Estudos, o que vem agora?

Olá pessoal,

Terminei de estudar sobre JSP e Servlets. Estudei todo o livro do Edson Gonçalves, uma parte do tutorial JEE da Sun, e uns 80% do Head first! JSP & Servlets.

Agora estou com uma dúvida. Vou começar com os frameworks - o que devo aprender primeiro?

A) Springs
B) Struts
C) JSF
D) Hibernate

Qual a ordem que devo seguir para os frameworks acima? Qual a melhor forma de aprender cada um?

Grato!!!

Não existe a sequencia certa,ideal,perfeita, etc…

Você deve estudar o que você acha que será mais necessário para você.
Você quer focar mais na parte web? Já estudou o conceito MVC? então estude Struts, JSF
Você quer estudar mais a parte de persistência, então estude Hibernate e JPA
Você quer estudar mais conceitos EE, como DI, Transação, Segurança? Estude Spring e EJB3 (apesar que esse último eu deixaria para o final de tudo)
Você quer produtividade na web, fazer coisas diretas e rápidas? Estude Ruby on Rails :slight_smile:

Levando em conta a sua lista eu diria.

  1. Hibernate
  2. Spring

JSF e Struts é uma questão de opção, vc terá que dar uma olhada nos dois para ver qual lhe agrada mais.

P.S Como Spring tem suporte para Hibernate, rapidamente vc estará estudando os dois “ao mesmo tempo”.

flw

Struts é questão de opção? Mas e o mercado? :S

Mas enfim, qual é o melhor caminho para aprender tais frameworks?

[]'s

Struts é questão de opção? Mas e o mercado? :S 

Tem gente que gosta do Struts. Para quem quer começar no mercado como desenvolvedor, pode ser um boa idéia iniciar com um framework mais consolidado, possui mas informções (livros, tutoriais, pessoas com experiencia, etc…) os bugs são mais reduzidos tambem, os frameworks “mais recentes” podem não estar nesta condição. É claro que isto tudo está relacionado com o tamanho do desafio que a pessoa tem coragem de encarar.

Baixar, instalar, ler os tutoriais, comprar livros, falar com quem já conhece, criar alguns exemplos, se possível participar de alguns projetos que esteja sendo utilizado etc… (CAMINHO “BEM BARATO”)

Participar de cursos, workshop, palestras etc… (CAMINHO CARO)

flw