Tenho uma dúvida sobre a ética no software livre…
você considera ético alguém modificar e vender um software livre que foi obtido de graça? ja viu algum exemplo?
Tenho uma dúvida sobre a ética no software livre…
você considera ético alguém modificar e vender um software livre que foi obtido de graça? ja viu algum exemplo?
Para isso existem as licenças de software livre!
Algumas permitem você vender o software livre sem nada mais, outras dizem que você sempre deve deixar ele gratuito.
É claro que devem existir casos de quebra de licenças…
Não, software livre, sob nenhuma forma “GPL” pode ser vendido. Essa licença protege a propriedade intelectual e toda alteração no próprio software deve ser distribuida com os fontes. A LGPL permite que você escreva software proprietário baseado em um software livre, mas você deve dispor o seu trabalho na forma de bibliotecas.
O que se pode fazer para ganhar dinheiro é vender um serviço na qual o software seja distribuído(como o ubuntu), ou algum outro formato de empresa.
Pode sim, a única exigência é que os fontes devem ir junto e não se pode mudar a forma de licenciamento.
O que não pode é fazer modificações e não repassar os fontes ou disponibilizar uma forma de obtê-los.
Exemplo de software livre sendo vendido totalmente de acordo com a GPL: http://www.linuxmall.com.br/categoria/software
Pode sim, a única exigência é que os fontes devem ir junto e não se pode mudar a forma de licenciamento.
O que não pode é fazer modificações e não repassar os fontes ou disponibilizar uma forma de obtê-los.
Exemplo de software livre sendo vendido totalmente de acordo com a GPL: http://www.linuxmall.com.br/categoria/software
Então Júlio, o que está sendo vendido nesse caso não é o software em si, mas sim o serviço, como a arte, o dvd, manuais etc…
É como a canonical funciona. O ubuntu gera dezenas de serviços que são prestados.
E lendo, e me corrigindo aqui vi que realmente pode ser comercializado, mas os preços são praticamente nulos pelas razões citadas abaixo… O lucro está realmente nos sereviços prestados.
Se não houve quebra das licenças de uso, não há nada de errado.
É algo que os desenvolvedores devem se acostumar, já que licenciaram seu software daquela maneira.
Bom pessoal,
aqui vai algo bem interessante…
Fonte: http://www.gnu.org/licenses/old-licenses/gpl-2.0.html
Às vezes é preciso estudar também… o original, porque nem tudo está claro nas traduções…
Mas a questão é a seguinte… é ético…, vocês ja viram isso acontecer… porque a gpl implica em dar liberdade a quem recebe o código… inclusive vender, modificar…, o que poderia acontecer de
surgir diversos trabalhos derivados do seu… inclusive, confundir o público, devido as diversas linhas parecidas com o seu trabalho…
Por isso que gosto mais da LGPL.
Tem todas as beneces da GPL porém não te obriga a divulgar as alterações, embora você continue obrigado a manter o crédito aos criadores originais.
Tenho uma dúvida sobre a ética no software livre…você considera ético alguém modificar e vender um software livre que foi obtido de graça? ja viu algum exemplo?
[]s