Estudos SCEA 5

8 respostas
V

Olá pessoal,

Gostaria de saber se há alguém por aqui estudando para SCEA 5?

8 Respostas

keller

Uh, talvez…
Por curiosidade, qual seria a duvida?

rodrigo.ferreira

Opa, também tenho interesse em saber o que é bom estudar para este exame de 3 fases.

Abraço,

rodrigo.ferreira

Pessoal,

o que acham deste material da série “Use a Cabeça!” ?

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/837702

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2459550

Abraço,

M

Eu tenho os 2 e recomendo. Particularmente eu gosto muito dos livros da série. Só não sei se são o suficiente pra se preparar pra certificação.

V

Olá pessoal,

Na verdade já estou estudando há ± 2 meses, embora já atue com java a mais de 3 anos, e estou seguindo a seguinte estratégia, extraída da experiência dos colegas:

1) LEITURA

• Design patterns - elements of reuseable object-oriented software;
  • Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies, 2nd Edition;
  • Core Java Server Faces;
  • Core Security Patterns;
  • EJB in Action;
  • J2EE Web Services By Richard Monson-Haefel;
  • SOA Using Java Web Services;
  • McGraw Hill - SCEA Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide Exam.310-051 - Capítulos 4,6 e 10; e
  • SunPress SCEA Study Guide 310-051 - Capítulos 1, 4, 5 e 7;
  • JEE 5 Tutorial;
  • SCEA5 Guide by Mikalai Zaikin (http://java.boot.by/scea5-guide/);
  • Java Web Start White Paper - encontrado no site da Sun; e
  • IT Architectures and Middleware: Strategies for Building Large, Integrated Systems. (Não tenho ele, mas foi citado como boa literatura para arquitetos).

2) Google
Uma boa navegada no google para reforçar o assunto sobre Web Services(JAX-WS/JAX-RPC/WS-Security), SOA, JCA, JMS, JAAS, Security etc, não citados nos livros acima.

3) Simuladores
Entre os simuladores eu comprei estes, para entender a forma e pegar o jeitinho sobre o ambiente do exame:

• Whizlabs SCEA 5.
  • Sun ePratice.

4) Forums
Ando como rato fussando e buscando novas informações nos fórum nacionais e internacionais, como por exemplo o javaranch.com.

Bom, é isso. :cry:

Sobre dúvidas?! Ainda nenhuma. Só ando meio ansioso, pois tenho a sensação de que o estudo (para este exame) não tem fim, ou seja, a cada momento de descoberta de uma nova tecnologia traz consigo a necessidade e a curiosidade de descobrir e entender outras. É divertido, mas cansativo.

Estarei passando pela sabatina dia 09 de Fevereiro. Espero que eu consiga ter êxito (o mínimo seria suficiente).

Espero ter motivado o pessoal a também prosseguir nesta empreitada. Se alguém tiver alguma sugestão ou dica, para somar, será bem vindo.

Muito obrigado pela atenção e sucesso a todos,

Vivaldo

jose_castilho

E aí Brother, tudo blz?

Conseguiu passar na SCEA 5? Estou estudando para ela agora, se conseguiu gostaria algumas ressalvas suas sobre o material usado, quais valeram a pena…

SCBCD 5
SCWCD 5
SCJP 5

“Java is brother”

Victor_Yuji_Maehira

Bom dia!
Estou colhendo informações, triando que livro comprar para o SCEA 5! Vocês têm alguma sugestão?
Obrigado!

Victor_Yuji_Maehira

Uma boa referência é o javaranch. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois tem muita dica da versão antiga da prova.
Provavelmente faremos a última versão: CX-310-052

Estou analisando que livro comprar de Design Patterns e UML.

Por enquanto, o mais forte candidato de Design Patterns é o do Erich Gamma:

É um livro que certamente vamos precisar mesmo fora do contexto da prova, porém sei que nele contém patterns que já viraram anti-patterns.

UML também tem versão, qual versão devemos nos dedicar para a prova? Que livro de UML cobre a última versão da prova?
Acredito que são questões que devemos considerar!

Criado 13 de janeiro de 2009
Ultima resposta 14 de jan. de 2009
Respostas 8
Participantes 6