Estudos em Java para Web

Olá pessoal,

Recentemente tenho estudado java com o intuíto de utilizar para programação par web, porém recentemente estive pensando sobre o que realmente estudar, sobre o que realmente é usado no mercado.

Portanto gostaria de tirar algumas dúvidas do que realmente está sendo usado no mercado para que eu possa direcionar meus estudos.

Primeiramente, não estou pensando em frameworks, sim no java puro.

Na criação do código java e html o que é mais utlizado Scriptlet ou JSTL ? Ou alguma outra maneira que não citei aqui.

Estou falando sobre este assunto em específico, pois nos meus estudos me deparei com estas duas maneiras de criar uma página e gostaria de praticar um pouco antes de avançar nos estudos, porém gostaria de focar em apenas uma por ora.

O que mais recomendam que eu possa procurar sobre??

Quais outras dicas vocês podem em recomendar de frameworks, hibernate, struts?

Obrigado pela ajuda

O que eu recomendo é que vc esteja bem em orientação a objeto, java e padrão de projeto.
Se já tiver isso estude o Jee. Dê prioridade no mais atual que é a versão jee6.

Existe um bom número de material na web falando sobre esses temas.

[quote=bffermino]Olá pessoal,

Recentemente tenho estudado java com o intuíto de utilizar para programação par web, porém recentemente estive pensando sobre o que realmente estudar, sobre o que realmente é usado no mercado.

Portanto gostaria de tirar algumas dúvidas do que realmente está sendo usado no mercado para que eu possa direcionar meus estudos.

Primeiramente, não estou pensando em frameworks, sim no java puro.

Na criação do código java e html o que é mais utlizado Scriptlet ou JSTL ? Ou alguma outra maneira que não citei aqui.

[/quote]

JSTL

Eu tambem estou na mesma situação sua… quero realmente dominar o “core” do java, mas fico dividindo entre web e desktop… nao pense em frameworks agora. eu estou com o use a cabeça - servlets e jsp; o livro é realmente otimo, pelomenos para mim, começa abordando desde o protocolo jsp, até conceitos avançados de jstl. eu recomendo.