Estudos SCEA 5

8 respostas
V

Olá pessoal,

Gostaria de saber se há alguém por aqui estudando para SCEA 5?

8 Respostas

keller

Uh, talvez…
Por curiosidade, qual seria a duvida?

rodrigo.ferreira

Opa, também tenho interesse em saber o que é bom estudar para este exame de 3 fases.

Abraço,

rodrigo.ferreira

Pessoal,

o que acham deste material da série “Use a Cabeça!” ?

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/837702

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2459550

Abraço,

M

Eu tenho os 2 e recomendo. Particularmente eu gosto muito dos livros da série. Só não sei se são o suficiente pra se preparar pra certificação.

V

Olá pessoal,

Na verdade já estou estudando há ± 2 meses, embora já atue com java a mais de 3 anos, e estou seguindo a seguinte estratégia, extraída da experiência dos colegas:

1) LEITURA

• Design patterns - elements of reuseable object-oriented software;
  • Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies, 2nd Edition;
  • Core Java Server Faces;
  • Core Security Patterns;
  • EJB in Action;
  • J2EE Web Services By Richard Monson-Haefel;
  • SOA Using Java Web Services;
  • McGraw Hill - SCEA Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide Exam.310-051 - Capítulos 4,6 e 10; e
  • SunPress SCEA Study Guide 310-051 - Capítulos 1, 4, 5 e 7;
  • JEE 5 Tutorial;
  • SCEA5 Guide by Mikalai Zaikin (http://java.boot.by/scea5-guide/);
  • Java Web Start White Paper - encontrado no site da Sun; e
  • IT Architectures and Middleware: Strategies for Building Large, Integrated Systems. (Não tenho ele, mas foi citado como boa literatura para arquitetos).

2) Google
Uma boa navegada no google para reforçar o assunto sobre Web Services(JAX-WS/JAX-RPC/WS-Security), SOA, JCA, JMS, JAAS, Security etc, não citados nos livros acima.

3) Simuladores
Entre os simuladores eu comprei estes, para entender a forma e pegar o jeitinho sobre o ambiente do exame:

• Whizlabs SCEA 5.
  • Sun ePratice.

4) Forums