexo só quando você for trabalhar junto a pessoas mais experientes num projeto que atenda um Negócio complexo. Então esse “aprendizado complexo” acaba sendo natural.

O importante é você ter conhecimento prático para entrar num estágio, se prepare conforme o que as vagas decentes de estágio pedirem. Seu maior objetivo na faculdade deve ser conseguir estágio, quanto antes melhor conforme os requisitos.

V

Também faço Sistema de Informação(4º período) e sei como é se sentir “adiantado”, pois a (acredito que quase todas) seguem passos pequenos então quem gosta já estará bastante adiantado o que é ótimo para quem está disposto a estudar mesmo sem ser cobrado, mas sim por prazer ou por desejar alcançar objetivos antes.
A também indico como base as grades que o nosso amigo postou.
Hoje se você tiver dinheiro pra investir em curso procure os cursos do Alura ou Algaworks que acredito que sejam os 2 melhores atualmente no modelo ead.

A

Javaflex, obrigado pelos conselhos e os links.
Mas porque esquecer swing? Não vale a pena estudar java para desktop?
Atualmente eu já faço um estágio apesar de não ser na área de desenvolvimento, mas são quatro anos de faculdade então posso conseguir um que trabalhe nessa área depois, eu espero.

VA, gostei dos cursos e o custo não é tão alto.

Criado 25 de julho de 2015
Ultima resposta 27 de jul. de 2015
Respostas 3
Participantes 3