Estudo EJB´s

6 respostas
chcl

Andei pesquisando sobre os conceitos dos diversos tipos de EJB e ou suas repartições e cheguei as seguintes conclusoes sobre o que vi!
Gostaria de analisar com que sabe ai pra poder fechar esses conceitos que pelo o que vi esta meio aerea ainda pra mim!

Entity Beans – Seriam as regras de negocio em si no modelo MVC representaria o Modelo da aplicação certo?

Session Beans - Seriam uma espécie de Controler no modelo MVC faria a ligação com os Entity Beans.

Stateful Session Beans – Seriam beans de sessão onde a cada requisição sejam criadas instancias distintas no servidor.

Stateless Session Beans – Seriam beans que poderiam ser tratados como components mais leves e que podem ter apenas uma intancia tipo um singleton.

CMP Bean – Controle de persistencia dos beans automáticos pelo container onde o mesmo estiver.

BMP Bean – Controle manual do estado dos beans.

blz pelo que vi eu achei isso ai agora as duvidas:

Não entendi esses controles dos beans o que seria essa persistência do CMP e do BMP ? Controle de instancias ?
Se eu criar interfaces estaria fazendo essa persistência manual do BMP?
E Como o container faz isso no CMP?

Valeu Galera!
Acho que se estendermos esse assunto ai tenho certeza que vai ajudar muita gente!

:lol:

6 Respostas

ricardolecheta

vamos la, EJB’s não é muito minha praia, mas vou tentar ajudar :smiley:

primeiro os seus conceitos estao certos. :slight_smile:

sobre sua duvida é assim:
CMP - Quando o Container cuida da persistência vc nao precisa implementar métodos para salvar o seu objeto, pq o container ja possui isto implementado e fará a persistencia automatica para vc, gerenciando tudo, inclusive controle de transações… Ele internamente possui sua implementaçao para salvar, alterar, pesquisar…

BMP - já neste caso, vc irá implementar os metodos para salvar, alterar, pesquisar. Ai voce mesmo implementa os sql’s. Isto pode aumentar a performance, mas o programador que possui a responsabilidade de uma boa implementacao.

A vantagem do CMP sobre o BMP é que é simples, sendo que o container cuidará de tudo.

até onde meus humildes conhecimentos de EJB me permitem, é isto ai :slight_smile:

espero ter ajudado

chcl

Valeu a ajuda!
So que os sql´s como vc citou ai num deveriam estar no Entity Bean nao?!
Afinal seria nos entity que criaria meus objetos de banco se eu botar isso num BMP minha aplicação ficaria meio desacoplada nao.
Pra persistencia ate poderia criar uma entidade de controle pra tratar minhas mensagens mais a duvida mesmo é o que realmente fazem os BMP´s e os CMP´s eles funcionam a nivel de controle de classe (instancias, memoria e coisas do tipo) ou no caso de um CMP ele criaria a persistencia em cima de minha classe ? Por exemplo lendo minhas interfaces e criando a persistencia em cima de minhas declarações?!

Esse troço é muito chato viu!! putz!!

Achei mais alguma coisa na net ai que diz respeito sobre implementaçoes remotas de beans utilizando RMI ai me confudiu de vez la eles usam um tal ejbHome e interfaces normais alem de criarem clients de RMI para acessar os mesmos ai berro tudo!

dreamspeaker

Concordo! :wink:

ozielneto

EJB é do c…

Quando voce entende-los, voce nao vai querer outra coisa para programar…

[]'s

dreamspeaker

Do c… não, do Java!!!

hihihihi…

(piadinha sem-graça mode ON)

:roll:

cv1

E quando vc entende-los bem mesmo, vai querer qualquer outra coisa pra programar :smiley:

Ok, flame-war mode off. Eu nao gosto de EJBs, e eu sei que isso eh uma opiniao minha. Vou guarda-la so pra mim, e com mais carinho da proxima. :smiley:

PS: mas que EJB eh insuportavel, isso eh. E disso eu nao tenho duvida. :wink:

Criado 15 de dezembro de 2003
Ultima resposta 16 de dez. de 2003
Respostas 6
Participantes 5