Sou aluno do primeiro período de sistemas de informação. Comecei a faculdade querendo atuar na área da programação, que já venho pesquisando a um tempo. Já vi algumas linguagens mas preferi o java. Existe muita documentação, fóruns e material para estudar java, isso facilitou bastante pra mim.
Quando eu vejo meus colegas da faculdade desinteressados, acho que sei muito. Mas quando eu vejo vocês aqui, acho que não sei nada. Eu realmente queria ficar bom nisso mas é complicado estudar sozinho, não consigo ler artigos e ver palestras porque estão cheios de nomes e tecnologias que eu nunca ouvi falar. Só essas noticias do canto já são bons exemplos: “Docker”, “MongoDB”, “Eclipse Mars” o que seriam essas coisas? Também tenho paciência nenhuma pra video aulas, prefiro ler, só assisto vídeos quando não estou conseguindo aprender de jeito nenhum.
As apostilas e materiais didáticos que eu encontro são muito básicas. Eu aprendi algo sobre swing, threads, IO, jdbc… mas falta muito e eu não faço a minima ideia de por onde eu começo e onde eu encontro esses conhecimentos (de uma forma que eu entenda).
Como vocês adquiriram o conhecimento que tem hoje sobre java? O que vocês estudaram e em qual ordem? Leram livros? Fizeram cursos?